17 dezembro 2008

Neve...e silêncio


Se tem uma das coisas que mais gosto quando neva bastante é o som que a cidade produz. Vou explicar.

Não sei se é impressão minha, mas depois que pára de nevar e a cidade está todinha branca, eu acho que os sons urbanos ficam um poucos "abafados" e isso me traz uma sensação boa, de tranquilidade.

OK, vocês vão dizer que é porque as ruas ficam mais desertas e os carros andam em baixa velocidade, produzindo menos ruído. Pode até ser, mas vocês hão de concordar comigo que alguma coisa muda, não é mesmo?

Olhando para esta foto eu quase consigo ouvir o "som do silêncio" que estava na rua pela manhã:


Tudo deserto, sem passarinhos fazendo algazarra nas árvores, e nem os habituais cachorrinhos saíram para seus passeios matinais.


Da próxima vez que nevar bastante (parece que não vai demorar muito), tente reparar nos sons que você ouve na rua e me diga se você notou alguma diferença.

A minha explicação para este "fenômeno" é que talvez a neve "filtre" um pouco dos ruídos, tornando a cidade mais silenciosa. Quem entender desse assunto pode confirmar minha teoria ou dizer se estou realmente viajando nas idéias.

14 comentários:

Paula Regina disse...

Não é só você não Jeanne, eu sinto uma paz infinita quando caminho em meio à este cenário que vc descreveu e é justamente por isso que o inverno é a minha estação preferida no hemisfério norte. Caminhar em meio à neve após ter parado de never é terapia pura, eu costumo meditar muito pois é o cenário ideal!
bjs

tubra disse...

eu tambem percebo que fica um silencio... parando pra pensar na fisica da coisa, ate que faz sentido. A "acustica" da rua fica mais "morta".
=]

E sexta vem tempestade de neve.

O Lacombe disse...

Jeanne, acho que sua teoria faz sentido. Como a neve faz uma superficie porosa, deve absorver os sons dando a sensacao de estarem abafados. Deve ter algum estudo na area de urbanismo em relacao a isso. Acho que vou pesquisar porque achei bem interessante.
Abracos

Juba e Dea disse...

Interessante o lance do silêncio...acho que vou gostar tbm...

abçs
andrea e juba

Alexandra disse...

Eu AMO esse silencio e estou curtindo muito ver tudo se cobrindo de branco hoje.

Eh isso que eu sinto falta - o inverno em Montreal eh todo assim...

Dri disse...

Oi, Jeanne! Também estou curtindo demais toda essa neve. Li sobre esse tal do 'silêncio' ainda ontem no site da CBC. Veja só:
"Snow makes things quieter because the air pockets in fresh snow absorb and trap sound waves. But ambient noise returns when surface snow hardens and begins to reflect more sound. In places where there is really hard snow, the icy surface will actually cause noise to travel farther."
Curioso, não?!
Bjs

Alexandre Guimarães Reis disse...

Jeanne,

sempre leio o seu blog, mas acabei nunca escrevendo um recado. Como diz o ditado, sempre tem a... entao aqui vai uma hipotese para o silencio: A neve deve servir como um ótimo isolante acustico, ela tem baixa densidade, volume e ocupa quase todos os espaço abertos impedindo que o som ecoe ou possa refletir estruturas de concreto, asfalto, metalicas....bom é uma justificativa bem racional, mas interessante também, pelo menos na minha opinião!! Grande Abraço

Yara e Tiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
De disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Taís Jacques disse...

Ah! como eu gostaría de já ter ouvido este som...Mas quem sabe em 2009, né! O Natal aí, com toda essa neve, deve ficar mais bonito e muito mais aconchegante, por falar nesta data, quero desejar a vc e ao Pedro, um belíssimo Natal e um ótimo Ano Novo, que em 2009 vcs contiuem conquistando todos os seus sonhos!!

bjs

Taís Jacques

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Perto da poluição sonora que temos, esse silência é uma benção.

E a visa segue...

Ana Celia disse...

Oi Jeanne,
Aqui aonde moramos temos sempre silencio, com ou sem neve...:)

Bjs para vc e o Pedro...
E um otimo comeco de ano para vcs.

Bjs,
Ana

Leticia W disse...

ai, vou sentir muita falta da paz e do silencio aqui do interior, viu...
não te contei, mas voltamos em fevereiro :(
fiquei muito triste mas agora já estou melhor, pelo menos vou ver meus bebes logo! :)

Rachel disse...

that's one of the few things I like about when it snows... I love how quiet it gets.