29 janeiro 2007
Vende-se cachorro
Divertido, bonitinho e brincalhão, praticamente um anjo!
Recomendado tanto para casas, quanto para apartamentos...
(Recebi este e-mail há algum tempo e quase morri de rir quando vi a foto do anjinho. Ainda bem que o anúncio é de brincadeira, mas acho que a arte no sofa é de verdade! hahahahah)
Alimentação canadense
Fazendo minhas pesquisas encontrei este depoimento. Infelizmente, não me lembro de onde tirei, pois estava guardado há muito tempo:
Os canadenses normalmente fazem três refeições por dia: pela manhã o breakfast (café da manhã) que inclui cereal com leite, torradas com geléias de frutas, café em uma grande xícara que eles chaman de "mug", panquecas com mel ou similar e em algumas famílias fazem ovos fritos com bacon e um tipo de salsicha. Mas a torrada com geléia e o cereal com leite são indispensáveis no café da manhã canadense. Ao meio dia é a hora do lunch (almoço). O almoço geralmente é muito prático e rápido. A maioria dos trabalhadores não tem horário de almoço de uma hora por exemplo, como temos no Brasil. Por isso, o almoço deles é realmente um lanche. Basicamente uma sopa (compra-se sopa pronta enlatada que é só esquentar) e um sanduíche. O dinner ou supper (jantar) geralmente é servido às cinco horas da tarde. No jantar se faz uma refeição completa que inclui carne, legumes e saladas. No Canadá o arroz não é um costume na alimentação, ele costuma ser substituído pelo purê de batatas. A batata é base das refeições canadenses. Faz-se de tudo com a batata, e o purê é o mais popular. Geralmente ele é servido com um molho que se chama gravy, que é composto de farinha de trigo frita com suco de carne. O frango é também bastante apreciado, já que o Canadá é um grande produtor de aves.
Existe uma vasta rede de fast food no Canadá. Os hambúrgeres e batatas fritas (chamada de french-fries) são muito populares. A comida mexicana é também bastante consumida.
Nos supermercados encontra-se qualquer ingrediente para fazer qualquer tipo de comida. Existe uma seleção muito grande de ingredientes e frutas para se preparar, desde um churrasco gaúcho até uma exótica comida indiana. A maioria dos produtos é importada. Como o Canadá não possui muitas terras férteis para o cultivo de vários legumes e frutas, tudo vem de fora. Algumas frutas, como o mamão e o abacaxi são extremamente caros! Laranja também é bastante cara, por isso consume-se muito suco concentrado ou frutas enlatadas.
Muitas vezes os preços nos supermercados variam muito. Ouvi dizer que os caixas dos supermercados são simpáticos, de bem com a vida. Eles sempre nos cumprimentam com um "Hi" ou com "How are you today?". É difícil encontrar um caixa de supermercado de mau humor ou sem dar pelo menos um sorriso! Quem está aí pode confirmar essa história.
Comer em restaurante não é muito barato, existem restaurantes de todos os tipos espalhados pelo o país. A gorjeta não é incluída na conta, o cliente dá de acordo com sua satisfação em relação ao atendimento. Geralmente as gorjetas em um restaurante comum ficam em torno de $2 a $5 dólares.
As cozinhas das famílias canadenses são equipadas com fogão elétrico de quatro "bocas". Existe o fogão a gás nas lojas para vender, mas não são muito populares.
20 janeiro 2007
Levando as tralhas para o Canadá
Pois bem seus problemas acabaram! Neste site você encontra informações de como transportar seus bens mais preciosos.
Vale lembrar que não é tudo que se pode levar para lá. No site também existe uma lista do que é permitido e do que não é.
O que me chamou a atenção é que é necessário fazer uma lista dos bens que vão com você por avião e outra daqueles que serão enviados depois (goods to follow).
Quem já passou pela experiência pode me informar melhor.
O site também esclarece como levar dinheiro, como alugar uma casa e uma infinidade de outras informações para quem pretende viver em Ontário. Tem até um guia para os seus primeiros dias na Província.
Na comunidade do Orkut Brasileiros em Toronto a Renata relata como levou seus pertences:
Minha mudança veio por transportadora, eu trouxe 9 volumes ao todo e chegou tudo inteiro, sem perder nada e nada foi danificado. Alem disso eles tem seguro, voce determina o valor de cada coisa que esta sendo transportada e se algo for danificado eles te reembolsam.
A mudanca pode vir por navio ou avião, depende de quanto tempo voce pode esperar e quanto voce quer pagar. A empresa contratada para fazer a minha mudanca foi a Taylor Internacional http://www.taylorinternational.ca mas como ela nao tem escritorio no brasil, quem foi responsavel por cuidar de toda a papelada e empacotar tudo foi uma parceira brasileira da Taylor, a Transworld Moving & Relocation Brazil (www.transworldmovers.com.br).
Eles foram super organizados, foram na minha casa fazer o orcamento inicial, demostraram os metodos e materiais que usam para empacotar, apresentaram cartas de referencia de diversas empresas e pessoa fisica. Achei super profissional.
É bom lembrar que na hora de escolher o que vai e o que fica a melhor escolha é o bom senso.
E você? Tem alguma experiência sobre levar tralhas para outro país para nos contar?
16 janeiro 2007
Cratera em São Paulo
Segundo balanço da Defesa Civil divulgado no sábado, 55 residências estão interditadas na região próxima à cratera. As 132 pessoas retiradas das casas foram levadas para dois hotéis. O número de desabrigados, no entanto, pode ser maior porque algumas pessoas optaram por ficar na casa de familiares. Das 55 residências, 17 estão localizadas na rua Capri, 26 na rua Gilberto Sabino e 12 apartamentos em um edifício da rua Conselheiro Pinto. Ainda não há previsão de retorno das famílias para as casas.
