08 dezembro 2008

Esquiando pela primeira vez


Na ida, a neve dos dois lados da estrada é um espetáculo à parte.

Eu costumava sair para tirar fotos cada vez que nevava, mas neste ano ainda não foi possível, ou por falta de tempo ou por um frio de lascar como o de ontem.

Tentei sair com os cachorros para passear mas desistimos na primeira esquina. Até que nos 2 segundos sem vento não estava tão frio (-10C), mas quando batia aquela ventania a temperatura dobrava e a sensação era de -20C, aí não tem quem aguente!

Chegando perto do Blue Mountain já dá para ver as pistas de esqui.


No sábado tivemos sorte porque não estava ventando muito e pudemos aproveitar nossa estréia como esquiadores lá no Blue Mountain. No começo eu não estava nem um pouco animada porque dá um trabalhão danado para você alugar todo o equipamento e colocar aquelas botas, que são a parte mais difícil. Aliás, para tirá-las precisei da ajuda do Pedro porque meu pé ficou entalado!

Pegamos um pacote com aulas para o dia todo, e confesso que o começo é realmente massante, mas muito importante para quem quer se aventurar nesse esporte. Eu mal podia me conter, queria mais é subir lá no topo da montanha e me esborrachar, mas ainda não foi desta vez porque somos iniciantes e só ficamos na pista para alunos mesmo. No final eu já estava de saco cheio das aulas e fui uma aluna meio desobediente. Larguei o pessoal e desci a pista à toda velocidade. Que delícia! Só então pude provar o gostinho dos esquis e fiquei com vontade de mais! Não vejo a hora de esquiar de novo, mas agora de verdade, lá no alto.

Olha o Pedro descendo a "montanha":


Achei infinitamente mais fácil que patinar no gelo, pois escorrega menos e eu consigo ter mais domínio do que estou fazendo. Com os patins eu só consigo parar se algum obstáculo atravessar o meu caminho, tipo uma pessoa ou uma árvore, mas com esqui é muito fácil!

Uma vista do parque:



E agora visto do alto (foto tirada pelo Gustavo):


A volta até daria um post à parte porque foi nossa primeira experiência de dirigir na neve (e sem pneus de inverno!). Na estrada até que foi tranquilo, apesar de termos levado 3 horas para voltar por causa do trânsito. O bicho pegou quando chegamos perto de casa e as ruas ainda estavam cobertas pela neve. O Pedro foi fazer uma curva e o carro derrapou, depois pisou no freio para parar no semáforo vermelho, mas quem diz que o carro parou? Felizmente estávamos a uns 20 km/h e o carro que estava à nossa frente tinha uma distância considerável, senão teríamos dado uma batidinha de leve.

E por último, a hora de tirar a neve do pára-brisa do carro:


Deixamos nossos amigos em casa e eu resolvi voltar dirigindo para ver como era. Chegando na rampa da garagem, pisei no freio de uma vez e novamente aquela situação assustadora: o pedal do freio travou junto com as rodas e o carro desceu derrapando. Quando finalmente parou, eu pisei no pedal devagar e vi que desta forma não derrapava. Depois dessa experiência fiquei assustada!

14 comentários:

Anônimo disse...

Eu ainda nao pude fazer atividades externas, pois ainda nao comprei botas e roupas par o frio, eu me viro com o sapato que trouxe do brasil, mas nao da para ficar mais que 10 minutos fora, quando o ônibus demora XIIIIIIIII esquiar nem pensar.

Júlia Ribeiro disse...

Oi Jeanne,
leio sempre seu blog e post de hoje me interessou bastante. Estou indo conhecer Toronto agora (viajo dia 25/12 e fico até 02/02) para consolidar os planos de imigração.

Mas fiquei mesmo empolganda com a ida à Blue Mountain. Queria saber qto vc gastou pelo dia de aulas e o aluguel dos equipamentos, se não for perguntar demais. Será que tem algum ônibus que saia de TO para quem está sem carro?

Obrigada,
Júlia.

De disse...

Oi Jeanne..

Tive a mesma experiencia com o carro no primeiro dia de neve, mas eu nao tava tao devagar( nem correndo) e simplesmenete o carro nao parou no PARE. Ainda bem que foi na rua local aqui perto e ninguem vinha..
Quase tive um treco e to meio com medo de dirigir na neve de novo...

