06 agosto 2008

Neighbours, eh?


Para quem ainda fica curioso com o "sotaque" canadense, saibam que até a Casa Branca se preocupa com isso. Vejam só esta notícia que eu encontrei hoje, sobre um manual usado pela comitiva americana que visitou o Canadá há 4 anos. Além de explicar o significado da expressão "eh?", ainda ensina que aqui, para chamar uma pessoa para si, usa-se a mão inteira, e não apenas o indicador. Também recomenda tirar os ósculos de sol durante uma conversa e o chapéu quando dentro de casa. Imagino que americanos precisariam dessas instruções...

Um aspecto do Canadá para o qual eu só atentei depois que cheguei aqui é o fato de que só temos um vizinho. Bem diferente do Brasil, que faz fronteira com nada menos que dez países. E o Canadá parece estar culturalmente muito mais próximo do seu único vizinho do que o Brasil de qualquer dos seus dez. Sem mencionar que essa fronteira, o famoso "49th parallel", já foi decantado como a única fronteira não vigiada do mundo (faz tempo...).

É claro que o Canadá tem a sua própria história, sua própria cultura, sua própria personalidade, e até, em certa medida, o seu próprio sotaque! Por que não? Sem mencionar o charme peculiar da parte francófona. Eu passei apenas um dia nos Estados Unidos e podia perceber a todo momento que não estava no Canadá. No entanto, não me parece que a distância seja tão grande para precisar de "manual de instruções" como esse.

Já que estamos falando em fronteiras, às vezes eu tenho a impressão que alguns americanos gostariam que os Estados Unidos fossem uma ilha, para não ter nenhuma. Talvez seja uma herança britânica que não pegou aqui no Canadá.


Um comentário:

K disse...

Bom, sem dúvida, eles adorariam ser o único país no mundo.

Aliás, adorei quando estive em Londres. Na imigração do aeroporto, tinha duas filas com as placas indicando. Uma era pros cidadãos de países da união européia e a outra dizia exatamente isso: "Rest of the World (including US citizens)".

Eu adorei!!! E dava pra ver a indignação dos americanos ao serem colocados no saco de "resto do mundo". Eles ficavam perguntando pros funcionários: "É aqui mesmo???". hahahaha

Beijo,

K.