19 setembro 2008

Enquanto o visto não chega

Enquanto você está naquela ansiedade desesperada pelo pedido de documentos, depois o de exames médicos, e finalmente o pedido de passaportes tem muita coisa a ser feita e as palavras chaves para isso são pesquisar e organizar. Mas como?

A partir do momento que você começa a pensar em imigração o site do CIC vira seu "site de cabeceira" e o garimpo em busca de informações na internet vira rotina na sua vida.

Outros dois sites obrigatórios são os do meu amigo Gean: Vou pro Canadá e How to live in Canada. Antes de enviar qualquer e-mail para ele com alguma dúvida faça uma pesquisa nos sites que ele mantém porque é quase certeza que a resposta que você procura está lá.

O orkut, facebook e outros sites de relacionamento também são uma boa fonte de pesquisa, mas como tudo na internet, é preciso filtrar as informações.

Estratégia de pesquisa elaborada, agora é hora de organizar todas as informações que você colheu. Na época eu achei mais fácil colocar tudo em uma planilha do Excel separado por assunto, cada worksheet era um assunto diferente em ordem alfábetica. Depois de um tempo resolvi criar um blog para poder adicionar imagens às informações. Devo ter criado uns 3 blogs diferentes e depois os excluí porque não conseguia deixar como eu queria, mas a planilha ainda existe.

Criei pastas no meu e-mail (uso o Thunderbird) separadas por assunto e guardava todas as mensagens importantes do extindo Canada Immigration. As mensagens também ainda existem.

Os assuntos vão variar de acordo com os interesses de cada um. Como não temos filhos, minha planilha não tem uma worksheet chamada "crianças" ou "escola", mas tem uma chamada "pets".
Com o desenrolar das suas necessidades a lista de assuntos vai ficando cada vez maior. A minha é composta pelos seguintes itens:

Animais
Bagagem
Bancos
Carteira de Motorista
Check List
Dentistas
Documentos
Educação
Emprego
Family Doctor
Gastos com o processo
Habitação
Hotéis
Imóveis
Impostos
Pesos e Medidas
Pet Friendly Hotels
Restaurantes
Saúde
Sites úteis
Traveller Cheques
To Do
Transportadoras

Além de alguns assuntos da planilha, no e-mail criei as seguintes pastas:

Job Contacts
Compras
Declaração de Saída Definitiva
Dia-a-dia
Imigração
Mudança
Telefone celular
Trabalho e Dinheiro

Esta foi a forma que encontrei para conseguir me achar no meio do mar de informações que colhi durante quase 1 ano de pesquisa.
Se você tem alguma idéia melhor, compartilhe conosco para ajudar quem continua perdido.




4 comentários:

.Mariana.Daniel. disse...

Oi Jeanne,

Pesquisar é mesmo uma ótima saída pra tentar controlar a ansiedade... Eu tenho pastinha nos meus arquivos mesmo que organizei como o site do CIC: Before Apply, After Apply, Before Arrive, After Arrive. E aí vou criando subpastas com as providências de cada um desses momentos (já vou puxar alguns assuntos da sua lista pra minha!).

Beijos,
Mariana

ChrisFried disse...

Eu organizei algumas informações em pastas dentro do meu PC, mas ultimamente tenho tentando organizar tudo no blog, inclusive para eu conseguir ter acesso em qualquer computador.
abc
Chris

Lá e Dá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lá e Dá disse...

O seu blog é muito útil. Às vezes parece transmissão de pensamento... essa semana eu estava pensando em como organizar tanta informação... e vem vc. com a dica.
Obrigada