29 maio 2008

Novas Regras para o Processo de Imigração

UPDATE 02 de JUNHO: Eu havia dito que as mudanças valeriam a partir de março deste ano, mas me informei melhor no fim de semana e vi que elas ainda serão votadas. Até lá continuaremos com a briga entre os partidos Liberal e Conservador, cada um defendendo seu lado.

Agradeço ao Guilherme, que foi mais rápido que eu, e deixou um comentário aqui corrindo a informação que passei anteriormente.
------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu já vinha comentando há algum tempo que haveria mudanças no processo de imigração para o Canadá e que o governo estava querendo dar prioridade à classe de skilled workers, deixando os processos para refugiados e reunião familiar em segundo plano.

"The aim of the changes is to modernize Canada’s immigration system. Under the proposed changes, the Minister would have the authority to issue instructions to immigration officers on the processing of applications, including in relation to the jobs available in Canada, so that people with those skills and experience can be brought to Canada more quickly."

A informação oficial saiu e vou transcrevê-la abaixo. Ela começou a valer a partir de 14 de março deste ano. As aplicações submetidas até 27 de fevereiro de 2008 continuarão sendo processadas normalmente, mas depois disso o CIC será bastante "flexível" no processo de novas aplicações.

Eu tenho até medo dessas novas mudanças porque quando inventaram o tal do processo simplificado, a idéia era agilizar as coisas mas ocorreu justamente o contrário e o tempo de espera pelo visto quase dobrou.

Canada needs a more responsive immigration system where we reduce wait times so that families are reunited faster and skilled workers arrive sooner. That’s why, on March 14, the Government of Canada proposed changes to the Immigration and Refugee Protection Act.

The changes mean that those who submitted an application before February 27, 2008, would continue to be processed under the current system. However, Citizenship and Immigration Canada (CIC) would have greater flexibility in processing new applications, especially from skilled workers. Anyone would still be able to apply, but CIC would no longer be required to process all new skilled worker applications.

Under the proposed changes, the Minister would have the authority to issue instructions to immigration officers on the processing of applications, including in relation to the jobs available in Canada, so that people with those skills and experience can be brought to Canada more quickly. However, as is the case now, the decisions on individual applications would still be made by CIC immigration officers. The Minister cannot reverse these decisions.

The instructions would be made public, and would reflect commitments to provinces and territories. They would be published in the Canada Gazette, reported in the Department’s annual report to Parliament and posted on CIC’s website.

Leia a notícia no site do CIC.

27 maio 2008

Eu sou Technical Writer


Você sabe o que é um Technical Writer, o que ele faz? Tudo bem, não se preocupe, você não é o único.

Sempre foi meio confuso explicar para as pessoas no que eu trabalho, e na maioria das vezes elas me olham com cara de interrogação depois que explico. O que faço é basicamente desenvolver documentação para melhoria ou implantação de processos, produtos e serviços.

Technical Writer ou Analista de Sistemas, Organização é Métodos é o profissional que transforma a informação técnica em uma linguagem acessível e de fácil compreensão para o leigo. Ele escreve manuais técnicos de operação e manutenção de produtos (TV, por exemplo) ou de softwares (como colocar uma Ordem de Vendas no SAP). Além disso, ele ainda pode criar textos para materiais promocionais e contratos.

Eu sempre trabalhei com a parte administrativa e de treinamento elaborando:
  • Instruções administrativas (policies): documentos que regulam a conduta organizacional da empresa, refletindo sua filosofia administrativa e sua cultura. Em poucas palavras, é o o que fazer.
  • Standard Operating Procedures (SOP): constituem um conjunto de instruções padronizadas que devem ser seguidas para se atingir o resultado desejado, explicando as regras, métodos, timing, locais e pessoas responsáveis por determinada tarefa. Simplificando, é o como fazer.
  • Manuais de treinamento: são os guias que ensinam ao usuário passo-a-passo como utilizar determinado software e como executar tarefas. São muito parecidos com procedures, mas contém um nível mais aprofundado de detalhamento, incluindo ilustrações e exemplos.
O profissional mais experiente presta assessoria, efetuando estudos relacionados a problemas organizacionais e de processos administrativos, aconselhando, indicando ou sugerindo soluções.

