13 janeiro 2007

Indo ao dentista no Canadá

Mais uma vez a comunidade Maura, me ajuda! do Orkut me ajudou a entender um pouco mais de como as coisas funcionam no Canadá.

Há controvérsias sobre a qualidade do sistema de saúde canadense. Uns amam outros odeiam. O mesmo acontece com o sistema para tratamento dentário.

Acredito que seja uma questão de sorte. Eu mesma freqüento uma dentista aqui no Brasil que considero boa, no entanto, um colega de trabalho quase perdeu um dente por causa de uma falha dessa mesma dentista.

Transcrevi aqui algumas opiniões de quem já passou por dentistas canadenses e vejo que as coisas não são muito diferentes do que acontece aqui no Brasil. Tudo é muito caro e você precisa encontrar e confiar em um bom profissional.

As outras opiniões podem ser encontradas no tópico Tratamento Dentário na comunidade da Maura:

Dentista em Toronto é muito caro? Tem convênio? São bons?

Praticamente todas as médias e grandes empresas possuem planos de saúde dentário para os funcionários, daí você tem uma cota anual para usar, normalmente varia entre 3 e 5 mil dólares para cada membro da família, os sindicatos da construção civil pagam mais, chega a 15 mil/ano/pessoa os dentistas são ótimos, normalmente eles condenam tudo que foi feito no Brasil e trocam todas as obturações, etc. Os planos cobrem tudo, ate prótese, tipo coroas, blocos, etc. pontes fixas, etc. só são cobertas caso a perda do dente ocorra após você ter começado a trabalhar na empresa. Se você for pagar particular prepare-se: uma simples limpeza + 1 obturação simples custa 300 dólares, o bloco custa 500 dólares, 1 coroa custa 1.200 e por aí vai...

Dentista e oftalmo são particulares. O Governo canadense só paga para crianças e adultos com problemas de saúde que justifiquem a ida freqüente (se você tem diabetes, por exemplo, tem que ir sempre no oftalmo para checar a visão). De resto, você que se vire para pagar. Muitas empresas dão extended health care para seus funcionários. Eu tenho porque sou dependente do meu namorado (ele tem pela empresa dele) e pago 20% do valor total. Se você não tem plano de saúde e tem um acidente, tá ferrado. Uma visita ao hospital, caso você não seja residente permanente ou cidadão, pode custar $400 só para ver o médico (como já aconteceu comigo - na mesma hora meu pé torcido melhorou). Mas, claro, há diversas free clinics que têm clínico geral, mas não fazem exame de sangue, raio-x nem nada.

Pessoal, eu sou protético, e pelos moldes que recebo dos dentistas, posso afirmar com toda a certeza: A classe é igual a dos colegas no Brasil. Explico: existem bons profissionais, de excelente nível, assim como tem muito picareta, que cobra praticamente o mesmo preço e mutila a sua boca. Como todo mundo quer o melhor tratamento, e também pelo melhor preço possível, eu recomendo procurar indicações de amigos.
Realmente qualquer procedimento na área de saúde é caro por aqui. Quase todos nós tínhamos um dentista camarada, em quem confiávamos no Brasil. Eu tinha uma porção, e até diferentes especialistas para me atender! Se eu não tivesse plano dentário, certamente eu preferia pagar umas passagens, visitar a família/amigos e tratar os meus dentes lá em São Paulo! Ficaria a mesma coisa, teria uma semana de férias e saberia que o profissional que fez, caprichou no serviço.

2 comentários:

Carol, Ênio e Leila disse...

Os dentistas e seus altos preços são alguns dos meus fantásmas no Canadá. rs Quando estiver perto de ir, vou fazer uma geral nas três boquinhas aqui de casa, para garantir pelo menos um primeiro ano sem gastos dentários

Anônimo disse...

Opiniões sobre médicos e dentistas são bem pessoais. Não dá para discutir. Mesmo as opiniões sobre o sistema público de saúde do Canadá são controversos. Cada um analisa com seu peso e medida pessoal a partir das experiências vividas aqui no Brasil antes de ir e de lá.
Aqui em casa já costumamos fazer check-up bucal anualmente. Vamos continuar com nossos bons hábitos e lá chegando, tentar manter uma reserva para emergência. O problema maior serão os filhos. Crianças sempre são mais complicadas pois muitas vezes precisam de aparelhos e isso deve ser os olhos da cara por lá.
Beijo