11 dezembro 2006

Quem inventou o trabalho não tinha o que fazer?

Amanhã é meu último dias de férias e é claro que estou muito triste.

Pensando nisso, resolvi fazer uma pesquisa sobre a Invenção do Trabalho.
Claro que vi alguma coisa sobre isso no meu curso de graduação em História e gostaria de colocar aqui tudo o que achei de interessante mas o post acabaria virando uma tese de dissertação, por isso resolvi tomar uma direção mais humorística. Aqui estão algumas frases que encontrei de alguns "revoltados":

O trabalho é uma violência contra o homem (B
log Ressaca Moral)

Ganharás o pão com o suor do teu rosto (Bíblia)
Assim nos foi imposto e não "com o suor dos outros ganharás o pão" (anônimo)

Ganharás o pão com o suor do teu rosto (Bíblia): esta sentença bíblica ecoa no ouvido da humanidade há milênios e o homem não conseguiu ainda, libertar-se desta condenação. (juiz federal de Campinas)

Enquete no Yahoo Respostas: Quem inventou o trabalho não tinha o que fazer?

O trabalho não é ruim. Ruim é ter que trabalhar.

Quem inventou o trabalho estava trabalhando.Não se sabe quem foi, mas é quase certeza que não foi um funcionário público, pois se fosse teria inventado o ponto facultativo. E se fosse alguém de Brasília o mês teria 32 horas de trabalho e a aposentadoria seria com 8 anos de serviço.

TRABALHO:
A ascendência etimológica dos termos "trabalhar" (Português), "trabajar" (Espanhol), "travailler" (Francês) e "travagliare" (Italiano) é o vocábulo "tripaliare" (Latim) - que vem do substantivo "trepalium": aparelho de tortura, formado por três pedaços de madeira, e ao qual eram atados os condenados (gladiadores do circo romano e escravos). Então, como se vê, "trabalhar" era sinônimo de "estar submetido à tortura". Mas vamos recuar um pouquinho no tempo...

Diferentes modos de entendimento do que vem a ser "trabalho":

1) O pensamento assentado: trabalho na Grécia antiga:
"Tolo é quem hoje trabalha
Há lá o que valha

Este dormir e acordar
Sob o arvoredo sombrio

Ouvindo as mágoas do rio
Que tem preguiça de andar?"

(Mário de Alencar, em Sinhá)

2) O pensamento acatado: trabalho na Modernidade
"O rotundo burguês candidamente transporta o suor dos
seus próximos para as profundidades da sua volumosa pança."
(Graciliano Ramos, em Linhas tortas)

3) O pensamento acentrado: trabalho na Contemporaneidade
"Condenada ao trabalho a espécie humana
Só com o trabalho prosperar lhe é dado."
(Gonçalves de Magalhães, em Confederação dos Tamoyos)


2 comentários:

Ju disse...

hahahhahaha....adorei o post! Me lembro aqueles papeizinhos de bandeja da Braumeister com frases sobre cerveja! A melhor delas é do Homer Simpson: "Cerveja é a causa e solução de todos os problemas!" rs.

Tb adorei o penúltimo post! Como pode existir alguém no mundo que não goste da Hello Kitty?? Eu amo tudo da Helllo Kitty! Quando fui na Liberdade comprar acessórios pra fazer sushi com o Ivan quase fiquei louca! Lá tem tudo que vc possa imaginar da Hello Kitty, e bem mais barato que nas lojinhas da Sanrio! Vi até máquina de fazer pão da Hello Kitty! Se vc nunca foi lá, vale a pena amiga!

Bom finalzinho de férias! Se te serve de consolo, logo logo chegam Natal e Ano Novo!

Beijos!

2u2p3c7z disse...

Ola Jeanne tudo bem , ficou muito bom seu blogger....vc é analista de sistemas mas nãogosta da area..estamos talvez indo para Toronto en Fevereiro para analisar nossa adaptação e se dertud certo estaremos voltando em julho...boa aorte pra vcs ...espero abrir uma empresa ...uma revenda/distribuidora de informatica por la..podemos conersar mais sobre isso por la hein....quem sabe....