12 setembro 2007

Health Card

Chegando aqui o newcomer tem que providenciar uma série de documentos: SIN, PR Card, Driver's Licence (para quem for dirigir), entre outros. Nesta semana tentamos providenciar o Health Card; digo tentamos porque só o Pedro conseguiu. Como eu não tenho nenhum comprovante de endereço além da cópia do contrato do apartamento não pude aplicar.

Fique atento porque nenhuma cópia de documento é aceita, todos devem ser originais e basta apresentá-lo lá na hora, não precisa levar cópia.

A lista de documentos contém 3 itens:

1- Comprovante de cidadania ou elegibilidade para aplicar para o OHIP: qualquer documento que prove que você é cidadão canadense ou possui algum outro status que dê direito ao Health Card. No nosso caso somos landed immigrants, então temos direito.

2- Comprovante de rediência em Ontario: foi o que eu disse no início do post, você vai precisar de um documento com seu nome e endereço provando que você reside em Ontario.

3- Documentos adicionais: é o que eles chamam de Support of Identity, ou seja, um documento que contenha seu nome e assinatura (o PR Card é um deles).

No caso do Pedro ele só apresentou o passaporte e uma conta da Rogers. Em algumas semanas ele receberá o Heath Card via correio mas só poderá utilizá-lo a partir do terceiro mês aqui no Canadá. Até lá contamos com o suporte de um plano de saúde contratado no Brasil através da AMEX.

Com os documentos em mãos e o formulário prenchido basta ir a um dos postos de atendimento e pegar uma senha.

Este blog fala sobre o Health Card para residentes temporários...eles não têm direito a um.

5 comentários:

Gisela Garcia disse...

Olá!
Parabéns pelo blog e pela nova fase da vida de vocÊs.
Eu e meu namorido ( moramos juntos há mais de um ano, mas não somos casados oficialmente) estamos começando a dar entrada no processo.
Abraço e muita sorte pra vocÊs, em tudo!
Gisela

K disse...

Não deu pra usar o comprovante no nome dele? Vocês são oficialmente casados? Pelo menos, eu imagino, os três meses contam da data de chegada, então não tem muita pressa mesmo.

Beijo!

Leticia W disse...

Jeanne, que link legal que vc postou! o blog é de um russo que foi trabalhar no Canada (o que espero que seja o nosso caso) e tem um montao de info interessante pra mim. Super obrigada!!!

Anônimo disse...

Olá Jeane!

Estou em Halifax, NS, desde 22 de agosto. Aqui temos cobertura do sistema de saúde imediatamente após a chegada e o pedido do cartão aqui foi ridículo: fomos até o posto central do sistema de saúde no dia seguinte à nossa chegada, mostramos o papel de landing junto com o passsporte. Na ocasião ainda não tínhamos endereço fixo (estávamos em um hotel) e dissemos isso pra moça. Ela falou que não havia problema. Emitiu os nossos cartões na hora e saímos de lá cobertos. Tão fácil... É uma pena não ser assim em todas as províncias...
Beijinhos

Ana disse...

Jeanne, eu moro no Canadá há 8 anos e vou me mudar pra Ontario, fazia horas que me perguntava como ia fazer com o cartão de saúde e agora você respondeu :-) Beijão.