11 novembro 2007

Remembrance Day

Há algumas semanas muita gente tem usado por aqui esta florzinha na lapela; ela se chama "poppy" e é um símbolo para lembrar os soldados e civis que morreram defendendo seu país em alguma guerra, bem como os veteranos que lutaram nessas guerras e ainda têm histórias para contar. Por isso esse dia às vezes é chamado aqui de "Veterans Day".

O dia de hoje também é conhecido como Poppy Day ou Armistice Day porque justamente no dia 11 do mês 11 às 11 horas do ano de 1918 o Armistício, que significou a rendição da Alemanha, foi assinado, pondo fim à I Guerra Mundial. Anos depois este ato traria consequências. No ano seguinte, o rei da Inglaterra, George V, propôs a criação desse dia especial para lembrar para sempre os sacrifícios da guerra. Vários países de língua inglesa, como também outros aliados, como os franceses, passaram a celebrar o 11 de Novembro. Com o passar do tempo, especialmente após os terrores da II Guerra Mundial, as vítimas de outras guerras de cada país também passaram a ser rememoradas neste mesmo dia. Aqui no Canadá, por exemplo, tem se falado muito dos soldados, na maioria muito jovens, que estão lutando no Afeganistão, o que tem tornado as celebrações deste ano um pouco mais presentes e sensíveis a todos.

Há duas semanas tenho visto os velhinhos, presumivelmente veteranos da Segunda Guerra (embora eu tenha lido que ainda existe pelo menos um veterano da Primeira Guerra ainda vivo), estão colhendo donativos e dando em troca um pequeno broche imitando aquela florzinha para as pessoas colocarem na lapela. É impossível andar pelas ruas sem encontrar alguém usando um broche desses. Até os apresentadores dos telejornais aparecem com elas; tudo para embelezar as celebrações do dia de hoje. Aqui perto de casa estão fazendo uma no cemitério, que tem uma área só com túmulos de soldados, inclusive "enfeitada" com tanques e canhões de cada uma das guerras em que soldados canadenses lutaram.

8 comentários:

Unknown disse...

Valeu aí pela aula!
:)

Sério, adoro ler posts em que eu aprendo alguma coisa =]

+ Camila + disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
+ Camila + disse...

Oie!!! estou passando pra avisar que deixei um coment num post seu meio antigo... um que falava sobre seus patins e tal...
não sei se vc recebe alertas de recados, então tô passando pra te avisar!!! é o post: Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, de 23/08/07.
obrigada!!

De disse...

Ainda nao tenho uma opiniao formada a respito sobre se eu apoio o Remembrance Day ou nao.. Acho que as guerras nao devem ser esquecidas, mas para nunca mais serem repetidas, mas nao celebro o apoio a elas..

;)

Anônimo disse...

Eu respeito o Remebrance Day... eu sempre uso a poppy...
Diferentemente do Conexão Toronto, eu não acho que esse dia é marcado para lembrar e apoiar as guerras, mas sim para lembrar dos veteranos de guerra que morreram em combate, muito deles ainda jovens.
"We are the Dead.
Short days ago
We lived, felt dawn, saw sunset glow,
Loved, and were loved, and now we lie
In Flanders fields."

Beijos

+ Camila + disse...

aeee!!!
super obrigada pela dica dos patins!
nem tô acreditando!!rss!!!
valeu mesmo!
obrigada!!

Taís Jacques disse...

Legal, lendo o seu post a gente vai aprendendo cada coisa.......

Continue escrevendo.....

abraços

Taís Jacques

Leticia W disse...

não conhecia essa data. achei interessante no sentido que a Mirella falou, como um ato de respeito aqueles que perderam a vida nessas guerra absurdas...