Até segunda ordem, Toronto está sob um Extreme Cold Alert. Isso significa que você deve ter cuidado ao andar na rua para não se congelar (literalmente).
Existem duas coisas que devem ser evitadas:
Frostbite que é o congelamento de parte do corpo ou da pele. O tecido é danificado e você pode até perder aquela parte que congelou. Na média, a pele de uma pessoa começa a congelar após 10 minutos de exposição ao frio intenso.
Você sabe que está "congelando" quando sua pele fica esbranquiçada, com aparência de "cêra" e dura ao toque. Algumas vezes também sente-se dor no local afetado.
Se isso ocorrer tente aquecer lentamente a parte afetada com o próprio calor do corpo ou água morna, mas cuidado para não se queimar porque sua pele estará com pouca sensibilidade.
Frostnip: digamos que seja um congelamento menos severo que Frostbite. Apenas a pele é atingida e ela fica com uma aparência esbranquiçada ou amarelada mas não endurece. Você poderá sentir a pele coçando ou queimando. Caso isso ocorra procure não coçar a área para não causar maiores danos.
Assim como na Frostbite, aqueça a pele lentamente com água morna ou até ar do aquecedor. A situação é revertida quando você sai do frio e vai para um local quentinho.
Uma colega deixou uma garrafinha de água no carro durante o trajeto para o trabalho hoje. Ao chegar na empresa a água estava completamente congelada.
Outro dia esqueçaram um copo com café do lado de fora. Virou picolé!
Sei que esse post ficou meio mórbido e eu mesma nunca vi alguém passar por essa situação de "congelamento", mas de qualquer forma é preciso ter cuidado. Para se ter uma idéia, mesmo com temperaturas negativas próximas a 0°C eu já deixo de sentir meu nariz, bochechas e queixo; eles ficam com uma sensação de dormência.
A previsão para março não é muito animadora mas pelo menos só vamos aguentar esse frio de cão por mais 1 mês!