27 maio 2008

Eu sou Technical Writer


Você sabe o que é um Technical Writer, o que ele faz? Tudo bem, não se preocupe, você não é o único.

Sempre foi meio confuso explicar para as pessoas no que eu trabalho, e na maioria das vezes elas me olham com cara de interrogação depois que explico. O que faço é basicamente desenvolver documentação para melhoria ou implantação de processos, produtos e serviços.

Technical Writer ou Analista de Sistemas, Organização é Métodos é o profissional que transforma a informação técnica em uma linguagem acessível e de fácil compreensão para o leigo. Ele escreve manuais técnicos de operação e manutenção de produtos (TV, por exemplo) ou de softwares (como colocar uma Ordem de Vendas no SAP). Além disso, ele ainda pode criar textos para materiais promocionais e contratos.

Eu sempre trabalhei com a parte administrativa e de treinamento elaborando:
  • Instruções administrativas (policies): documentos que regulam a conduta organizacional da empresa, refletindo sua filosofia administrativa e sua cultura. Em poucas palavras, é o o que fazer.
  • Standard Operating Procedures (SOP): constituem um conjunto de instruções padronizadas que devem ser seguidas para se atingir o resultado desejado, explicando as regras, métodos, timing, locais e pessoas responsáveis por determinada tarefa. Simplificando, é o como fazer.
  • Manuais de treinamento: são os guias que ensinam ao usuário passo-a-passo como utilizar determinado software e como executar tarefas. São muito parecidos com procedures, mas contém um nível mais aprofundado de detalhamento, incluindo ilustrações e exemplos.
O profissional mais experiente presta assessoria, efetuando estudos relacionados a problemas organizacionais e de processos administrativos, aconselhando, indicando ou sugerindo soluções.

No meu último trabalho aqui no Canadá, a empresa estava fazendo um upgrade de versão do SAP, portanto fui responsável pela atualização da documentação da área financeira e de vendas para que refletissem as novas alterações. Caso isso não fosse feito poderia haver problemas com auditores no futuro.

Entendeu agora?

E você? Já teve problema de fazer com que as pessoas entendessem no que você trabalha?

14 comentários:

R disse...

Ah, agora sim...mas se o "tico e teco" falhar e eu perguntar de novo, liga não, tá? rsrsrs
Abraços

Anônimo disse...

eu não tinha nem ideia do que era um technical writer :)

Paulo Henrique disse...

Acho bem interessante. Mas me diga uma coisa (uma pergunta bem imbecil): é condição necessária para um technical writer ter oficialmente formação em TI? Digo, você faz um curso para ser technical writer ou começa a trabalhar nisso por ser da área de TI?
Muito bom o seu blog.
abs

Anônimo disse...

Eu meio que ja sabia, mas so pq vc tinha me explicado :)
O Framemaker deve estar no meio disso tudo ne?

E no meu caso, como eh IT nao tive problemas algum

beijo

Anônimo disse...

Oi Jeanne,

Muito interessante! Acho que gostaria de fazer isso também! Até relaciona-se com o meu trabalho, que entre outras coisas envolve BPM e estruturação de normas organizacionais.

Vc fez um curso específico? Como foi a sua formação? Me formei em administração, mas a maior parte dos projetos da empresa são na área de TI.

Imagino que o mercado por aí deva ser bom, não é?

Se puder me passar qualquer dica, agradeço mesmo!! (lá no blog ou no e-mail la_no_canada@yahoo.ca)

Obrigada pela explicação, by the way... ;)

Abraços,
Mariana

Anônimo disse...

Acompanho seu blog já tem um tempo, e neste post não resisti em comentar. Já passei por isso sim, explicando às pessoas o que é Desenho Industrial rssss...
Sou de uma cidade do interior do Espírito Santo, Colatina (já ouviu falar?) e estou no Rio de Janeiro, onde vim fazer a tal faculdade, então já viu a dificuldade pra explicar quando chego lá, né...
Engraçado é a reação:
"O que vc estuda mesmo no Rio?", "Desenho Industrial!"
"Ahhhh" (alguns segundos depois)
"E o que é isso?"
ou pior: "Nunca soube que vc sabia desenhar..." rssss
A próposito, meu nome é Margareth, e estou naquela fase terrivél que é ver um carteiro e lembrar do consulado canadense...rsss
Bjus

Paula Regina disse...

Fique tranquila que você não está só. Não imagina a dificuldade que é fazer as pessoas entenderem o que faz um assessor de imprensa e como todo este relacionamento acontece entre jornalistas de redação e jornalistas assessores de imprensa! Parece simples mas mesmo no Brasil levei anos explicando o que fazia para muita gente que ate agora ainda nao pegou! Sem problemas... nos acostumamos com o tempo rsrs
bjs pro cê

K disse...

Eu nunca tive problema, mas o marido... ele é gerente de produtos. Nem vou tentar explicar, mas o engraçado é que o chefe dele diz que ele é um pato: porque não nada direito, não anda direito e não voa direito, mas faz um pouquinho de cada coisa.

No caso, ele não sabe muito de cada área da empresa, mas entende um pouquinho de várias.

Beijo,

K.

Fabiane Camargo disse...

heheh eu também não consigo explicar o que eu faço. Trabalho com servidores de aplicação, mas não sou desenvolvedora, as pessoas sempre me olham com cara de interrogação. Bom não complicar muito eu acabo dizendo que sou administradora de sistema ... sei lá ...

Anônimo disse...

Jeanne, finalmente entendi, eheh! Mas que é complicadinho de explicar e entender, isso é!
Um abraço
Rosa
http://casanocanada.wordpress.com/

Anônimo disse...

Data Standards menina!

Anônimo disse...

Data Standards SUXS !

Gus disse...

Oi Jeanne,tudo bom?
Quando entrei na faculdade de "Audiovisual" também tive problemas em explicar o que exatamente eu pretendia fazer... Muita gente achava que eu ia virar aquele cara que leva o projetor para a sala de conferencia e instala o som, etc....
Gosto muito dos seus textos non-technicals. Em breve estaremos por ai (chegamos dia 18/08). abraços. gus

Seu canal de acessórios na net! disse...

haha, meu deus. descobri hj que sou uma technical writer. na verdade eu sou jornalista e entrei numa empresa de Ti pra escrever documentação faz uns 5 anos, mas o cargo ficou como assistente de comunicação. Acho que não havia essa denominação ainda. Vou cobrar a mudança na minha carteira =P ah, uma pergunta, vc sabe dizer a faixa salarial do escritor técnico? Será que eu recebo o que deveria? heheheh

obrigada, adorei o texto.