26 outubro 2008

Renovando o Passaporte Brasileiro





Se você vai viajar neste final de ano, lembre-se de dar uma olhada na data de vencimento do seu passaporte porque ele deve ser renovado 6 meses antes do vencimento. Para renová-lo basta ir ao Consulado Brasileiro com os seguintes documentos:
  1. duas vias preenchidas do Formulário de Documento de Viagem, a serem assinadas na presença da autoridade consular;
  2. 3 fotografias iguais, recentes (tiradas há menos de 6 meses), tamanho 5 x 7 cm, de frente, fundo branco, sem faixas brancas nas partes inferior e/ou superior;
  3. passaporte anterior expirado ou a expirar nos próximos seis meses (original e fotocópia das páginas 1, 2 e 3) ou, na sua falta, original e uma cópia da ocorrência policial ou Formulário de Perda, Extravio ou Destruição de Documento de Viagem;
  4. original e uma fotocópia de carteira de identidade ou certidão de nascimento brasileiras;
  5. original e uma fotocópia da certidão de casamento brasileira, quando houver mudança de nome;
  6. original e uma fotocópia do certificado de naturalização brasileiro, para os naturalizados;
  7. original e uma fotocópia do certificado de reservista para os requerentes do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos, inclusive, ou declaração da Junta Militar de que está quite com esta. Para os brasileiros naturalizados a quitação militar é exigida a qualquer idade;
  8. prova de estar em dia com as obrigações eleitorais (original e uma fotocópia do título eleitoral e da certidão de quitação, obtida no site www.tse.gov.br) OU prova de residência no exterior (original e uma fotocópia do “permanent resident card”, “citizenship card”, “health card” ou cartão de trabalho do sindicato, válidos).
Ah, e tem as taxas, claro. Para renovação do passaporte paga-se $36 via money order ou certified cheque em favor do Consulate General of Brazil in Toronto. Não se esqueça que os bancos cobram uma taxa por qualquer uma destas duas operações.

No caso de passaporte, furtado, extraviado ou danificado a taxa dobra de valor, subindo para $72, que deverá ser paga através de money order ou certified cheque também. O consulado não aceita dinheiro.

Se o seu filho é nascido no Canadá e ainda não tem passaporte brasileiro, providenciei um imediatamente, pois filho de peixe, peixinho é.

Para mais informações, consulte o site do Consulado Brasileiro em Toronto.

Um comentário:

Unknown disse...

Coño !