02 dezembro 2008

Uma luz no fim do túnel


Os imigrantes - na verdade não somente eles - ficaram isatisfeitos com a vitória do partido Conservador nas eleições canadenses, e quando todos achavam que tudo estava perdido (principalmente por causa da maledeta lista das 38 profissões de alta demanda da qual falei no post anterior) eis que ocorre uma reviravolta e o Partido Liberal ganha destaque na cena política.
Para saber sobre essa confusão sugiro que você leia o post da Alexandra, que inclui links para o assunto.

Claro que a novidade despertou a pulguinha na minha orelha, e a pergunta que não quer calar é: “haverá novas (boas) mudanças nas regras de imigração?”
Será que essa “lista das 38” vai vingar, ou vão descobrir um jeito mais justo e eficaz de trazer imigrantes qualificados?

Olha, essa lista daria um post à parte porque ela mais confunde do que esclarece. Como que um pedreiro ou um encanador pode ser um skilled worker...no Brasil? Como que ele vai conseguir a pontuação necessária para passar no processo? E este é só um dos poucos casos não esclarecidos.
O Pedro acha que o Canadá não está com foco nos pedreiros brasileiros, mas nos indianos que já possuem Inglês em seu sistema de ensino. Eu realmente não sei se é isso, e sinceramente, não me informei se para ser pedreiro na India precisa de curso superior.

O que sei é que achei essa lista absurda e uma tremenda falta de respeito e consideração com que aplicou depois de 27 de fevereiro. Na época da aplicação as regras ainda não haviam mudado, portanto, acho que eles deveriam fornecer o visto a estas pessoas...ou então deveriam ter parado de aceitar novas aplicações até que as novas regras fosses estabelecidas. Mudar tudo no último minuto do segundo tempo é sacanagem!

6 comentários:

Fabiane Camargo disse...

oi Jeanne, concordo plenamento com você. Eu e meu marido nos aplicamos dia 29/02, ou seja, por causa de 2 dias, ficamos 9 meses esperando e recebemos esse não. Claro que eles não pensam nem um pouco no emocional de cada um que por dia a fio, ficou ansiosamente esperando alguma notícia do Canadá. Enfim estou realmente desapontada com isso tudo, e por enquanto ainda pensando no que fazer como alternativa.
Super beijo.

.polyana. disse...

nossa, e eu pensando que era só o depto de imigração dos EUA que era uma merda! infelizmente, acho que com essa lista, os canadenses nem estão pensando no pedreiro na Índia, mas sim em abaixar o nível de imigração mas com uma documentação dizendo, "Mas nós damos oportunidades para estrangeiros, tá vendo essa nova lei revolucionária?! Estamos aceitandoa té encanadores!" Não que essas profissões não sejam super utéis para a economia Canadense... A minha mãe trabalha como faxineira nos EUA e o meu pai padeiro (mas tb já fez de TUDO lá), e certamente são profissões com mais demanda que essas na lista, e certamente existem profissões que não exigem nemhum curso que também precisa de pessoas qualificadas e DESPOSTAS a seguir essas carreiras. Essas leis com essas datas de "deadlines" também não ajudam nada para quem quer ser legalizado, mas dar mais espaço para o depto de imigração como desculpa para negar esses pedidos feitos no começo do ano... enfim - tentei engulir isso tudo por 20 anos - agora tô de volta no brasil e só vejo os meus pais e amigos sofrerem com isso - tudo é causa de esperança para alguma mudança nas leis de imigração nos EUA, todo dia acordam pensando, "será que a minha carta chegará hoje para eu ser entrevistada na imigração?" ... é complicado e super estressante, eu sei. mas é só ter paciência e se organizar se tiver jeito! beijooss.

Lá e Dá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Re, Li e Lily disse...

Também acho uma baita sacanagem, mas creio que isso mude em breve.
Não acredito que essa seja a melhor maneira de resolver a grande quantidade de processos. É preciso que seja feito algo mais, diríamos, inteligente.
Bjs

Ninha, Doane e Christal disse...

Oi pessoal !
Putz, vcs falaram tudo agora ...
EU concordo com cada palavra.
Nosso processo foi iniciado e aberto no dia 12/05/2008 e msm com as mudanças, ficamos dentro, mas tb acho uma sacanagem com quem ja teve seu processo aberto antes da tal lista. Eu acredito sim que muita água ainda vai rolar. Não em o menor cabimento.

Parabéns pelo blog, adorei ! =)

Abraços

K disse...

Eu não concordo com essa lista, mas, verdade seja dita, eles avisaram das mudanças e que valeriam para os aplicantes a partir de 27/02/08 há muito tempo. Acho que o anúncio saiu no final de março ou início de abril. Na verdade, o povo que aplicou nesse meio tempo deveria espernear demais porque eles, sim, foram pegos totalmente de surpresa, mas todo o resto sabia que a lista viria. E já davam a entender que boa coisa não seria. Foi um risco mesmo.

Beijo,

K.