16 janeiro 2008

Driver's Licence - G1


Finalmente resolvi tirar a Driver's License.

Primeiro fui ao Consulado Brasileiro, que fica na 77 Bloor Street West - suite 1109, para que fosse emitido um documento confirmando o que está no site do Denatran. Custa $27, tem validade de 6 meses e fica pronto em 1 semana. Ah, não se esqueça de levar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O passo seguinte é ir até um dos Driver Examination Centers munido de passaporte, CNH, a carta do Consulado e pagar $85 doletas.

Cheguei lá por volta de 11h30 da manhã então peguei um pouco de fila mas notei que depois de meio-dia o centro esvazia.

Assim que fui apresentar os documentos no guichê a moça me perguntou se eu dirigia no meu país e se eu tinha a tradução da CNH. A questão da tradução é bem controversa porque foi exigida para algumas pessoas e para outras não. Eu dei uma de "João-sem-braço" e apresentei a carta do Consulado. Ela olhou e deu entrada no meu processo.

Com uma folha amarela em mãos fui até a salinha para fazer o written test. Estava completamente lotada e tive que esperar uns 15 minutos até receber meu teste. Depois disso você o entrega para correção (manual) e espera mais um tempão para saber se passou ou não.

São 20 questões sobre placas e 20 sobre rules, você só pode errar 4 em cada uma delas. Se você não passou da primeira vez (o que acontece com a maioria) é só pagar mais $10 e refazer o teste quantas vezes for preciso.

Saí de lá à 1h30 da tarde com minha Licença temporária que só me permite dirigir acompanhada de uma pessoa habilitada há pelo menos 4 anos, ou seja, não posso dirigir, né?

Agora preciso marcar uma aulinha de direção e o road test para receber a G, aí poderei dirigir livre, leve e solta.

Vou deixar alguns links importantes que podem ajudar vocês:

How to apply

Graduated Licensing

Road Test Booking

Practice Test - Quiz

Boa sorte!

6 comentários:

;) Conexao Toronto disse...

OI Jeanne..

Sobre seu comentario la no blog, nesse caso acho que vc foi encaminhada pra um oftalmologista, aih eu acho que nao paga, porque vai atraves do OHIP, ...

Abracos

;)

leticia disse...

para tudo!
antes mesmo de ler o resto do post eu tenho que falar que EU QUERO ESSE CARINHO DA HELLO KITTY!!! HEHEHEHE
ok... agora vou ler o texto!

Taís Jacques disse...

Jeanne, tenho duas dúvidas... Esse documento que tu tiras no site do DENATRAN, posso levar aqui do Brasil, né!?? afinal vale por 6 meses... Outra coisa, a tradução da CNH posso fazer aqui no Brasil ou melhor fazer aí???

Por enquanto é só!!

abraços

Taís

Thelma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thelma disse...

Conseguir dirigir por aqui é fogo, hein? A minha sorte que tirei a carteira americana e só precisei trocar. ;-)

Tem memê pra ti lá no blog!

Beijos

Silney disse...

Oi Jeanne , tem uma mensagem pra ti no meu blog..passa lá e dá uma olhadinha ok?
Abraços