12 janeiro 2009

Por que a água não congela nos canos?


Aposto que você já se fez essa pergunta pelo menos uma vez durante o inverno, mas encontrou a resposta?

Estive pesquisando e encontrei uma resposta bem plausível nesse blog, que explica que existe uma linha de congelamento no solo e abaixo dela nada congela, portanto, os canos são instalados abaixo dessa linha para manter a água sempre líquida.O mesmo ocorre com a fundação das casas para que o frio não trinque o concreto.

Uma outra explicação é, na verdade, um grande chute meu. Encontrei algo chamado heat tapes, que são uma espécie de fio que você coloca em volta do cano para aquecê-lo. Acho que elas são usadas mais como solução para água congelada nos canos do que a própria prevenção.

Minha irmã mora em uma cidadezinha no Japão, onde a temperatura não passa de -10°C no inverno, mas mesmo assim ela enfrentou este tipo de problema e ficou sem água durante 3 dias.

Aqui eu nunca ouvi nenhum relato sobre isso, mesmo porque o sistema de aquecimento das casas deve ser muito mais poderoso que na cidade em que ela mora, já que temos que enfrentar temperaturas muito inferiores a -10°C.

2 comentários:

Alexandra disse...

Não via resposta dada no outro blog mas é por aí mesmo - os canos são enterrados num nível onde não congelam e o aquecimento das casas mantém os canos que passam pelas mesmas aquecidos. É muito importante não deixar congelar pois se congelar os canos arrebentam (a agua expande qunado passa de liquido para solido). Quem tem cottages que não são preparadas para o inverno (ou seja, não são aquecidas e portanto não são utilizadas no inverno) têm que preparar a mesma para o inverno. Uma das coisas que eles fazem é fechar o registro de agua e esvaziar os canos para que não se rompam durante o inverno.

Quando ficamos 4 dias sem energia durante a Ice Storm de 98, essa era a principal preocupação do Alan... Pois trocar o encanamento da casa é uma fortuna!

K disse...

Mas se você morar numa casa e for viajar durante o inverno, tem que esvaziar os canos para não ter surpresa ruim na volta.

Eu achava que não congelava no dia a dia, simplesmente, porque a água estava sendo usada e não dava tempo de congelar. Pelo visto, é mais complicado do que isso.

Beijo,

K.