"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que nem eu mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade...sei lá de quê!” (Florbela Espanca)
***********************************************************
Hoje fez um calor incrível o dia todo, mas a previsão do tempo já avisou que a temperatura vai cair até 12 graus no fim de semana. Que sacanagem!
Mas justamente por causa desse calor eu fiquei em casa, que é fresquinho, colocando tudo em ordem e procurando mais informações sobre o Canadá, o processo de imigração e todo o resto.
Sei que nem fui ainda mas encontrei informações importantes sobre o que fazer quando retornar ao Brasil.
Aliás, um dos objetivos desse blog é justamente tentar ajudar aos que, assim como o Pedro e eu, também querem começar uma nova vida fora da nossa terrinha brazuca.
Como eu já disse no post sobre Sites de Ajuda (27/out), consigo muitas respostas através da comunidade da Maura (Orkut), entre outras.
A dica de hoje é para o brasileiro regressado e as informações estão no site do Ministério das
Relações Exteriores. Como a própria Maura comentou, é bom guardar o endereço do site, pois um dia pode-se precisar dele.
No
Notícias do Brasil tem um F.A.Q. relacionando os aspectos fiscais, aduaneiros e tributários. Vale a pena conferir.
E, mudando radicalmente de assunto, cada um de nós tem seus motivos para querer ir para o Canadá e quando estamos fuçando na internet ou recolhendo depoimentos de quem já foi ou está lá, quase sempre ouvimos coisas boas.
O que me surpreendeu desta vez foi justamente o contrário: uma
brasileira que mora há 14 anos no Canadá (atualmente em Montreal) e não vê a hora de retornar ao Brasil.
Os motivos alegados são:
"1. O frio que nao acaba mais
2. As pessoas antipaticas
3. O jeito seco do publico te tratar
4. O problema que todo mundo aqui funciona como fosse um computador, ou eh sim, ou eh nao, nao tem o "pode ser"
5. O sistema escolar que eh super retardado para o meu gosto
6. O sistema de saude que eh uma porcaria
7. O jeito que os canadenses vivem para o dinheiro e nao para se divertir, um quer mostrar que tem mais dinheiro que o outro.
8. O jeito que os canadenses tem vergonha de ser canadenses... voce nunca ve um canadense falar que eh canadense, eles falam que sao portugueses, italianos, franceses, e outras coisas... menos canadense
9. O grande problema entre quebec e o resto do Canada, com o frances e o ingles
10. No Canada dao a mao a torcer para os imigrantes, e nao querem saber de si proprio... nao sei se voces souberam sobre um indiano com turbante que entrou no RCMP (policia montada do Canada) e ele recusou tirar o turbante para usar o chapel do uniforme. E o Canada deixou o cara usar o turbante, e estragar com umas das unicas imagens que o Canada tem.
11. O grande problema que daqui uns anos, o Canada vai virar um pais que os imigrantes tomam conta de tudo porque os canadenses tem medo de ir contra os costumes de outros paises.
12.... se eu continuar, a lista vai ateh os 100... eh melhor parar"
Logo após esse bombardeio um canadense de Toronto disse que só não gosta do frio e do jeito como seus conterrâneos seguem as regras sem questioná-las.
Isso me leva à pergunta que não quer calar: é o canadense um ser alienado, um submisso, um acomodado?
Gostaria de ouvir a opinião de quem mora no Canadá há algum tempo, saber o que mais desagrada e o que mais agrada aos brasileiros que chegam em busca de um local melhor para viver.