No meu último trabalho aqui no Canadá, a empresa estava fazendo um upgrade de versão do SAP, portanto fui responsável pela atualização da documentação da área financeira e de vendas para que refletissem as novas alterações. Caso isso não fosse feito poderia haver problemas com auditores no futuro.

Entendeu agora?

E você? Já teve problema de fazer com que as pessoas entendessem no que você trabalha?

26 maio 2008

Farofada no High Park


Nossos amigos do Simbora pro Canadá nos convidaram para um pequenique neste domingo lá no High Park para aproveitar o tempo bonito que estava fazendo.

Apesar do sol o ventinho frio não deu trégua (já falei que nessa terra venta demais, né?) mas isso não foi suficiente para nos manter em casa.

A cachorrada aproveitou também e até deu uma volta na área off-leash. Dessa vez o Willy se comportou melhor e não colocou nenhum Labrador pra correr.

Tínhamos "vizinhos de farofa" por todo lado, tanto que foi difícil encontrar uma mesa. Fiquei impressionada como as pessoas saem para comer "do lado de fora". Teve até quem passou no Pizza-Pizza e foi comer lá no parque!

Mas farofada autêntica foi da família de filipinos que chegou um pouco antes de irmos embora e dividiu a mesa conosco. Churrasqueira baixinha no chão com carvão esfumaçando tudo (inclusive a gente) e jornal pra forrar a mesa!

Na entrada tinha 1 milhão de chineses reunidos para o almoço também. Pegaram uma mesa enorme que estava abarrotada de tanta comida que até parecia uma festa para 50 pessoas. O cheiro não estava lá muito bom.

Enfim, tinha gente de todas as partes, cada um divertindo-se à sua maneira.
Para dar o exemplo, jogamos todo o lixo no lixo e limpamos a mesa para não deixar nenhum rastro de sujeira porque assim que chegamos tive que prender os cachorros para não comerem os restos de churrasco que familías que haviam passado por lá tinham deixado.

No próximo pequenique nós é quem vamos comer churrasco, e aí sim vai ser uma farofada de verdade!

24 maio 2008

Sábado de Sol

Depois de 3 finais de semana com frio e/ou garoa o sol resolveu dar as caras, e é claro que fomos para a rua aproveitar.

Primeiro demos um passeio de patins com os dogs e depois pegamos nossas bicicletas para conhecermos um dos milhares de parques que existem por aqui. Este se chama Earl Bales Park, e tem de tudo: mini pista de ski, ice rink, campos de baseball, bocce, cricket, futebol, rugby e futebol americano, tênis, lawn bowling, playground e piscina.

Pelo que caminho que fizemos só encontramos a pista de ski (cheia de grama) com um teleférico que mais parece abandonado e o campo de golfe.

Havia cachorros passeando soltos e muitos, muitos mosquitos, mas mesmo assim o local é bem tranquilo para descansar ou simplesmente passear.

22 maio 2008

Pizza Delissio


Finalmente encontramos uma pizza que até que dá para quebrar o galho. Não é lá essas coisas, mas para a categoria de congelados está aprovada, pelo menos o sabor que compramos: pepperoni, mushroom e bacon. O fabricante é a Kraft.

Nós fomos direto na que tinha massa fina e, acreditem ou não, estava crocante e com queijo derretendo. Nem de longe lembra as maravilhosas pizzas da 1900, mas para o que temos aqui está de bom tamanho.

21 maio 2008

Pílula do Dia Seguinte

O aborto por aqui é legal e até já ouvi dizer que quando você está grávida e vai ao médico pela primeira vez ele te pergunta se você quer ter o bebê ou quer interromper a gravidez. Bom, quem já engravidou aqui pode confirmar se esta história é verdadeira ou não.

