22 novembro 2006

Elaborando seu Resume

Elaborar um curriculum em português já é chato, agora imagine elaborar um em inglês e com regras totalmente diferentes das que conhecemos no Brasil.
No Canadá existem 2 tipos de "currículos":
  1. CV - curriculum vitae, que é como o que conhecemos no Brasil. Ele é extremamente detalhado e utilizado apenas para altos cargos como diretoria, CEO, gerência de multinacionais.
  2. Resume, um currículo resumido com o máximo de informações em formato compactado (no máximo 1 folha). Esse é o tipo que nós, mortais, devemos utilizar.
Pois é, você deve seguir algumas regrinhas para não cometer gafes. Aqui estão as coisas que você JAMAIS deverá colocar no seu resume:
  • data de nascimento
  • foto
  • estado civil
  • endereço
Por que isso? Porque no Canadá é ilegal perguntar essas coisas em uma entrevista de emprego. as pessoas são contratadas por sua competência, experiência, habilidade e não por aparência ou distância em que mora.
Bem que essas regras deveriam ser usadas aqui no Brasil também.
O esqueleto do resume deve ser mais ou menos assim:
  • formação
  • cargos/empresas em que trabalhou (começando pelo mais atual)
  • hobbies
  • referências
Aqui você encontra dicas de como elaborar seu resume.
No Monster.ca também existem dicas importantes:

Estas dicas são apenas informativas porque quando se chega no Canadá é bom que o imigrante passe por um dos programas que o governo oferece para recolocação profisional. Lá eles ensinam como elaborar os resumes, como se portar numa entrevista e um pouco do estilo de vida canadense. O mais famoso é o NOW PROGRAM (Newcomer Opportunities for Work).

O Human Resources Skills Development Canada (HRSDC) orienta o imigrante recém chegado e o ajuda a entender a sopa de letrinhas e siglas com as quais ele vai se deparar até encontrar o tão sonhado primeiro emprego.

Ah, o melhor de tudo é que esses programas são gratuitos!

7 comentários:

Anônimo disse...

O negocio eh pesquisar varias fontes pq, qdo se trata de curriculo, cada um fala uma coisa diferente...

Fabi disse...

Além de existirem vários tipos de currículos, para cada vaga você tem que personalizar o seu, e ainda fazer uma carta de apresentação. Sem dúvida, uma das melhores coisas é fazer um desses cursos, que vão te ensinar direitinho os "do's" and "dont's"!!!!

Imigrante Carioca disse...

Pois é Jeanne, num projeto na BrT uma vez saí com tantas horas extras que podia tirar férias de 1 ano...

Anônimo disse...

Oi Jeanne, se voce me permitir, quanto as informacoes sobre o endereco ela normalmente eh apresentada sim. Ao menos, nos cursos que fiz todas elas apresentam o endereco onde voce mora.

Beijo

Gean

Dani e Rafa disse...

Oi..
A informação que o Rafa recebeu no COsti é que o Resumé tem que ter até 2 páginas.. Nunca soube que eu poderia colocar hobbies (hehehe). Outra coisa, as referências podem ser enviadas mediante solicitação da empresa, não precisa ir anexa ao resumé, porém a COVER LETTER tem que ir sempre...Nesta carta vc explica suas habilidades e pq vc pode contribuir para esta empresa... Dá trabalho, posso te garantir que não é fácil, mas no final recompensa :)

Beijos.

Ju disse...

Oi Jeanne!

Parabéns pelo post! Ultimamente tenho achado mais coisas úteis no seu blog que no grupo do yahoo!
E quanto a minha gata, ela vai com certeza...só não sei se ela vai logo junto comigo ou se ela vai depois quando alguém for me visitar, provavelmente minha mãe, mas já me dá um aperto de saber que vamos ficar sem ela por um tempo meio indeterminado...ai, ai...mas ainda tem tanta coisa pela frente...rs...o bom é que vc vai antes, então vai ser meio que minha cobaia! rs
Vc que vai me dizer se foi muito difícil achar hotel, e apê pra alugar....rs
Depois de ver o que aconteceu com vc eu vejo o que faço!

Beijos!

Anônimo disse...

As dicas são boas, mas na minha experiencia e melhor deixar as coisas a profissionais da melhor resultado e nao e tao caro como pensei. Pelo menos na empresa que experimentei http://emprego.wmn.cc/ o resultado foi excelente e foi barato...