09 janeiro 2009

Welcome neighbour!


A eleição de Barack Obama evidentemente foi muito importante para os americanos. Mas também é evidente que o "fenômeno Obama" afetou o Mundo inteiro de alguma forma, como pudemos ver nas comemorações e congratulações por toda parte no dia da eleição. Talvez isso seja particularmente perceptível aqui no Canadá, já que os Estados Unidos são o nosso único vizinho.

Esse fenômeno, mais o que meramente político (ou econômico), pode ser também cultural. Este mês, a rádio estatal canadense CBC2 lançou a campanha "Obama's Playlist" ou "49 Songs from North of the 49th Parallel". A idéia é presentear o novo presidente no dia de sua posse com uma lista de 49 músicas que melhor representem os canadenses. Um dos locutores descreveu a iniciativa como montar uma "cesta de quitutes" para dar de presente de boas vindas ao novo vizinho. Nesse caso serão "quitutes musicais".

Esta semana, os programas diurnos estão recebendo dos ouvintes, por telefone ou email, e também de personalidades canadenses, o máximo de sugestões dentro de cada estilo e toda a programação desse horário tem sido dedicada exclusivamente a executar essas sugestões. Com isso será montada uma grande lista para que, na semana seguinte, os ouvintes possam votar e eleger as 49 mais importantes. Além de sugerir músicas compostas ou interpretadas por canadenses, os ouvintes têm também que justificar a sua escolha, dizendo por que aquela música representa bem o Canadá. No dizer de uma outra locutora, a idéia é mostrar ao presidente, através da música, quem são os canadenses.

Glenn Gould, Oscar Peterson, Neil Young, Alanis Morissette, Avril Lavigne, Howard Shore... os mais variados estilos musicais contam com importantes nomes canadenses. Sem dúvida muita coisa boa vai aparecer. E eu compartilho da idéia de que a arte seja talvez o caminho mais curto para se compreender o íntimo de uma cultura. Por isso, desde que cheguei, estou tentando ler, assistir e ouvir o máximo de artistas canadenses.

É claro que ainda não estou aqui há tempo suficiente para poder sugerir alguma música ou artista que melhor capte a alma canadense, mas estou aproveitando a oportunidade para aprender mais sobre esse universo musical que nem sempre é tão divulgado. No programa de música clássica, Tempo, estou conhecendo excelentes compositores canadenses de quem nunca tinha ouvido falar, e apreciando intérpretes de primeira linha que eu nem sabia que eram daqui, além de prestigiar os que eu já conhecia. Passo o dia ouvindo o programa (das 10 às 3 - ainda bem que início de ano ainda não tem muito trabalho...) e depois vou na playlist tomar nota do que mais me agradou. E já ouvi de tudo um pouco, até um arranjo para metais do Tico-tico no Fubá!

Para quem quer conhecer mais da música canadense (ou para quem nem sabia que isso existia) fica aqui a dica.

8 comentários:

Alexandra disse...

segundo o Alan, música canadense tem praticamente um tema só: é sempre sobre terras, arvores, clima, "the land" ;) It's about the landscape ;)

Pedro disse...

hahaha!
Bem observado, Alexandra. Pelo menos a maioria dos ouvintes que sugeriu compositores canadenses citava peças que tinham Inverno no nome. Parecem que eles consideram o frio um aspecto importante do "True North".
Mas aqui vai uma exceção que o Alan deve conhecer: "The Old Toronto Klezner Suite" de Srul Irving Glick, cujo primeiro movimento é "Kensington Market" (é claro que lembrei de vocês). Já está no meu iPod!

:= disse...

acho que este eh mais um exemplo da "polidez" canadense, sem falar do politicamente correto.

O casal disse...

mt interessante essa forma de se "apresentar"

mas ao falar, canadá e canadense, será q tb lembrarão dos francófonos e das músicas em francês?? q tb fazem parte do canadá?

Julio Samico disse...

Que tal The Guess Who com Share the Land ou American Woman?

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Já ouviu falar do Gordon Lightfoot? Eu escolheria uma musica dele para mandar ....
http://www.gordonlightfoot.com/gordonlightfootbiography.shtml
Musica: http://www.youtube.com/watch?v=MOOs-MqDOI0

Pedro disse...

Sim, tem bastante gente sugerindo artistas de Quebec, inclusive com músicas em Francês.
Acompanhei muito pouco os programas de música pop, mas sei que Lightfoot é um dos mais sugeridos, e que The Guess Who também não ficou de fora.
Um que eu quase achava que seria esquecido foi o Quartetto Gelato, mas ontem apareceu também.

O casal disse...

opa, obrigado pela resposta Pedro.

e parabéns pelo blog... sempre passo por aqui! Mt bom!

abraços