17 novembro 2006

Nem tudo são flores

"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que nem eu mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade...sei lá de quê!” (Florbela Espanca)
***********************************************************
Hoje fez um calor incrível o dia todo, mas a previsão do tempo já avisou que a temperatura vai cair até 12 graus no fim de semana. Que sacanagem!
Mas justamente por causa desse calor eu fiquei em casa, que é fresquinho, colocando tudo em ordem e procurando mais informações sobre o Canadá, o processo de imigração e todo o resto.
Sei que nem fui ainda mas encontrei informações importantes sobre o que fazer quando retornar ao Brasil.
Aliás, um dos objetivos desse blog é justamente tentar ajudar aos que, assim como o Pedro e eu, também querem começar uma nova vida fora da nossa terrinha brazuca.
Como eu já disse no post sobre Sites de Ajuda (27/out), consigo muitas respostas através da comunidade da Maura (Orkut), entre outras.
A dica de hoje é para o brasileiro regressado e as informações estão no site do Ministério das Relações Exteriores. Como a própria Maura comentou, é bom guardar o endereço do site, pois um dia pode-se precisar dele.
No Notícias do Brasil tem um F.A.Q. relacionando os aspectos fiscais, aduaneiros e tributários. Vale a pena conferir.
E, mudando radicalmente de assunto, cada um de nós tem seus motivos para querer ir para o Canadá e quando estamos fuçando na internet ou recolhendo depoimentos de quem já foi ou está lá, quase sempre ouvimos coisas boas.
O que me surpreendeu desta vez foi justamente o contrário: uma brasileira que mora há 14 anos no Canadá (atualmente em Montreal) e não vê a hora de retornar ao Brasil.
Os motivos alegados são:
"1. O frio que nao acaba mais
2. As pessoas antipaticas
3. O jeito seco do publico te tratar
4. O problema que todo mundo aqui funciona como fosse um computador, ou eh sim, ou eh nao, nao tem o "pode ser"
5. O sistema escolar que eh super retardado para o meu gosto
6. O sistema de saude que eh uma porcaria
7. O jeito que os canadenses vivem para o dinheiro e nao para se divertir, um quer mostrar que tem mais dinheiro que o outro.
8. O jeito que os canadenses tem vergonha de ser canadenses... voce nunca ve um canadense falar que eh canadense, eles falam que sao portugueses, italianos, franceses, e outras coisas... menos canadense
9. O grande problema entre quebec e o resto do Canada, com o frances e o ingles
10. No Canada dao a mao a torcer para os imigrantes, e nao querem saber de si proprio... nao sei se voces souberam sobre um indiano com turbante que entrou no RCMP (policia montada do Canada) e ele recusou tirar o turbante para usar o chapel do uniforme. E o Canada deixou o cara usar o turbante, e estragar com umas das unicas imagens que o Canada tem.
11. O grande problema que daqui uns anos, o Canada vai virar um pais que os imigrantes tomam conta de tudo porque os canadenses tem medo de ir contra os costumes de outros paises.
12.... se eu continuar, a lista vai ateh os 100... eh melhor parar"
Logo após esse bombardeio um canadense de Toronto disse que só não gosta do frio e do jeito como seus conterrâneos seguem as regras sem questioná-las.
Isso me leva à pergunta que não quer calar: é o canadense um ser alienado, um submisso, um acomodado?
Gostaria de ouvir a opinião de quem mora no Canadá há algum tempo, saber o que mais desagrada e o que mais agrada aos brasileiros que chegam em busca de um local melhor para viver.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do blog de vocês..... eu e minha namorada tb estamos querendo ir para o canadá.... nosso problema é que somos jovens ainda (eu 24 e ela 21), então, não temos aquela grana exigida pelo consulado pra conseguir o visto... não sei em que pé está a situação de vocês.... Nossa situação está a seguinte: Parada!!! Eu estou traduzindo meus diplomas para conseguir atuar na minha área lá (fisioterapia)... bom, escreva pra mim..... vamos conversar sobre o processo de imigração. Meu e-mail é ft.vicentini@gmail.com Em breve faremos um blog pra tb contar nossas experiências.

Beijos, Rafael Vicentini

.::Ju::. disse...

Oi Jeanne!

Menina! Tô muito confusa....rs...deixa eu ver se entendi: vc aplicou na época do processo antigo, não foi? Já teve que mandar o IELTS junto com o Application, não foi? Se for isso agora é um pouco diferente por causa do processo simplificado. Agora vc só manda o application, a documentação só é enviada para o consulado depois que eles mandam uma carta pedindo, e a minha preocupação é: se eles demorarem 1 ano para pedir a documentação, o IELTS não valerá mais, essa foi a informação que recebi ligando no consulado...tô sem entender nada, agora...rs....acho mais fácil a gente se comunicar via msn, me adiciona aí: eu_jujupuc@hotmail.com

Ah, e nem me fala dessa mudança de tempo...já estou a dois dias lutando contra os mosquitinhos de luz aqui em São Paulo e vejo a porcaria da previsão dizendo que o tempo vai mudar e que vai chover na praia, justo qdo eu poderia ir....São Pedro tem cada uma, viu? rs

Beijos!

.::Ju::. disse...

Ah! E obrigada pelo link do blog da Ana Paula....achei bem legal! Pena que esse simulado só tem no Rio... =(
Aliás, dei uma procurada no seu blog, mas não achei nenhum lugar em que vc falar de onde vc é....rs...deduzo que vc tb seja de São Paulo por ser amiga da Dani...é isso mesmo? rs

Beijos!

Dani e Rafa disse...

Oi..
Eu concordo com algumas coisas mas não mto com outras.. De modo geral eu acho que as pessoas aqui (canadenses ou não) são mto limitados, eu só grampeiro, vc só tira xerox e ela só passa fax.. Ai de vc se vc souber fazer 2 coisas ou tentar fazer as 2 ao mesmo tempo... Nós que chegamos do Brasil temos mais jogo de cintura, somos elogiados por isso, e odiados por outros que não conseguem nos acompanhar. Eu achei que contraria pessoal mais mão na massa, mas ao contrário disso eles fazer só o que é deles (mto bem feito) e cada um que cuide do seu..

.::Ju::. disse...

OI Jeanne!

Finalmente chegamos num acordo...rs...com o processo simplificado algumas coisinhas ficaram diferentes....inclusive a validade do IELTS...eu confirmei essa informação no consulado mesmo, até liguei pra famosa Maria João...e ela me disse que é isso mesmo: se o pedido da documentação demorar mais de 1 ano após a data da realização do IELTS ele vai precisar ser refeito. Tb achei estranho, mas se foi a Maria João que falou eu acredito, e a validade de 1 ano do IELTS tb está no site da imigração.

Já te autorizei no MSN!

Beijos!

Paula Regina disse...

Estou há muito pouco tempo por aqui mas na minha sincera opinião há muita amargura em tantos pontos negativos relatados! então Por que alguém que ficou 14 ANOS acha tudo isso e ainda assim passou 14 anos por aqui! coisa importante que não se deve esquecer é que nunca dá para falar CANADÁ quando uma provincea e até mesmo cidades são diferentes das outras. Outro fator, este tipo de opinião é muito pessoal e varia demais de pessoa para pessoa.
bjs
Paula