17 março 2008

Onde morar?

Umas das coisas difíceis ao se chegar aqui é escolher um bairro para morar. Como ficamos hospedados em downtown começamos a procurar por lá mesmo. Tirando a loucura que é a Yonge Street, as ruas perpendiculares a ela são calmas e arborizadas; às vezes chegam a ser até meio bucólicas.

O valor dos aluguéis lá é parecido com o valor aqui de North York (caro), com a diferença de que lá é mais concorrido.
Conseguimos encontrar 2 apartamentos disponíveis para entrada imediata (do primeiro não gostamos e o outro não nos aceitou); os demais só seriam desocupados em outubro (nós chegamos em julho).

O estado de conservação varia muito. Entramos em um que ficava em um prédio razoável, mas o apartamento fedia, era muuuuito velho e o corredor do andar fedia mais ainda.
Aqui os corredores costumam ser acarpetados por causa do frio. Imagina como fica esse carpete no final do inverno com tanta gente trazendo neve e lama pra lá e pra cá.

Geralmente as pessoas escolhem o local para morar onde são aceitas ou por referência de um amigo. Nós ficamos com este porque era o único e primeiro apartamento que vagaria dia 01 de setembro, todos os demais só depois de outubro. Além do nosso tempo de espera ser menor já havíamos recebido indicação de amigos de que aqui era um bom lugar para se morar:

Ficamos a 20 minutos de dowtown se pegarmos o subway;

Temos acesso a 2 estações de metrô pelo subterrâneo, ou seja, da garagem do prédio conseguimos chegar ao Centre for the Arts, Douglas Acquatic Centre, Citty Hall, North York Centre, North York Centre Subway Station, Empress Walk Centre, que possui cinema, supermercado, uns 2 ou 3 restaurantes e um fast-food, entre outros;

Atravessando a rua e pegando um túnel chegamos ao Sheppard Centre, que também possui restaurantes, uma praça de alimentação com trash food, cinema e várias lojinhas. De lá também é posível acessar a Sheppard Subway Station, e se você atravessá-la por baixo conseguirá chegar a outro supermercado, mais lojas e 2 empresas multinacionais.

Como chegamos aqui no verão não dávamos muita importância para esses acessos subterrâneos, mas quando a coisa ficou feia com temperaturas baixas e um vento congelante mudamos de idéia. Mas apesar de todas essas facilidades não temos certeza se ficaremos por aqui. O metro quadrado é um dos mais caros de Toronto.

As referências geográficas são dadas de acordo com os principais cruzamentos da cidade (Yonge x Bloor, por exemplo) talvez porque as ruas sejam muito extensas, então quando você for procurar um local para morar é este tipo de referência que vai encontrar nos anúncios (clique na imagem para ampliá-la):



Não posso opiniar sobre onde é melhor para morar porque explorar Toronto é um dos planos para esta primavera/verão.

O melhor que você tem a fazer é dar uma olhada nos sites de imóveis, selecionar a faixa de preço que deseja pagar e se informar sobre a localização.
Estes são alguns dos sites nos quais você pode pesquisar:

viewit.ca
rentersnews
craigslist
actualhomes
101 Apartments
247 Apartments
GSC Rentals
Rent

Sugiro que você faça o download do Newcomers'Guide to Canadian Housing, que vai te explicar direitinho como fazer para alugar um imóvel e que tipos estão disponíveis.

7 comentários:

R disse...

Oi Jeanne,
Ótimas dicas! Já coloquei todos nos preferidos :)
Obrigada
bjs

K disse...

É... e pra alugar/comprar uma casa com quintal por aí é praticamente inviável, né? Principalmente para nós que construímos nossas economias em Real. É por isso que estamos repensando se vamos mesmo para essa região...

Vocês estão pensando em se mudar logo?

Beijo,

K.

Dani e Rafa disse...

Tem mto lugar bom para se morar!!! Nós moramos aqui pq na época eu ia caminhando para o trabalho (hehehe) e o Rafa ainda estava procurando o dele... Depois de um tempo voltamos a procurar pq decidimos nos mudar, mas o fato de ter a passagem subterranea e a lavanderia dentro do apto pesou mto e acabamos continuando nesta região.. Eu adoro o centro, mas morar nas espelunquinhas e nos prédios fedidos estou fora, e os bonitões eu ainda não tenho a grana :(.. Quem sabe mais para frente?!
Beijos

Dani disse...

Ótimo post! Vai ser de grande ajuda, obrigada!! =)

Anônimo disse...

Adorei o post... aliás, vc esta fazendo posts excelentes, o pessoal que esta mudando deve estar adorando, hein?!
Eu gosto de NY, acho boa opção...
bjs

Anônimo disse...

obrigada pelas dicas, Jeanne
o andre vai pra toronto no começo de abril e espero que ele se apaixone pela cidade! hehehe
bjo
leticia

inertia disse...

Oi Jeanne, como foi pra alugar o apartamento? Foi por uma empresa? Exigiram histórico de crédito? Nós estamos no início do processo ainda (acabamos de enviar os documentos), mas a ansiedade nos faz ver alguns apartamentos já! eheheheh