25 março 2008

Contrate um Imigrante

O Governo Federal Canadense enfrenta um dilema para diminuir a quantidade de processos de imigração na fila de espera que hoje conta com 800 mil pedidos.

Diane Finley, Ministra de Imigração nega a possibilidade de se limitar o número de aplicações por ano, dizendo que este número já é limitado devido à quantidade de pessoas para analisar todos os pedidos.
Ela se negou a comentar se o governo realmente dará prioridade aos processos para economic class, que incluem skilled workers (nós), empreendedores e investidores, em detrimento dos processos de reunião familiar que constituem 30% dos 250 mil new comers que chegam ao Canadá todos os anos.

O propósito das mudanças nas regras para o processo de imigração é eliminar este backlog de 800 mil pedidos em espera. Segundo Finley, "Nosso objetivo é trazer um número maior de imigrantes de forma mais rápida".

O Consulado Canadense do Brasil em São Paulo também enfrenta este problema devido ao aumento de pedidos além do previsto, o que de certa forma motivou a criação do processo simplificado, que a meu ver está sendo bem mais demorado que o antigo federal.

A Tv está passando uma propaganda cujo slogan é "Do yourself a favor. Hire a skilled immigrant"; e no site são explicadas as razões porque contratar um imigrante:
  • The Canadian-born force is shrinking and the demand for labour is growing
  • Skilled immigrants can help Canadian companies do business with the world
  • Skilled immigrants bring international expertise
  • The local market is changing
Os motivos pelos quais os empresários continuam resistentes incluem:
  • Some are systemic
  • Some are deep-roated in habit
  • Some are accidental, very few are intentional. However, they exist, and while employers often see aspects of hiring immigrants as being challenges, they can also be seen as opportunities.
Como eu disse em alguns posts, o governo abre as portas para imigrantes qualificados, mas os empregadores abrem apenas uma janela. Ainda existe muita resistência em se contratar pessoas sem "experiência de trabalho canadense", mas espero que essa mentalidade mude rapidamente.

10 comentários:

De disse...

Oi Jeanne

Alugamos um carro e ficamos num hotel bem simples, mas muito limpinho e bem pertinho de tudo.. Dava pra fazer tudo a pe, se nao fosse o frio, claro.. hehe.
Dizem que o festival das tulipas eh muito lindo mesmo..

Bjs!!

Anônimo disse...

Pois é, realmente esse é uma barreira tanto ao imigrante quando aos empregadores canadenses.
Eu já li muito sobre a famosa "experiência de trabalho canadense" e, diante de alguns relatos, vi que nós brasileiros somos, por vezes, bem mais qualificados do que eles....
Realmente, considerando que o processo simplificado federal hoje dura mais de 16 meses, não dá mesmo pra falar em celeridade...

Sandro e Família disse...

Se a ministra e o governo criassem incentivo para que os empregadores contratassem os imigrantes a situação mudaria rapidamente.
O processo simplificado aqui no Brasil atrasou e complicou ainda mais para quem está na fila de espera.

Esperamos também mudanças no sistema para que todos nós possamos ter oportunidades quando chegarmos por aí.

Abração

K disse...

Nem me fale em processo simplificado... O nosso já tem um ano e meio e nada dos exames médicos :/

Emprego sempre será nossa maior preocupação por aí, né? Acho difícil que isso mude.

Beijo,

K.

:) disse...

legal a banda, parecida com Angra, Kamelot e coisas do tipo. E os caras tão com umas participações especiais pesadas....

Anônimo disse...

Olá jeanne!
O pais abre as portas aos imograntes porque não tem os trabalhadores qualificados, mais ainda bem que é assim, se não nós não tinhas a oportunidade de trabalhar aí, não é?
Os processos são é bastante demorados.
Beijinho

R disse...

Oi Jeanne,
Obrigada pela pesquisa sobre o curso de francês :)
É, eu tb dei uma pesquisada e não achei nada..acho que se eu quiser estudar francês vou ter que pagar caro mesmo.
Olha, aproveito para te parabenizar pelo blog! Já tinha lido desde o início há um tempo atrás, mas resolvi reler e achei várias informações e dicas preciosas :)
Não vejo a hora de estar aí e conhecer os amigos blogueiros pessoalmente.
Bjs

Unknown disse...

Jeanne,
que saudades dos dois...:)

Qdo tiverem um tempinho vamos marcar algo...

Bjs,

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

É impressionante a demora mesmo... em 2000, quando eu e o Kiko nos aplicamos, o processo federal demorava cerca de 6 meses... hoje a espera é de 12 a 18 meses!
Alguns amigos de países Árabes disseram que o processo deles demora cerca de 3 anos... imagine!
Mas o que eu espero é que essa campanha de contrar imigrantes realmente vá para frente, esse negócio de experiência canadense é bom, mas há um limite... e esse limite pode simplesmente inibir um novo e qualificado imigrante de ir para o Canada ou de não ficar.
Ah... vc não me respondeu se topa participar como entrevistada lá no "Entrevistando Expatriados"... ahahah

bjs

Ju disse...

Oi Jeanne!!

Fazia tempo que eu não passava por aqui, aliás, por nenhum blog...com toda a correria do casamento ficava difícil achar tempo para visitas. Hoje te vi online no MSN, na verdade vc estava away, e me deu vontade de saber como vc e o Pedro estavam, e fiquei feliz com tudo o que li! Aliás, li tudo desde janeiro, e preciso ler mais amanhã...falando nisso, parabéns pelo seu primeiro aniversário em terrinhas geladas (mega atrasado!). Ah, e parabéns pelo blog, está muito legal, dá pra perder horas lendo sem nem notar! Isso pq de uns tempos pra cá eu estava saturada de informações, e com a demora pra chegada dos vistos do processo simplificado acabei ficando bem desanimada, nosso processo completa 16 meses em abril, e até agora nem sinal de pedido de exames(ai que inveja do seu processo relampago...rs). De qualquer maneira, fiquei feliz de saber que está tudo correndo bem por aí, e fiquei mais animada em ver notícias da terrinha gelada!