A questão é que o governo liberou a venda da "pílula do dia seguinte" nas prateleiras das farmácias, ou seja, ao invés de ficar apenas ao alcance do farmacêutico, agora qualquer pessoa poderá ter acesso a ela.

Ela tem sido vendida sem prescrição médica desde 2005 mas quem quisesse comprá-la teria que pedi-la ao farmacêutico e preencher um formulário que seria arquivado na própria farmácia. Segundo as mulheres, responder a este questionário era algo constrangedor, já que era necessário expôr sua intimidade.

A pílula pode ser tomada até 72 horas depois da relação sexual para prevenir uma gravidez indesejada. Há muita polêmica sobre isso porque algumas pessoas acham que ela é uma pílula abortiva, mas os especialistas garantem que não, que o papel da droga é impedir a ovulação ou a fecundação do óvulo pelo espermatozóide, que pode demorar até 3 dias para ocorrer.

Se tomada até 24 horas depois do sexo desprotegido sua eficácia chega a 95%, no entanto, ela não deve ser usada como método contraceptivo e recomenda-se seu uso apenas em casos de emergência.

Leia a reportagem aqui.

18 maio 2008

Indo ao dentista


Depois de 10 meses nas terrinhas geladas eis que preciso ir ao mais temido dos profissionais de saúde: o dentista!

No Brasil eu sempre tive convênio odontológico, portanto não fazia a mínima idéia dos preços praticados, mas sabia que eram salgados. Aqui a coisa não é diferente.

Como estava com uma dor/sensibilidade me incomodando há 2 semanas tudo o que eu queria era um atendimento rápido, o que de fato tive. Fui muito bem atendida e paguei muito bem para descobrir que aquela dorzinha aguda que eu estava sentido era provavelmente resultado de bruxismo, problema que me acompanha há anos.

Dois dias depois voltei para um exame completo. Fiquei novamente impressionada com a riqueza de detalhes com que fui examinada. Todos os meus dentes foram radiografados, fotografados e examinados individualmente por quase 1 hora, o que me pareceu mais com aquelas autópsias que vemos em filmes: uma pessoa examina e vai ditando o que vê enquanto a outra anota tudinho.

Depois desse minucioso exame vem a hora da limpeza com direito a polimento sabor uva. Recebi um tratamento como nunca tinha recebido no Brasil. O preço disso tudo? Quase $600 pelos 2 dias!

Felizmente a empresa do Pedro oferece convênio e terei boa parte deste valor reembolsado mas me valeu para ficar esperta e só procurar o dentista em último caso.

Assim como no Brasil, o dentista daqui também me recomendou fortemente a usar aparelho ortodôntico DE NOVO! Fiz um tratamento durante 4 anos com um profissional picareta, e agora, quinze anos depois, sinto as consequências de um trabalho mal feito: dores de cabeça fortes e constantes.

Por enquanto não vou mexer com isso, mesmo porque, fiquei até com medo de perguntar quanto sairia um tratamento desse por aqui.

14 maio 2008

Toronto não é mais a mesma

Toronto está deixando de atrair turistas como atraía há 10 anos, segundo um estudo da University of Guelph.

Os turistas estão deixando de colocar a cidade na sua "must see list" porque acham que não vale a pena gastar dinheiro por aqui. 70% das pessoas que visitaram Toronto em 1998 disseram estar muito satisfeitas com sua experiência. Em 2006 esse número caiu para 50% e apenas 17% disseram que os serviços recebidos por aqui superaram suas expectativas. Em 1998 esse número era de 30%.
De acordo com Duncan Ross, diretor executivo de turismo, não basta ter atrações, ótimos restaurantes e uma vizinhança peculiar, é necessário agregar valor aos serviços.

O assunto já está sendo debatido pelos reponsáveis e eu realmente espero que alguma coisa melhore porque o atendimento em redes de fast food, por exemplo, é em sua maioria ruim, com funcionários que gritam com clientes ou fazem pouco caso. O Tim Hortons e o Quiznos são os campeões nesta categoria.

