12 dezembro 2008

O outro lado da moeda II

Em março falei sobre o blog da Rachel, uma nova-yorkina que vive no Rio de Janeiro e conta suas impressões sobre a cidade, sobre o país e sobre nós, brasileiros. Lembro-me que na época eu falava sobre conhecer "o outro lado da moeda" e para mim continua sendo uma experiência muito interessante, principalmente agora que também posso analisar nosso povo e nosso país com olhos de quem está de fora, e olha que não é sempre que eu gosto do que vejo.

O outro lado da moeda tem uma nova cara: a de uma brasileira que cresceu nos Estados Unidos e está de volta ao Brasil.

Ler os dois blogs e comparar minhas experiências pessoais têm sido um exercício muito enriquecedor, pois consigo ter 3 pontos de vista diferentes sobre nossa cultura: o de um brasileiro (o meu mesmo), o de um estrangeiro (a Rachel) e de alguém que está no meio dos dois, que é metade brasileira/metade americana mas viveu tempo suficiente nos Estados Unidos para poder "redescobrir" o Brasil (a Polyana).

Adventures of a Gringa in Rio
e Disseram que Voltei Americanizada (ambos em Inglês) são links que não podem faltar no seu blogroll!


3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal os blogs, adorei o polêmico posto das 10 coisas que vc tem que se acostumar no BR, muito interessante ver a visão de alguém que não nasceu no país. Virei leitora. Valeu. bjs,

Rachel disse...

Opa! thanks jeanne, you're the best! beijao

Polyana disse...

Ahhh, obrigada Jeanne!! Saiba que os seus comentários no meu blog também são super valorosos para mim e os meus leitores :-)

beijjooss.

ps - acabei não indo no veríssimo aquele dia - a espera tava mto grande :-/