28 agosto 2008

Mudando de casa

Fazer mudança aqui não é tão fácil como no Brasil porque a mão-de-obra é cara, portanto, quem vai fazer toda a parte pesada será você mesmo.

A primeira coisa a fazer é alugar um caminhão. Várias empresas como U-Haul, Budget e Discount fazem esse serviço e ainda vendem outros acessórios como plástico bolha, caixas de papelão e até alugam carrinhos para carregar coisas pesadas (chamam-se dolly).

Se você mora em apartamento, reserve o elevador para o dia da mudança nos dois edifícios e faça o horário do término da reserva do primeiro coincidir com o início da reserva do local de destino.

Uma semana antes providencie a mudança de endereço de todas as suas correspondências. O Canada Post oferece um serviço por $35 para encaminhar para o novo endereço, durante 6 meses, todas as suas correspondências que forem enviadas para o endereço antigo. O melhor é que o serviço pode ser contratato pela internet. Junto com isto ele também fornece uma tabela de coisas que você tem que fazer antes, durante e depois da mudança, como contatar os diversos órgãos para atualização de endereço (banco, escola das crianças, driver’s licence, luz, telefone, family doctor, veterinário, etc).

E onde conseguir caixas de papelão? As empresas que citei acima vendem todo tipo de caixa, assim como a IKEA, mas se você não quer gastar um dinheiro desnecessário pode consegui-las em estabelecimentos comerciais como o LCBO ou ate através de classificados na internet. Algumas pessoas doam suas caixas depois que se mudam.

Nós achamos caixas da U-haul inteirinhas e praticamente novas na salinha de recicláveis do nosso prédio. Depois de usadas, a U-haul recompra suas caixas mediante a apresentação do recibo de compra.

Uma coisa que tinhamos em mente desde de que chegamos é que não ficaríamos muito tempo no apartamento que alugamos, portanto, compramos o mínimo de coisas possível para não dar muito trabalho na hora de nos mudarmos.

Agradeço ao Claudio que nos ajudou a carregar e descarregar o caminhão. Sem ele não teríamos conseguido retirar tudo do apartamento nas 2 horas em que tivemos direito à reserva do elevador. Valeu! Conte conosco quando chegar sua vez!

6 comentários:

Anônimo disse...

Sei não , acho que na minha próxima mudança vou contratar caminhão com mão de obra, dá muito trabalho fazer mudança e a gente fica quebrado. Espero que seja fácil de achar...bjs,

Familia 4M disse...

Parabens pelo novo lar....
Realmente da um trabalhão a mudança. Lembro do dia que mudamos para ca, uantas idas e vindas cm as coisas, e eu nem pude ajudar devido a gravidez, o Mauro fez tudo sozinho....ficou quebrado!

R disse...

Ótimas dicas! Já anotei tudo pq em breve vou precisar...
Parabéns pelo apto novo!
Beijão

K disse...

Nossa, posso imaginar a canseira!!! Aqui no Brasil a gente nem imagina uma mudança tipo "faça você mesmo", né?

Tudo de bom na casa nova!

Beijo,

K.

Anônimo disse...

Parabens pela casa nova!!!!

;)

Taís Jacques disse...

Nossa Jeanne, ainda não tinha parado p/ pensar nisso, sabe-se lá, quantas mudanças irá se fazer ao chegar no Canada. Neste sentido suas são muito importantes as suas dicas, pois até adquirirmos definitivamente uma casa, temos de pensar em todos os detalhes...Valeu!! Parabéns e Boa Sote no apto novo!!

bjs

Taís