13 maio 2008

3 Coisas

Bom, há alguns dias a Rachel me passou uma tarefa e eu estava pensando sobre o que responder. Não sou muito boa nessas coisas porque depois de 2 dias tenho vontade de mudar tudo, então vou colocar coisas genéricas que vierem primeiro à cabeça.

3 coisas que gosto: nadar, patinar e andar de bicicleta.

3 medos: da caveira que fica embaixo da cama e vem te pegar se você não se comportar, de que todas as pessoas que estimo morram antes de mim e de borboleta.

3 objetivos: aprender a falar Francês até o fim do ano, falar e escrever um Inglês decente (tô me esforçando) e conhecer a Europa.

3 obsessões: livros, chocolate e Hello Kitty.

3 fatos aleatórios ou surpreendentes: tenho vontade de ter um hotelzinho para cães ou pet shop, não gosto muito de praia e sou "escritora" nas horas vagas.

A idéia é passar essas 15 questões para mais 5 apessoas, então fica aí o convite para quem quiser.
Você encontra as regras no blog da Daniela.

09 maio 2008

Tesoura neles!

Este post é pra quem tem peludos aqui em Toronto.
Essa semana esfriou, mas como a tendência é nos aproximarmos do verão, resolvi tosar a Ísis e o Willy e já fui me preparando para gastar mais de $100.

Como qualquer serviço que envolva mão-de-obra humana por aqui é meio carinho, eu mesma tenho dado banho neles desde que cheguei (e com isso tenho entupido a banheira semana sim, semana não).

Desta vez resolvi levá-los na Pet Valu aqui perto de casa (5853 Yonge St.), que fica a uns 10 minutos andando do subway da Finch. Lá no fundo existe um serviço terceirizado pela Gina, que é um amor de pessoa. A empresa dela se chama Pet Cuts e no site você encontra os valores aproximados cobrados pelos serviços.

A única coisa que não gostei é que ela é meio demorada. Deixei as praguinhas às 10 da manhã e só fui buscá-las às 3 da tarde. Como o tempo estava bom resolvi ir andando até em casa para ver se o Willy (e eu também) emagrece um pouco. Caminhada puxada de 30 minutos.
Ah, quanto gastei com os dois? Tudo saiu por $84, mais ou menos o preço que eu pagava lá no Brasil em alguns lugares no fim de semana.

Está aí o resultado:

Como sempre, a Ísis fica parecendo fugitiva da FEBEM,
magrela e careca:



05 maio 2008

I wanna ride my bicycle

Depois de muita procura e atropelos finalmente conseguimos comprar nossas bicicletas. Não foi fácil porque eu não gosto daquele guidão reto de 99% das bicicletas que fabricam hoje. Acabo colocando o peso do corpo nos ombros e braços e depois de 5 minutos parece que levei uma surra.

O assento era outra preocupação porque quem anda de bicicleta sabe que se você não tiver um bom assento os ossos vão ficar doendo durante muito tempo.

Minha terceira exigência era que tivesse marcha. Depois de conversar com a Alexandra ela me convenceu que não dá pra andar por aí com uma bike comum. Eu achei que o que eu queria era impossível mas acabei achando a bicicleta do meus sonhos numa loja na Yonge X Steels chamada Bike Depot. Fomos muito bem atendidos e eu até consegui comprar uma cestinha para colocar na bicicleta!

Para não perdermos tempo, assim que o Pedro chegou do trabalho hoje fomos dar umas pedaladas para conhecer nosso bairro.

E falando em pedaladas, a partir de 1° de Maio entrou em ação o "eco cab" em Downtown Toronto, dá uma olhadinha na cara do bicho:

Three-wheeled cab

A corrida é gratuita (o "triciclo"é patrocinado por empresas) e ele pode acomodar até 2 pessoas acompanhadas de uma criança.

Aqui você pode saber mais sobre a novidade e até assistir um vídeo.