26 janeiro 2009

Minha nova mania

Como descendente da geração dos anos 80, que teve coisas muito bregas mas outras muito legais, sou fã de um jogo que marcou a vida de muita criança daquela época e continua fazendo a cabeça de muito marmanjo: o Banco Imobiliário! Talvez você o conheça por Monopoly, e se já jogou sabe do que estou falando.


A foto, retirada da internet, é uma das primeiras versões do jogo no Brasil, bem parecida com a versão gringa que eu ganhei do Pedro no meu aniversário, e que nos tornou viciados instantaneamente. Começamos a jogar às 10 da noite de domingo e só fomos parar à meia-noite e meia (no auge do jogo) porque tínhamos que trabalhar no dia seguinte ("o trabalho escraviza o homem").

Consegui reviver emoções de mais de 25 anos atrás e não vejo a hora de chegar o próximo fim de semana para começarmos a jogar mais cedo.

Uma coisa interessante que percebi durante o jogo, e que não é possível avaliar enquanto criança, é que a forma que cada um joga reflete um pouco de como ele lida com dinheiro na vida real. É fácil perceber quem é mais gastador e tem um perfil investidor de alto risco e quem é mais conservador e que gosta de poupar.

Mas isso não é privilégio deste jogo. O War também revela perfis aventureiros, que vão à guerra com a cara e a coragem, e aqueles mais cautelosos e estratégicos. Qual dos dois é o seu?

11 comentários:

Tathi disse...

Nossa...que saudades bateu do tempo que jogava banco imobiliario!!
Tá aí...vou juntar uma turma um dia desses e arriscar um joguinho!!!
Boa semana pra vcs!
Beijocas...

Tathi

Ross e Rachel disse...

Nossa, eu adorava este e o War, mas faz tempo que não jogo..r.s..
Tá na hora de marcar com os amigos para relembrar...rs.

Bjs
Rachel

Denis Wolpert disse...

Banco Imobiliario, War, só faltou o Jogo da Vida... rs...
Abraços

Unknown disse...

Nossa, sensacional!
War eu joguei muito pouco mas Bco Imobiliário sempre foi um hit! A gente até tinha um que tivemos que deixar no Brasil... :(
Mas tá na minha lista de compras!

Fabio, Valquiria e Letícia disse...

Que saudades!
Vamos marcar uma partida?????
Tinha o detetive tb. lembra?
Abs.,
Fábio

Ju disse...

Adoro jogos de tabuleiro! Acho que é uma das coisas que mais sentimos falta por aqui: não ter os amigos com que sempre jogávamos WAR e Imagem e Ação! Nossas maratonas de WAR em SP chegavama a varar a noite!

Dá pra jogar banco imobiliário de 2? rs....já estou pensando em comprar um pra jogar com o marido.

Beijos,
Ju

Paula Regina disse...

Eu adoro o Banco Imobiliário!! Tive um igualzinho este da foto e jogava muito! Desde que cheguei no Canadá estou ensaiando para comprar o Monopoly, quem sabe um dia...

Lucia disse...

Olá Jeanne,
Puxa, o banco imobiliário traz lembranças dos bons tempos da infância e adolescência!!! Você já ouviu falar de um jogo chamado Rummikub? É muito legal e dinâmico, além de também viciar os jogadores. Experimente jogá-lo quando tiver oportunidade, vale a pena.
Abraços,
Lúcia e Sérgio

Leticia W disse...

vc viu a versao eletronica com cidades do mundo inteiro? eu queria comprar pra levar mas já vamos pagar os tufos de excesso de bagagem. :)

Ernani disse...

Nós tanto gostamos que trouxemos o nosso banco imobiliário do Brasil :-)

Anônimo disse...

*momento nostalgia* NOSSA, era justamente ESSE tabuleiro que nós tínhamos em casa! E, como Ross e Rachel, eu também adorava WAR.

Estou gostando muito do blog, já vou adicioná-lo ao meu reader o/