18 fevereiro 2008

Linha vermelha do metrô de SP é a mais lotada do mundo


A linha vermelha do metrô de São Paulo é a mais lotada do mundo. A linha faz a ligação entre as zonas oeste e leste da capital paulista (clique aqui para ver o vídeo).

No ano de 2007, o trecho leste - oeste recebeu, a cada quilômetro, quase 13 milhões de passageiros. Entrar em um dos vagões da linha vermelha na hora do pico, seja pela manhã ou à tarde, é um verdadeiro desafio para qualquer passageiro.

A reportagem do Conversa Afiada percorreu alguns trechos da linha vermelha. Entre 18h e 19h a Estação da Sé, que integra as linhas azul e vermelha fica lotada. Nas plataformas de embarque os passageiros disputam espaço para entrar em um vagão da linha vermelha.

Quem não pode embarcar na primeira Estação, Barra Funda, sabe que fazer a viagem sentado é impossível. E torce mesmo é para dar a sorte de encontrar ao menos um lugar para se segurar e não cair.

O governo do Estado de São Paulo garante que investe na malha metroviária. Na manhã desta terça-feira, durante a inauguração da Estação de trem Leste-USP, o governador José Serra prometeu melhorias.

A linha vermelha do metrô de São Paulo começou a operar em março de 1979. Na época tinha apenas sete quilômetros. Hoje o trecho tem 22 quilômetros de extensão. Atende 18 estações e faz 1.141 viagens por dia.

A linha leste-oeste do metrô da capital paulista é mais cheia que o metrô de Tóquio e o de Hong Kong.

Reportagem reproduzida na íntegra.

Leia também:

Nenhum comentário: