08 dezembro 2008

Esquiando pela primeira vez


Na ida, a neve dos dois lados da estrada é um espetáculo à parte.

Eu costumava sair para tirar fotos cada vez que nevava, mas neste ano ainda não foi possível, ou por falta de tempo ou por um frio de lascar como o de ontem.

Tentei sair com os cachorros para passear mas desistimos na primeira esquina. Até que nos 2 segundos sem vento não estava tão frio (-10C), mas quando batia aquela ventania a temperatura dobrava e a sensação era de -20C, aí não tem quem aguente!

Chegando perto do Blue Mountain já dá para ver as pistas de esqui.


No sábado tivemos sorte porque não estava ventando muito e pudemos aproveitar nossa estréia como esquiadores lá no Blue Mountain. No começo eu não estava nem um pouco animada porque dá um trabalhão danado para você alugar todo o equipamento e colocar aquelas botas, que são a parte mais difícil. Aliás, para tirá-las precisei da ajuda do Pedro porque meu pé ficou entalado!

Pegamos um pacote com aulas para o dia todo, e confesso que o começo é realmente massante, mas muito importante para quem quer se aventurar nesse esporte. Eu mal podia me conter, queria mais é subir lá no topo da montanha e me esborrachar, mas ainda não foi desta vez porque somos iniciantes e só ficamos na pista para alunos mesmo. No final eu já estava de saco cheio das aulas e fui uma aluna meio desobediente. Larguei o pessoal e desci a pista à toda velocidade. Que delícia! Só então pude provar o gostinho dos esquis e fiquei com vontade de mais! Não vejo a hora de esquiar de novo, mas agora de verdade, lá no alto.

Olha o Pedro descendo a "montanha":


Achei infinitamente mais fácil que patinar no gelo, pois escorrega menos e eu consigo ter mais domínio do que estou fazendo. Com os patins eu só consigo parar se algum obstáculo atravessar o meu caminho, tipo uma pessoa ou uma árvore, mas com esqui é muito fácil!

Uma vista do parque:



E agora visto do alto (foto tirada pelo Gustavo):


A volta até daria um post à parte porque foi nossa primeira experiência de dirigir na neve (e sem pneus de inverno!). Na estrada até que foi tranquilo, apesar de termos levado 3 horas para voltar por causa do trânsito. O bicho pegou quando chegamos perto de casa e as ruas ainda estavam cobertas pela neve. O Pedro foi fazer uma curva e o carro derrapou, depois pisou no freio para parar no semáforo vermelho, mas quem diz que o carro parou? Felizmente estávamos a uns 20 km/h e o carro que estava à nossa frente tinha uma distância considerável, senão teríamos dado uma batidinha de leve.

E por último, a hora de tirar a neve do pára-brisa do carro:


Deixamos nossos amigos em casa e eu resolvi voltar dirigindo para ver como era. Chegando na rampa da garagem, pisei no freio de uma vez e novamente aquela situação assustadora: o pedal do freio travou junto com as rodas e o carro desceu derrapando. Quando finalmente parou, eu pisei no pedal devagar e vi que desta forma não derrapava. Depois dessa experiência fiquei assustada!

14 comentários:

Beto disse...

Eu ainda nao pude fazer atividades externas, pois ainda nao comprei botas e roupas par o frio, eu me viro com o sapato que trouxe do brasil, mas nao da para ficar mais que 10 minutos fora, quando o ônibus demora XIIIIIIIII esquiar nem pensar.

Júlia Ribeiro disse...

Oi Jeanne,
leio sempre seu blog e post de hoje me interessou bastante. Estou indo conhecer Toronto agora (viajo dia 25/12 e fico até 02/02) para consolidar os planos de imigração.

Mas fiquei mesmo empolganda com a ida à Blue Mountain. Queria saber qto vc gastou pelo dia de aulas e o aluguel dos equipamentos, se não for perguntar demais. Será que tem algum ônibus que saia de TO para quem está sem carro?

Obrigada,
Júlia.

;) Conexao Toronto disse...

Oi Jeanne..

Tive a mesma experiencia com o carro no primeiro dia de neve, mas eu nao tava tao devagar( nem correndo) e simplesmenete o carro nao parou no PARE. Ainda bem que foi na rua local aqui perto e ninguem vinha..
Quase tive um treco e to meio com medo de dirigir na neve de novo...

;)

guerson disse...

O Alan sempre diz isso mesmo: para dirigir no inverno, vc *não pode* pisar no freio de uma vez. Tem que ser bem devagar mesmo senão o carro derrapa mesmo. Por isso tem que começar a freiar beeeeem longe do semáforo e dar bastante distância entre um carro e outro.

Paulo Mello disse...

Oi Jeanne,

Cada foto que vejo me apaixono mais pelo Canadá. Fora o susto com o freio o dia deve ter sido maravilhoso.
Grande abraço,
PM

Carolina disse...

Ai que frio gostoso. Estou gostando muito do blog.

abç,
Carol

K disse...

Você é muito corajosa! Eu até tive uma certa facilidade pra esquiar, mas não tenho a menor vontade de sair da pista de aprendizagem. Tá doido! O controle que você tem sobre aquilo é relativo... cair de esqui é complicado porque eles não saem do seu pé. Enfim... minha terapeuta quebrou os DOIS joelhos, de uma vez só, esquiando e um amigo meu quebrou o braço em dois lugares, teve que colocar pino e tal. Acho que eu nunca vou numa pista avançada :)

Dirigir na neve deve ser outra aventura...

Beijo,

K,

Ju e Ivan disse...

Bom saber que esquiar é mais fácil que patinar...eu queria aprender a patinar mas acho que sou muito descordenada pra isso. Quanto a dirigir na neve é complicado mesmo...passei medo hoje, mesmo saindo de vagarinho o carro vai meio que fazendo um zigue-zague de leve que é horrível...ainda estou tentando me acostumar, mas estou achando muito bizarro!

Beijos,
Ju

Re disse...

Oie!! foi muito gostoso mesmo!
Obrigada mais uma vez pela carona.
Queremos voltar logo! Vamos??
Bjs

Ciça Donner disse...

Ai mana, acabei de falar em "atividades externas"... oh dificuldade!!!

O carro? Menina, nunca agradeci tanto ao senhor ter garagem...

Wagner disse...

Oi Jeanne, fantastico esse Post!!!

Viu como eh legal esquiar, eu te falei neh!?

Esse ano eu comprei o passa na Blue, me avisem se quiserem um dia combinar de irmos juntos!!!

A visa lah de cima da Blue eh a melhor parte do passeio, eh muito lindo! Persista nas suas aulas que logo logo jah vai estar encarando o topo! :)

Sobre dirigir na neve, queria dizer que se voce tivesse pneus de neve veria como eh mais facil dirigir. Todo esse medo e inseguranca de um pneu all-season eh praticamente eliminada com um bom snow tire. Eu comprei um esse ano e estou surpreso com a diferenca. Olha soh esse video aqui pra ver como eh facil manobrar e freiar com eles: http://www.youtube.com/watch?v=w8VMN-u8dT4

Eh um investimento que voce recupera facil soh pelo fato de evitar acidentes que te custariam uma franquia de $1,000 dolares. Eu estou preparando um post no meu blog para comentar sobre isso.

De qualquer forma, boa sorte nos tuas proximas aventuras com os skis!!!! :)))

Um abraco,
Wagner do Quentinhas do Canada
http://quentinhas.org

Brasil na Italia disse...

Ai, que vontade de brincar na neve! :) Aqui em Firenze é muito difícil nevar e por isso pensei de ir para montanha. A dúvida era exatamente essa do carro, como fazer para chegar lá com as rodas escorregando?

Os manuais dizem psra instalar as correntes na roda, mas eu não tenho a menor idéia de como isso funciona!

Aliás, se você souber, poderia fazer um passo-a-passo.. rs!

RioGringa disse...

Snow! What a foreign concept to me right now. I kind of miss it though. I heart you guys--your comments always lift my spirits when the other ones are getting me down!! beijos

Mirella disse...

Tive a mesma sensação que vc ao esquiar... O começo é um saco, sem contar o bando de criança ao seu lado que skiam melhor que vc, né? ehehehe
Mas depois lá de cima é muito mais legal, meu problema é descer da gondola... sempre vou pro chão, a godola para e faço aquele carnaval!!!
Ah... gostei de te ver novamente nos sábado...
bjks