;)

Anônimo disse...

O Alan sempre diz isso mesmo: para dirigir no inverno, vc *não pode* pisar no freio de uma vez. Tem que ser bem devagar mesmo senão o carro derrapa mesmo. Por isso tem que começar a freiar beeeeem longe do semáforo e dar bastante distância entre um carro e outro.

PRGMELLO disse...

Oi Jeanne,

Cada foto que vejo me apaixono mais pelo Canadá. Fora o susto com o freio o dia deve ter sido maravilhoso.
Grande abraço,
PM

Carolina disse...

Ai que frio gostoso. Estou gostando muito do blog.

abç,
Carol

K disse...

Você é muito corajosa! Eu até tive uma certa facilidade pra esquiar, mas não tenho a menor vontade de sair da pista de aprendizagem. Tá doido! O controle que você tem sobre aquilo é relativo... cair de esqui é complicado porque eles não saem do seu pé. Enfim... minha terapeuta quebrou os DOIS joelhos, de uma vez só, esquiando e um amigo meu quebrou o braço em dois lugares, teve que colocar pino e tal. Acho que eu nunca vou numa pista avançada :)

Dirigir na neve deve ser outra aventura...

Beijo,

K,

Ju disse...

Bom saber que esquiar é mais fácil que patinar...eu queria aprender a patinar mas acho que sou muito descordenada pra isso. Quanto a dirigir na neve é complicado mesmo...passei medo hoje, mesmo saindo de vagarinho o carro vai meio que fazendo um zigue-zague de leve que é horrível...ainda estou tentando me acostumar, mas estou achando muito bizarro!

Beijos,
Ju

R disse...

Oie!! foi muito gostoso mesmo!
Obrigada mais uma vez pela carona.
Queremos voltar logo! Vamos??
Bjs

Ciça Donner disse...

Ai mana, acabei de falar em "atividades externas"... oh dificuldade!!!

O carro? Menina, nunca agradeci tanto ao senhor ter garagem...

Wagner disse...

Oi Jeanne, fantastico esse Post!!!

Viu como eh legal esquiar, eu te falei neh!?

Esse ano eu comprei o passa na Blue, me avisem se quiserem um dia combinar de irmos juntos!!!

A visa lah de cima da Blue eh a melhor parte do passeio, eh muito lindo! Persista nas suas aulas que logo logo jah vai estar encarando o topo! :)

Sobre dirigir na neve, queria dizer que se voce tivesse pneus de neve veria como eh mais facil dirigir. Todo esse medo e inseguranca de um pneu all-season eh praticamente eliminada com um bom snow tire. Eu comprei um esse ano e estou surpreso com a diferenca. Olha soh esse video aqui pra ver como eh facil manobrar e freiar com eles: http://www.youtube.com/watch?v=w8VMN-u8dT4

Eh um investimento que voce recupera facil soh pelo fato de evitar acidentes que te custariam uma franquia de $1,000 dolares. Eu estou preparando um post no meu blog para comentar sobre isso.

De qualquer forma, boa sorte nos tuas proximas aventuras com os skis!!!! :)))

Um abraco,
Wagner do Quentinhas do Canada
http://quentinhas.org

Brasil na Italia disse...

Ai, que vontade de brincar na neve! :) Aqui em Firenze é muito difícil nevar e por isso pensei de ir para montanha. A dúvida era exatamente essa do carro, como fazer para chegar lá com as rodas escorregando?

Os manuais dizem psra instalar as correntes na roda, mas eu não tenho a menor idéia de como isso funciona!

Aliás, se você souber, poderia fazer um passo-a-passo.. rs!

RioGringa disse...

Snow! What a foreign concept to me right now. I kind of miss it though. I heart you guys--your comments always lift my spirits when the other ones are getting me down!! beijos

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Tive a mesma sensação que vc ao esquiar... O começo é um saco, sem contar o bando de criança ao seu lado que skiam melhor que vc, né? ehehehe
Mas depois lá de cima é muito mais legal, meu problema é descer da gondola... sempre vou pro chão, a godola para e faço aquele carnaval!!!
Ah... gostei de te ver novamente nos sábado...
bjks