17 fevereiro 2008

Enjoy your meal

Quando começamos a frequentar restaurantes aqui notamos uma diferença do atendimento que tínhamos no Brasil. Pra começar que a maioria dos garçons/garçonetes são bem jovens, muitas vezes estudantes que cumprem horários esquisitos para pagar a faculdade.

Sempre fomos muito bem recebidos e atendidos com largos sorrisos. Durante a refeição sempre vinha alguém perguntar "Is everything OK?" seguido de um "Enjoy your meal".

No início achamos que era o atendimento padrão de um determinado restaurante, mas todos que frequentamos seguem este padrão, algo parecido com o que se tem no Outback em São Paulo.
A excessão são os restaurantes chineses mas acho que é porque na grande maioria, os garçons que são também proprietários, não falam ou entendem Inglês. Exemplo disso foi quando almoçamos em um restaurante em Chinatown assim que chegamos a Toronto. Pedimos 2 Sprites e o chinês trouxe 2 Pepsis. Toda vez que falávamos alguma coisa ele balançava a cabeça afirmativamente mas não entendia uma palavra do que estávamos dizendo; foi muito engraçado.

Lá na empresa temos um restaurante ótimo se comparado aos que eu conheci em meus trabalhos anteriores. A parte de grelhados é pilotada por um chinês maluco e um outro senhor que deve ser italiano. Eles estão sempre de alto astral e acabam animando meu dia e de todos que passam por lá.

Os fast foods fogem desse padrão de qualidade e bom humor porque as pessoas parecem fazer questão de demonstrar que odeiam seu trabalho. Isso me lembra muito o péssimo atendimento que sempre tive em qualquer Franz Café em São Paulo.

Paramos de frequentar o Mr. Quiznos do Eaton Centre porque toda vez que íamos lá éramos recebidos com caras feias e gritos se pedíssemos para a pessoa repetir o que havia falado. Meu problema não era de audição mas de compreensão. Muitos imigrantes (chineses e indianos principalmente) falam enrolado e a gente não consegue entender.

Acho que as condições de trabalho influenciam bastante em como você será recebido em determinado estabelecimento - claro que existem suas exceções, pessoas que estão sempre de bem com vida independendte do que lhes aconteça - e se as caras não estão lá muito boas eu suspeito de que o dono não seja lá dos melhores patrões.

No Brasil é bem fácil adivinhar por que não encontramos sorrisos por todo canto. Já pensou viver com um mísero salário mínimo? Não tem bom humor que resista, né?

E aqui vai alguns dos locais que fomos bem atendidos em Toronto:

Oliver Bonacini (lá tem café espresso de verdade e pizza fininha): ele está entre os melhores 50 empregadores mas eu deixei de acreditar nessas pesquisas depois do meu último emprego no Brasil.

Bishop and the Belcher: pub que oferece um bom fondue de queijo com vinho da casa. É bem difícil parar na primeira taça de vinho. Também tem vários jogos para você se divertir com os amigos, inclusive o saudoso "Banco Imobiliário". Estivemos lá ontem com o pessoal do Conexão Toronto e adoramos!

Moxie's Classic Grill: meu cunhado nos convidou para jantar na sexta e como não queríamos ir longe por causa do frio (e do horário) atravessamos a rua para conhecer o restaurante. O Pedro pediu um steak e eu me surpreendi com o sabor porque até então não tinha comido carne gostosa por aqui. Eu resolvi não arriscar e pedi uma massa, não me arrependi. O ambiente também é agradável, bem acolhedor.

O bom desses locais é que são bem perto das estações de metrô, o que é muito bom para aqueles que, assim como nós, ainda resistem à tentação do mundo sobre 4 rodas.

Um dos restaurantes que está na nossa lista é o The Sultan's Tent que a Mirella citou neste post.
Fiz aulas de Dança do Ventre durante 1 ano há muitos anos e como não consigo dançar nadica de nada tenho que me contentar em olhar as dançarinas.

2 comentários:

De disse...

Tb fiquei com vontade de ir no Sultan's Tent..
Que tal pro nosso proximo encontro???

BJs!

;)

Leticia W disse...

vixe, esse post me deixou com fome, Jeanne... vou usar essas dicas com der um pulo por ai em abril, se Deus quiser!!