19 novembro 2006

Federal Skilled Workers - Processo Simplificado

Pois é, o Consulado Canadense alterou o processo de imigração para skilled workers. As alterações são válidas para todos que aplicarem a partir de 1 de setembro de 2006.
De acordo com as novas regras você deve enviar apenas um formulário preenchido - Application for Permanent Residence in Canada [IMM 0008SW] e pagar a taxa inicial de CAD$550. Isto vai garantir seu "lugar na fila de processos" conforme a ordem de chegada. Somente quando o consulado for avaliar o seu pedido deverão ser enviados os documentos requeridos.

O novo processo é composto de 2 fases:
  1. Aplicação inicial, quando você submete o formulário preenchido (IMM0008SW ou IMM5476) e paga a taxa inicial.
  2. Envio de documentos atualizados, quando será solicitado que você envie uma lista de documentos, fotografias de cada membro da família e pagamento de alguma taxa adicional, no caso de você ter se casado ou ter tido mais filhos.
O consulado pede que você somente o contacte se ocorrer alguma das situações abaixo:
  • você trocou seu representante de imigração (formulário IMM5476)
  • mudança de endereço do remetente
  • desistência do processo (suas taxas serão reembolsadas)
  • obtenção do provincial nominee program
  • obtenção de um emprego no Canadá
Para as seguintes situações não é necessário que se entre em contato com o consulado:
  • mudança de estado civil
  • mudança de emprego
  • nascimento de filhos
  • obtenção de um novo diploma
Estas informações serão atualizadas na fase 2, quando o consulado solicitar que você envie os documentos necessários para o prosseguimento do processo.

Concluída a segunda fase o consulado vai decidir se você poderá ou não prosseguir. Serão solicitados exames médicos e passaportes. Todo esse processo pode levar de 12 a 16 meses, portanto, paciência é a chave da questão.

Muita gente liga ou escreve para a Maria João, que é geralmente nosso contato no consulado. Ela esclarece uma série de dúvidas, mas nem adianta perguntar sobre o seu processo, quanto tempo ainda vai demorar, porque a resposta é sempre a mesma: "aguarde que entraremos em contato".

Uma das grandes dúvidas que surgiu nesse processo simplificado foi em relação ao IELTS.
Pelo processo antigo ele tinha validade de 2 anos, então não precisávamos nos preocupar, mas agora essa validade foi diminuída para apenas 12 meses.

A Ju entrou em contato com a Maria João e confirmou que se o pedido da documentação demorar mais de 1 ano após a data da realização do IELTS ele vai precisar ser refeito.

Acho isso muito ruim porque a prova não é barata (R$400). Ainda não entendi por que diminuíram o prazo de validade...

4 comentários:

Carol, Ênio e Leila disse...

Pois é,
essa questão do Ielts nos pegou de surpresa. Meu marido fez a prova e enviamos a documentação na última quinta. Agora é torcer para que peçam os documentos antes de completar um ano.

Abraço,
CArol

Dani e Rafa disse...

Menina Minozzo.
Eu sei que vc está de férias, mas poderia ler o e-mail que te mandei?!?
Tenho novidades... Teremos um Pedala Grandpa amanhã :))

beijos

Ju disse...

Oi Jeanne! Parabéns pelo post! Tudo muito bem explicadinho! E quanto ao IELTS agora surgiu um novo link dizendo que a data que conta para o IELTS é a data de entrega do application. Sinceramente não sei no que acreditar. Não sei se acredito no site ou nas informações do pessoal do consulado.

Tá complicado, viu?

Beijos!

fejas disse...

Ola, sou um novo visitante e gostaria de dizer que gostei de seu blog. Uma pena essa estoria do IELTS, tambem nao entendi o porque da reducao da validade do mesmo. Espero que isso nao cause muito prejuizo pra muita gente, e que o pedido da documentacao chegue antes que venca a validade do mesmo.

Um abraco,

Carlos