30 abril 2007

Casa Loma


A Casa Loma definitivamente é um lugar que qualquer ser humano que passe por Toronto não deve deixar de visitar. Em forma de castelo, começou a ser construída em 1911 por Sir Henry Pellat (06/01/1859 - 08/03/1939), que só finalizou sua construção 3 anos depois. Durante algum tempo foi a maior residência da América do Norte com um custo estimado em 3,5 milhões de dólares e mais 1,5 milhão só para mobiliá-la.

Além de acionista da firma de seu pai, Pellat and Pelat, Sir Henry foi soldado canadense e tornou-se cavaleiro em 1905 devido a serviços prestados na milícia Quuen's Own Riles of Canada.

Sua fortuna foi adquirida através de investimentos em hidrelétricas e linhas ferroviárias no Canadá, porém, a Casa Loma tinha um custo de manutenção muito alto e com a Grande Depressão de 1929 ele acabou tendo que vendê-la por motivos financeiros.

Chegaram a pensar em demolir a Casa mas felizmente a prefeitura, em 1937, resolveu fazer dela um museu e abri-la para visitação pública.

A Luciane diz em seu blog que a escola do professor Xavier do filme X-Men "fica" no interior da Casa. Agora terei que assistir esse filme!
Aproveite e passe no blog dela para ver mais fotos.

Um outro filme também teve uma cena de casamento rodada na Casa, chama-se Um toque de rosa. É uma comédia romântica e apesar de não gostar muito desse gênero, acho que vai entrar pra minha lista de coisas que preciso assistir.

O ingresso custa CAD$ 17 e o endereço é:

1 Austin Terrace
Toronto, ON M5R1X8

(416)923-1171
http://www.casaloma.org

9 comentários:

Sandro e Família disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandro e Família disse...

Jeanne

Já passei na porta várias vezes mas nunca entrei na Casa Loma...sempre fica para a próxima, mas sei que é uma das principais atrações da cidade.
Quanto ao processo, tenho certeza que os exames chegam antes de terminar Maio...fique tranquila que logo estará em terras canadenses.

Abração

Anônimo disse...

Legal a historia que vc colocou.. Apesar de ouvir falar bastante da Casa Loma nao sabia da historia dela. Eu nunca fui la, apesar de ter a maior vontade.. Nem sei onde fica!
Mas assim que puder($)irei...rsss..

Bjs!!

;)

Fabi disse...

Acredita que eu nunca fui lá? Sempre fico enrolando...

Ana Celia disse...

Oi Jeanne,
meu marido ja foi na Casa Loma, mas numa das viagens dele para visitar os tios, quando ainda nem nos conheciamos. O Henrique ja foi ver um show infantil "Peter Pan" que a escola levou. Eu nunca fui e para ser bem sincera nem tenho muita vontade, mesmo sabendo que uma parte do filme "X-Men" foi gravada la...:) Sei la so se um dia ganhasse o ingresso de graca.

Bjs,

Leticia W disse...

poxa, não sabia que era ai que tinham filmado x-men!!
pelo que eu me lembro o filme que mais mostra o interior da "escola" do dr xavier é o 3.
abs!!

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

O lugar é bem bacana, mas eu acho caro o ingresso (muquirana, né?).
Ah... na verdade, ouvi dizer que o problema é que o Canada tornou a hidrelética e a companhia eletrica estatal... resumindo.. o cara perdeu tudo o que tinha do dia para a noite.
Assista X-Men... é legal!
bjs

Sandra Vicente disse...

Amo a Casa Loma!
Demais!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Nossa, vou ter muito que visitar essa casa só por conta do X-Men! Hehehe... Assista, sim. É muito bom! E mesmo que não curta a história, devo lhe confessar que Logan Wolverine é um colírio aos olhos. ;o)