06 dezembro 2007

Dress Your Best

Estive pensando nas diversas maneiras que o Governo ajuda os newcomers e acho que me esqueci de comentar sobre uma delas.
Já falei bastante sobre as instituições que fazem workshops sobre cultura canadense, como elaborar um currículo, uma cover letter, como responder determinadas perguntas em entrevistas: JVS, Job Start, Skills for Change, COSTI, Abrigo Centre e por aí vai.

Também falei das maneiras de se obter experiência de trabalho canadense, seja através de voluntariado, Co-op, NOW ou através das Practice Firms.

Sei que existe ajuda financeira mas não sei como funciona exatamente. Me disseram que o COSTI e o Centro Brasil-Angola dão orientação a esse respeito, mas não é sobre isso que quero falar hoje.

Quem frequenta alguns dos programas públicos de recolocação profissional (Job Start e Co-op por exemplo) tem direito no final do curso a receber roupas para se apresentar em entrevistas. Isto ocorre porque muitos imigrantes chegam com pouco dinheiro ou simplesmente já não têm nenhum sobrando.

O orientador do curso fornece uma carta que você deverá levar ao Dress Your Best. Lá, mediante o pagamento de $25, você terá assessoria de voluntários que te ajudarão a escolher roupas para entrevistas ou até mesmo para o seu dia-a-dia.

O Dress Your Best é uma instituição sem fins lucrativos que sobrevive de doações de roupas, calçados e acessórios em bom estado, portanto, se você tiver alguma coisa usada mas com cara de nova já sabe para onde doar.

Não existe um limite máximo de roupas que você pode levar, mas parece que existe um limite mínimo que é de 2 jogos completos, ou seja, no caso dos homens seriam 2 ternos, 2 camisas e um sapato por exemplo. A filosofia é a de que você pode levar "tudo" o que te servir, levando em consideração o bom senso, é claro.

A instituição não ajuda somente newcomers, mas também residentes locais que se encontram em situação de pobreza, desde que sejam indicados por alguma outra ONG, abrigo ou grupo de assistência social.

2 comentários:

R disse...

Oi Jeanne,
Muito legal sua dica...e ótimo saber que tem lugares assim por aí.
Abs

Leticia W disse...

muito util esse programa de apoio. eu não conhecia.