16 outubro 2007

What's your name?

Parece uma pergunta simples mas não para mim.

Sempre tive problema com meu nome desde quando era pequena porque as pessoas nunca entendiam e falavam de tudo: Jane, Diana, Diane, Jene, mas nunca Jeanne (Ge-ã-ne).
Depois veio o sobrenome, mesmo vendo no meu RG que era "Aragão"sempre escreviam "Araújo".

Quando fui para a Bolívia eles também não conseguiam pronunciar então acabaram por me chamar de Jane ou Janet com a pronúncia inglesa.

Aqui no Canadá eu achei que não teria problemas já que é um país bilingue e meu nome tem escrita francesa. Ledo engano!

Às vezes chego a ser mal-educada com as pessoas porque digo "pode me chamar do que quiser, você não vai conseguir pronunciar meu nome mesmo".

Sempre que lêem Jeanne acabam pronunciando Jeanie (Dini) e aí eu viro "Jeannie é um gênio".

Por que tudo isso? Porque compramos um home phone e o Pedro quer que eu grave a mensagem na secretária eletrônica. E agora? Qual é o meu nome?
Eu gostaria que usassem a pronúncia francesa, já que a grafia permaneceria intacta, mas toda vez que eu digo que meu nome é francês eles não conseguem pronunciar!

Ó dúvida cruel! Eu deveria ter nascido Maria!


8 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei muito engracado esse post pois meu nome eh Sara e eu nunca fui muito fa. Ate pq no BR nunca conheci nenhuma outra Sara. Sabe como eh chato ser diferente, neh? Alem disso eh um nome pequeno que nao da chance a apelidos (bons, claro!!!). Mas depois que me mudei para os EUA comecei a gostar pois vi que meu nome exista com a mesma grafia em varias linguas e me senti um pouco internacional... Tudo bem que as pronuncias em ingles, frances etc sao totalmente diferentes, mas pelo menos eh meu nome e eh bem comum. Nao tenho que ficar tentando explicar 1 bilhao de vezes (como meu marido que se chama Joao) qual meu nome. YES!!!
Abracos e boa sorte!
SARA!!! snvasconcelos@yahoo.com.br

Silney disse...

HAHAHAHA.. tb achei muito engraçado este teu post....
eu ja sofro com meu nome...silney... ninguemmmmmmm acerta tb.... e mais...quando a conversa é via telefone...aí sempre ligam e falam..posso falar com O SR silney?..eu falo com minah voz feminina e sexy( o sexy ficou por minah conta rs)....pode falar...bem sou eu mesma!!! hahha...o povo fica todo sem graça...fazer o q ne??
Quero só ver como será falar meu nome... por aí em Toronto !! hehehehe..
silneyrocumback@yahoo.com.br

Dani e Rafa disse...

O povo aqui tb não se esforça.. Tem nome mais fácil do que Rafael?? E o povo insiste em chama-lo de Rafiel ou Rafaiel. Fala serio!! BJs

Gean Oliveira disse...

oi Jeanne,

Comigo tambem acontece o mesmo. No ultimo emprego nunca tive coragem de pedir pra corrigirem, ja que era o primeiro :) Eu la era o "jymmm" ou coisa parecida.

agora eles fazem um esforco danado, e ja melhoraram bastante :) agora sou o "jéamm"

beijo!

Monique disse...

Tenho uma amiga chamada Janaina, mas ela resolveu ser chamada de Janne, ate o email da empresa é esse...Acho que ela devia estar cansada. bjs,

Mirella disse...

ahahahaha... eu também tenho esse problema... nem ligo mais...
Falo do meu jeito e o povo fala do jeito que acharem mais fácil... e o sobrenome... Peixoto... cômico esse povo nos chamando "Piaiquisoto?" ehehehe.
bjs

Paula Regina disse...

Neste assunto eu sou privilegiada, Paula sai exatamente do mesmo jeito até porque é um nome que existe em toda a America do Norte. Mas no seu caso, melhor ser a Gini é um gênio e as pessoas lembrarem do Gini. Espere até você começar a encontrar com os indianos e ter que conseguir repetir e pior gravar o nome deles!

leticia disse...

quer trocar? o meu é Maria (Leticia) e eu ODEIO!!!