25 março 2009

Você tem saudade de quê?

.

Você já está no Canadá há algum tempo, sabe mais ou menos se virar, sabe pegar ônibus para ir aonde quer, e já entende como funcionam as coisas por aqui. Digamos que você já se considera parte de sua cidade, e não mais um recém-chegado absolutamente sem a mínima noção de nada.
Com o tempo a vida vai entrando nos eixos, criamos uma rotina e vamos levando, mas as lembranças sempre nos acompanham e uma música ou cheiro pode trazê-las ao presente, e aí dizemos “ Ai, que saudade de...”.

Esses dias estávamos passeando com os filhores na Mel Lastman Square. O Pedro chegou perto de mim e perguntou se era eu que estava usando perfume. Quando perguntei por que ele queria saber se era eu, ele respondeu que é porque ele sentiu o cheiro de quando chegamos aqui. Hein??? Ah, ele sentiu o cheiro do perfume que eu usava no dia-a-dia quando chegamos aqui e isso o remeteu ao passado.

Já acumulamos várias lembranças ao longo desses quase 2 anos no Canadá e do que mais tenho saudade é do tempo que tínhamos livre para fazer novas descobertas. Sinto falta daquele “ar de novidade” em tudo que fazíamos, mas pude ter um gostinho na semana passada quando conheci um ponto da cidade pelo qual nunca tinha andado, e aí me dei conta de que ainda tenho muita coisa para descobrir.

9 comentários:

Anônimo disse...

pois é... mesmo eu e o Alan que passeamos bastante nessa cidade ainda temos muitos áreas para visitar com mais cuidado...

fejas disse...

Verdade, uma das vantagens de se morar em uma cidade como Toronto é justamente essa. Tanta coisa pra ver, tanta cultura diferente.

Um abraço,

Fejas

Unknown disse...

Quando cheguei aqui também senti "esse cheiro" de novidade - e como chegamos no fim do verão essa lembrança ficou cheia de cores e sabores.
Bem, no começo desse inverno entrei em uma Lawtons e surpresa! O mesmo cheiro - que não sei o que é nem de onde vem mas foi fechar os olhos pra me sentir na minha primeira semana de Canadá de novo. Uma delícia!

Flá

Leticia W disse...

ahhh, já tô com saudade desse sentimento de descoberta, viu?
outro dia até sonhei que estava de volta :)

Anônimo disse...

Não moro ai no Canadà.. mas na França..
Mas esse post me fez pensar..
Talvez eu sinta falta do meu deslumbramento inicial com as coisas..
Tudo era novidade..
Agora tudo jà é normal.. ou quase..
Mas assim como vcs, Paris sempre tem algo novo a mostrar..
Então isso é facinante..
ou somente a vontade de fazer os mesmos passeios de que qdo cheguei tb são uma otima forma de matar o saudosismo..
=)
http://travelandtrips.wordpress.com

Anônimo disse...

Jeanne..
Tem um selinho pra vc no meu blog..
Não é obrigada a participar..
Beijos
=)
http://travelandtrips.wordpress.com/

Ninha disse...

Oi Jeanne,

É engraçado essas coisas. Enquanto nós futuros imigrantes ficamos aqui sonhando, e querendo correr no tempo para estabilizarmos, ultrapassar a barreira do primeiro emprego, ir a todos os lugares tem também esse lance de quem ja está tatoado na cidade. Esses dias mesmo estava conversando com uma amiga que mora ai tem 4 anos e eu disse a ela : Nao vejo a hr de chegar ai e ter a minha vida estabilizada com emprego , nenem na escolinha.."e ela me disse : Eu dava tudo pra estar chegando de novo e encarar as descobertas novamente, acredite, faz falta.
hehehe. Mas como você disse, tem muitas coisas realmente a se aprender ainda, somos seres com a necessidade de descobertas e aprendizado. Estamos sempre em busca.

Abraços,
Ninha e Do

Chocólatra disse...

Essa sensação de descoberta é maravilhosa mesmo...a ansiedade pra descobrir o canada tb..mas queria saber se essa sensação de que vc já se acostumou com tudo faz do seu novo país um lugar não tão bom assim mais ou hj vc tem certeza de que fez a escolha certa?
Bjkas

Clau e Zé disse...

ah, ainda tem montreal pra descobrir!