Três casas já foram demolidas por estarem com sua estrutura comprometida.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
13 janeiro 2007
Indo ao dentista no Canadá
Mais uma vez a comunidade Maura, me ajuda! do Orkut me ajudou a entender um pouco mais de como as coisas funcionam no Canadá.
Há controvérsias sobre a qualidade do sistema de saúde canadense. Uns amam outros odeiam. O mesmo acontece com o sistema para tratamento dentário.
Acredito que seja uma questão de sorte. Eu mesma freqüento uma dentista aqui no Brasil que considero boa, no entanto, um colega de trabalho quase perdeu um dente por causa de uma falha dessa mesma dentista.
Transcrevi aqui algumas opiniões de quem já passou por dentistas canadenses e vejo que as coisas não são muito diferentes do que acontece aqui no Brasil. Tudo é muito caro e você precisa encontrar e confiar em um bom profissional.
As outras opiniões podem ser encontradas no tópico Tratamento Dentário na comunidade da Maura:
Dentista em Toronto é muito caro? Tem convênio? São bons?
Praticamente todas as médias e grandes empresas possuem planos de saúde dentário para os funcionários, daí você tem uma cota anual para usar, normalmente varia entre 3 e 5 mil dólares para cada membro da família, os sindicatos da construção civil pagam mais, chega a 15 mil/ano/pessoa os dentistas são ótimos, normalmente eles condenam tudo que foi feito no Brasil e trocam todas as obturações, etc. Os planos cobrem tudo, ate prótese, tipo coroas, blocos, etc. pontes fixas, etc. só são cobertas caso a perda do dente ocorra após você ter começado a trabalhar na empresa. Se você for pagar particular prepare-se: uma simples limpeza + 1 obturação simples custa 300 dólares, o bloco custa 500 dólares, 1 coroa custa 1.200 e por aí vai...
Dentista e oftalmo são particulares. O Governo canadense só paga para crianças e adultos com problemas de saúde que justifiquem a ida freqüente (se você tem diabetes, por exemplo, tem que ir sempre no oftalmo para checar a visão). De resto, você que se vire para pagar. Muitas empresas dão extended health care para seus funcionários. Eu tenho porque sou dependente do meu namorado (ele tem pela empresa dele) e pago 20% do valor total. Se você não tem plano de saúde e tem um acidente, tá ferrado. Uma visita ao hospital, caso você não seja residente permanente ou cidadão, pode custar $400 só para ver o médico (como já aconteceu comigo - na mesma hora meu pé torcido melhorou). Mas, claro, há diversas free clinics que têm clínico geral, mas não fazem exame de sangue, raio-x nem nada.
Pessoal, eu sou protético, e pelos moldes que recebo dos dentistas, posso afirmar com toda a certeza: A classe é igual a dos colegas no Brasil. Explico: existem bons profissionais, de excelente nível, assim como tem muito picareta, que cobra praticamente o mesmo preço e mutila a sua boca. Como todo mundo quer o melhor tratamento, e também pelo melhor preço possível, eu recomendo procurar indicações de amigos.
Realmente qualquer procedimento na área de saúde é caro por aqui. Quase todos nós tínhamos um dentista camarada, em quem confiávamos no Brasil. Eu tinha uma porção, e até diferentes especialistas para me atender! Se eu não tivesse plano dentário, certamente eu preferia pagar umas passagens, visitar a família/amigos e tratar os meus dentes lá em São Paulo! Ficaria a mesma coisa, teria uma semana de férias e saberia que o profissional que fez, caprichou no serviço.
08 janeiro 2007
Caninos no Shopping
Por Lorelay G. Magri
Passear no shopping virou quase que um hábito na vida de nós paulistanos. Em virtude disso, vários shoppings permitem a entrada dos caninos na companhia de seus donos. É válido lembrar que, quando acompanhado do cachorro e na pretensão de fazer compras, é sempre bom ir junto com um parente ou amigo que possa ficar com o bichano na porta do local enquanto você faz suas compras sem constrangimentos aos outros visitantes do local, afinal, nem todo mundo gosta de pets.
Pensando nisso, fiz uma lista dos shoppings que permitem que seus donos levem seus peludos às compras:
São Paulo
Anália Franco: na Zona Leste, permite a entrada de cachorros de porte pequeno, contanto que estejam no colo do dono, e desde que não fiquem na Praça de Alimentação.
O mesmo acontece nos Shoppings Aricanduva, o maior da América Latina, Boa Vista, na Zona Sul, e no Shopping Butantã.
Alguns lugares permitem que o animal caminhe pelos corredores, como no caso do Shopping Eldorado, que fica em Pinheiros, no Pátio Higienópolis e no Shopping Penha, contato que seja de pequeno porte e a guia não seja comprida.
O Shopping Iguatemi permite que os animais de pequeno porte circulem no chão, com guia e coleira, durante a semana. Já nos fins de semana e feriados, os pequenos devem ser carregados no colo. Os cães maiores só são permitidos se forem levados ao Pet Shop.
O Shopping Internacional Guarulhos até colocou uma placa que permite a entrada dos mascotes. No Shopping Jardim Sul e Shopping Villa Lobos eles podem passear com coleira, mas não podem circular pela Praça de Alimentação.
Confira os outros Shoppings da cidade que só permitem a entrada de cães de pequeno porte transportados no colo:
O Shopping West Plaza só permite a entrada de animais que forem levados até o Pet Shop, mas cansei de ver pets passeando livremente por lá. Eu mesma já levei os meus várias vezes.
Para não passar vergonha...