16 janeiro 2008

Driver's Licence - G1


Finalmente resolvi tirar a Driver's License.

Primeiro fui ao Consulado Brasileiro, que fica na 77 Bloor Street West - suite 1109, para que fosse emitido um documento confirmando o que está no site do Denatran. Custa $27, tem validade de 6 meses e fica pronto em 1 semana. Ah, não se esqueça de levar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O passo seguinte é ir até um dos Driver Examination Centers munido de passaporte, CNH, a carta do Consulado e pagar $85 doletas.

Cheguei lá por volta de 11h30 da manhã então peguei um pouco de fila mas notei que depois de meio-dia o centro esvazia.

Assim que fui apresentar os documentos no guichê a moça me perguntou se eu dirigia no meu país e se eu tinha a tradução da CNH. A questão da tradução é bem controversa porque foi exigida para algumas pessoas e para outras não. Eu dei uma de "João-sem-braço" e apresentei a carta do Consulado. Ela olhou e deu entrada no meu processo.

Com uma folha amarela em mãos fui até a salinha para fazer o written test. Estava completamente lotada e tive que esperar uns 15 minutos até receber meu teste. Depois disso você o entrega para correção (manual) e espera mais um tempão para saber se passou ou não.

São 20 questões sobre placas e 20 sobre rules, você só pode errar 4 em cada uma delas. Se você não passou da primeira vez (o que acontece com a maioria) é só pagar mais $10 e refazer o teste quantas vezes for preciso.

Saí de lá à 1h30 da tarde com minha Licença temporária que só me permite dirigir acompanhada de uma pessoa habilitada há pelo menos 4 anos, ou seja, não posso dirigir, né?

Agora preciso marcar uma aulinha de direção e o road test para receber a G, aí poderei dirigir livre, leve e solta.

Vou deixar alguns links importantes que podem ajudar vocês:

How to apply

Graduated Licensing

Road Test Booking

Practice Test - Quiz

Boa sorte!

6 comentários:

De disse...

OI Jeanne..

Sobre seu comentario la no blog, nesse caso acho que vc foi encaminhada pra um oftalmologista, aih eu acho que nao paga, porque vai atraves do OHIP, ...

Abracos

;)

Leticia W disse...

para tudo!
antes mesmo de ler o resto do post eu tenho que falar que EU QUERO ESSE CARINHO DA HELLO KITTY!!! HEHEHEHE
ok... agora vou ler o texto!

Taís Jacques disse...

Jeanne, tenho duas dúvidas... Esse documento que tu tiras no site do DENATRAN, posso levar aqui do Brasil, né!?? afinal vale por 6 meses... Outra coisa, a tradução da CNH posso fazer aqui no Brasil ou melhor fazer aí???

Por enquanto é só!!

abraços

Taís

Thelma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thelma disse...

Conseguir dirigir por aqui é fogo, hein? A minha sorte que tirei a carteira americana e só precisei trocar. ;-)

Tem memê pra ti lá no blog!

Beijos

Silney disse...

Oi Jeanne , tem uma mensagem pra ti no meu blog..passa lá e dá uma olhadinha ok?
Abraços