21 janeiro 2008

Impostos

Bem, esse assunto não é agradável em lugar nenhum. Talvez por isso tenhamos demorado tanto para falar nele. Mas o fato é que, dessa vez, até que não é tão ruim.
Como todos já devem estar sabendo, no início deste ano o governo do Canadá reduziu em 1% o imposto federal.
Lembro que quando chegamos aqui os brasileiros em geral reclamavam que o valor dos impostos não vinha embutido no preço das mercadorias e você tinha que calcular de cabeça toda vez que ia comprar. É claro que, para mim, isso tinha a vantagem da transparência, pois fica muito claro quanto você está pagando para o governo.
Eu cheguei a pensar em outra vantagem, mas achei que seria uma possibilidade muito remota. Mas acabou acontecendo! Como o imposto só é calculado na hora de pagar, e agora o imposto é menor, isso significa que todos os preços que pagamos automaticamente serão mais baixos. Pouca coisa, é verdade, mas a gente paga apenas o que é certo, e o comerciante não perde nada, por que só a parte que vai para o governo é que ficou menor. Só que ele também não ganha... E é aí que está a "vantagem" do sistema.

Acho que seria complicado explicar para um canadense porque isso é uma vantagem. Afinal, pagar só o que é certo não tem nada de mais. Porém, só para fazer uma comparação, pergunto aos amigos do Brasil: quando a CPMF deixar de ser cobrada este ano, (embora seja uma redução percentual muito pequena também), será que os comerciantes vão dar uma reduzidinha nos preços também? Afinal, eles não estarão mais pagando CPMF ao longo da sua "cadeia produtiva"? Vamos ver...

3 comentários:

Anônimo disse...

oii, bem pelo que parece invadiste toronto parea trabalhar..eu gostava de ir mas para estudar! não sei se sabes alguma coisa como funcion o sistema ai. Gostava de medicina e sou de portugal. Se puderes ajudar.

bjinho

Leticia W disse...

duvido que abaixam, Jeanne.
meu problema com os impostos por aqui é o que é feito deles... sinceramente, não ficaria tão revoltada em pagá-los e fosse usados direito!

R disse...

É, o imposto aí é alto mas se vê o retorno...e ainda acontece de abaixar...aqui a gente paga imposto pra financiar o cartão de crédito dos servidores e ministros, que paga conta pessoal, viagens durante as férias e até joalherias....e só sobe, sobe...aff...que país é esse?
Bjs