29 janeiro 2007

Alimentação canadense

Depois do idioma acredito que o maior choque cultural é a alimentação quando se chega a um novo país. Felizmente, o Canadá é um país multicultural e por isso pode-se encontrar todo tipo de comida por lá.
Fazendo minhas pesquisas encontrei este depoimento. Infelizmente, não me lembro de onde tirei, pois estava guardado há muito tempo:

Os canadenses normalmente fazem três refeições por dia: pela manhã o breakfast (café da manhã) que inclui cereal com leite, torradas com geléias de frutas, café em uma grande xícara que eles chaman de "mug", panquecas com mel ou similar e em algumas famílias fazem ovos fritos com bacon e um tipo de salsicha. Mas a torrada com geléia e o cereal com leite são indispensáveis no café da manhã canadense. Ao meio dia é a hora do lunch (almoço). O almoço geralmente é muito prático e rápido. A maioria dos trabalhadores não tem horário de almoço de uma hora por exemplo, como temos no Brasil. Por isso, o almoço deles é realmente um lanche. Basicamente uma sopa (compra-se sopa pronta enlatada que é só esquentar) e um sanduíche. O dinner ou supper (jantar) geralmente é servido às cinco horas da tarde. No jantar se faz uma refeição completa que inclui carne, legumes e saladas. No Canadá o arroz não é um costume na alimentação, ele costuma ser substituído pelo purê de batatas. A batata é base das refeições canadenses. Faz-se de tudo com a batata, e o purê é o mais popular. Geralmente ele é servido com um molho que se chama gravy, que é composto de farinha de trigo frita com suco de carne. O frango é também bastante apreciado, já que o Canadá é um grande produtor de aves.

Os canadenses gostam muito de cenouras (cruas) e pickles, uma espécie de pepino curtido no vinagre.

Existe uma vasta rede de fast food no Canadá. Os hambúrgeres e batatas fritas (chamada de french-fries) são muito populares. A comida mexicana é também bastante consumida.

Nos supermercados encontra-se qualquer ingrediente para fazer qualquer tipo de comida. Existe uma seleção muito grande de ingredientes e frutas para se preparar, desde um churrasco gaúcho até uma exótica comida indiana. A maioria dos produtos é importada. Como o Canadá não possui muitas terras férteis para o cultivo de vários legumes e frutas, tudo vem de fora. Algumas frutas, como o mamão e o abacaxi são extremamente caros! Laranja também é bastante cara, por isso consume-se muito suco concentrado ou frutas enlatadas.

Muitas vezes os preços nos supermercados variam muito. Ouvi dizer que os caixas dos supermercados são simpáticos, de bem com a vida. Eles sempre nos cumprimentam com um "Hi" ou com "How are you today?". É difícil encontrar um caixa de supermercado de mau humor ou sem dar pelo menos um sorriso! Quem está aí pode confirmar essa história.

Comer em restaurante não é muito barato, existem restaurantes de todos os tipos espalhados pelo o país. A gorjeta não é incluída na conta, o cliente dá de acordo com sua satisfação em relação ao atendimento. Geralmente as gorjetas em um restaurante comum ficam em torno de $2 a $5 dólares.

As cozinhas das famílias canadenses são equipadas com fogão elétrico de quatro "bocas". Existe o fogão a gás nas lojas para vender, mas não são muito populares.


2 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade a gorgeta é relativa ao valor da refeição. Costuma-se deixar entre 10-20%.

Ah, e eles comem arroz sim... Mas é verdade que muita gente pertence a categora "meat & potatoes", que é o equivalente ao nosso arroz com feijão ;)

Se quiser ver a comida - dá uma olhada nas receitas de revistas como Chatelaine ou Canadian Living. Eu tirava muitas receitas dali. As duas tem site na internet...

Anônimo disse...

Gostei muito desse depoimento. Esse é um assunto muuito importante para mim porque sou muito comilona. Só não vivo sem arroz e feijão... vou ter que dar meu pulos e me virar por lá. Mas curto a idéia da grande variedade de produtos nos supermercados, o que certamente vai me inspirar a comer coisas diferentes.