13 novembro 2007

Mudanças no TTC

Segundo o Metronews o TTC passará por uma boa reforma tecnológica que inclui um novo sistema que mostrará aos passageiros na plataforma de embarque quanto eles vão esperar pelo próximo trem. O website também está sendo reformulado e em breve será possível comprar o metropass pela internet (pelo jeito já sabemos para onde vai o dinheiro resultante do aumento das tarifas neste mês).

Gostei da idéia de comprar o metropass online mas não sei até onde é útil você saber quanto tempo vai esperar pelo próximo trem sendo que existe uma placa nas plataformas com todos os horários de segunda a domingo.

Já nos ônibus e streetcars está sendo estudada a instalação de "cabines transparentes" como aquelas que existem em alguns táxis no Brasil para proteger o motorista. A idéia é essa mesma, já que diariamente muitos motoristas relatam casos de agressões verbais e até físicas que ocorrem principalmente quando há atraso nas linhas ou alguma discussão por causa do preço da passagem.

As opiniões ainda estão divididas: há aqueles que apóiam, aqueles que acham que isso vai tirar a melhor parte do trabalho do motorista que é interagir com o público e aqueles que acham que seria melhor pensar numa solução mais criativa para evitar o atrito entre motoristas e passageiros.

Um hipótese levantada foi a possibilidade de se instalar mais câmeras e diminuir a lotação dos carros aumentando a frota. Agora sim eles estão falando a minha língua!

6 comentários:

Anônimo disse...

Jeanne,

Caso queira, voce pode fazer um contrato de um ano com o TTC. Eh chamado de MDP (Metropass Discount Plan), o que no final das contas acaba saindo mais barato. Voce preenche o formulario, indica a forma de pagamento e no final de cada mes voce recebe o seu metropass no endereco por ti fornecido em casa.

beijo

Anônimo disse...

Eles precisam aumentar o numero de linhas, isso sim.
É uma vergonha o transporte publico de toronto...
bjs

Dani e Rafa disse...

eu tinha escrito um comentário grande e o blogger deu pau.. me revoltei não vou escrever tudo de novo :(
te mando e-mail depois

Bjs

Unknown disse...

Aqui no Brasil vou na base mesmo, ainda bem que aqui não é perigoso como nas capitais.

Leticia W disse...

Jeanne
acabei de ler seu comentario lá no blog. Como vc adivinhou que eu tomo MUITA coca-cola? Sou totalmente viciada :o(
abs!!!
leticia

Anônimo disse...

Mostrar o tempo de espera para o proximo trem nao eh uma ideia nova. Existe em Londres, Inglaterra, hah muito, muito tempo mesmo.

Jah que eles resolveram seguir o exemplo, eles poderiam tambem cobrar o Metropass pela regiao onde se mora. Quanto mais afastado do centro, mais caro ficaria.

E se quizessem se espelhar ainda no exemplo de Londres, expandiriam a rede do metro, como o fez Montreal hah muitos anos atras, onde hah uma rede de varias linhas.

Sds,
K
Toronto