11 março 2008

O perfil do brasileiro

Pesquisa nova S/B: valores e atitudes dos brasileiros

De vez em quando me deparo com algumas coisas curisosas e esta é uma delas. Não resisti e decidi colocar aqui no blog:

A 6ª rodada da Pesquisa novaS/B-IBOPE é sobre os valores e comportamentos dos brasileiros. Foram entrevistadas 1,4 mil pessoas de todas as regiões do Brasil. A pesquisa revelou que individualmente, os brasileiros se consideram melhores que o conjunto da sociedade. Também revelou a face politicamente incorreta da população: 26% usaria tortura para obter informação de um suspeito, 33% se afastaria de amigos homossexuais, 21% se incomodam com casamentos inter-raciais, 24% furariam a fila se estivesse com pressa, 19% dirige após beber e 12% deixariam de ajudar um idoso em caso de pressa

Quando se fala em racismo, a pesquisa mostra que 21% de brasileiros que declararam se sentir incomodados com um casamento interacial de um familiar próximo. Novamente quase a totalidade dos entrevistados diz que tem bastante respeito e valorizando pessoas de raças diferentes da sua.

Um terço da população assume que mudaria de postura em relação a um(a) amigo(a), caso descobrisse que ele(a) é homossexual. Esse surpreendente realismo na previsão da reação pessoal frente à situação de convivência com homossexuais reflete-se também em uma baixa incongruência nesse tema, pois menos da metade (47%) dos que dizem que se sentiriam constrangidos na situação se consideram adeptos de uma atitude respeitosa e natural diante do homossexualismo.

Cerca de um quinto da população pesquisada, de 16 anos ou mais, assume beber e dirigir, sendo que 42% desses entrevistados consideram-se razoavelmente e outros 38% acham que são totalmente cuidadosos e responsáveis no consumo de álcool. E 80% deles respondem a pergunta abstrata de forma contraditória à sua própria reação numa situação concreta.

Cerca de seis em cada 10 brasileiros contratariam alguém de 30 anos ao invés de alguém de 60 anos, se ambos tivessem currículos e experiências profissionoais semelhantes. A grande maioria desses entrevistados (90%), porém, considera sua atitude pessoal bastante favorável (notas 6 a 10) ao respeito e valorização do idoso o cruzamento, portanto, revela a incongruência entre valor pessoal declarado e o comportamento individual previsto em uma situação concreta.

De cada quatro brasileiros, um assumidamente “dá jeitinho” de furar fila. Ao mesmo tempo, 82% desses furadores de fila declarados se consideram adeptos do respeito e da obediência a regras em locais públicos.

De cada 10 brasileiros, quatro acreditam que cortariam uma árvore que estivesse atrapalhando a construção da casa de seus sonhos. Desses quatro, três (84% deles) se descrevem como “ambientalistas”, ou seja, como alguém preocupado e esforçado em preservar o meio ambiente.

Acompanhando tendência já estudada mundialmente (“Third person effect”) os brasileiros se consideram bastante progressistas e sem preconceitos, ao mesmo tempo em que projetam para a população brasileira em geral uma atitude muito preconceituosa e conservadora. De acordo com o IBOPE, é impressionante ver tendências praticamente opostas nas respostas. Respeito e Valorização dos Idosos: 92% se auto-classificam positivamente (notas 6 a 10) enquanto 60% classificam “os brasileiros”negativamente (notas 1 a 5). Responsabilidade e Cuidado no Consumo de bebidas alcóolicas: 82% positivos sobre si mesmos e 64% negativos sobre “os brasileiros”. Respeito e Naturalidade com Homossexuais: 69% auto-imagem positiva e 54% avaliam de forma negativa o resto da população.

Aqui você pode saber mais detalhes e ver os gráficos da pesquisa.

Um comentário:

Paula Regina disse...

no comments...
bjs