29 outubro 2006

10 Razões para mudar


O que mais temos ouvido desde nossa decisão de imigrar é Por que sair do Brasil e ir para um lugar tão frio?

O Pedro e eu pensamos em algumas razões e talvez elas respondam à curiosidade de vocês. Escrevemos separadamente, mas cada um tende a concordar com as razões do outro.

Minhas razões:

1 - Segurança: nos últimos anos fui assaltada 7 vezes, sendo 2 vezes num período de 4 meses. Sempre adorei São Paulo, que foi a cidade que escolhi para estudar, trabalhar e viver, mas de 10 anos para cá ela tem se tornado um local inviável.
Raramente saio à noite porque evito sair sozinha sempre que posso, portanto, encontrar os amigos em um barzinho, restaurante ou simplesmente visitar amigos sozinha está fora de questão.
Mesmo quando saio para dar uma volta no quarteirão com os cachorros tenho medo, seja noite ou dia. Cansei de sentir medo!
O Pedro também tem um vasto histórico de assaltos: 5 só nos últimos 5 anos, sem contar os furtos!

2 - Trabalho: quero trabalhar para viver e não viver para trabalhar.

3 - Estudo: Depois de me formar em História precisei me formar em Análise de Sistemas para conseguir sobreviver, mesmo assim ainda não consegui fazer pós-graduação. Gostaria muito de fazer uma pós na área de História Medieval e, quem sabe, trabalhar futuramente com isso. As chances para mim aqui são de 0%: ou estudo ou pago aluguel. O Canadá oferece cursos mais baratos para imigrantes, o que me dá alguma esperança de poder voltar a estudar.

4 - Aventura: Sempre gostei de conhecer novas culturas e observar como as pessoas se comportam. Morei na Bolívia durante 4 anos, e essa experiência me marcou para o resto da vida. Conhecendo "o outro" acabamos dando mais valor ao que é nosso e aprendemos a respeitar e compreender as diferenças.

5 - Idioma: Apesar de considerar meu Inglês fluente sei que ele não é, e isso sempre me incomodou. Náo há forma melhor de aprender uma língua do que conviver com ela 24 horas por dia. Não descartamos a idéia de nos mudarmos para Quebec, onde se fala Francês, depois de longos anos em Toronto.

Razões do Pedro:

1 - Idioma: Eu gosto muito da língua portuguesa, assim como gosto de estudar outros idiomas. Às vezes, andando pelas ruas de São Paulo, eu sentia falta de escutar outros idiomas. Ao mudar para um novo país, que ainda por cima tem recebido pessoas de vários países, espero poder aprimorar ainda mais meu conhecimentos de idiomas e culturas diversos.

2 - Cultura: Quando conhecemos imigrantes em nosso país, formamos uma imagem de como são as pessoas em seu país de origem, mas o fato é que os imigrantes que conhecemos não são iguais aos demais habitantes de seus países. Eles são os que tiveram a coragem de abandonar seus hábitos, costumes, idioma para viver em um ambiente completamente diferente. Conhecer e podeer fazer parte de pessoas com essa têmpera não deixa de ser uma grande oportunidade.

3 - História: ainda nessa linha de pensamento, nós dois descendemos de imigrantes. Nossos avós vieram de longe para dar às suas vidas um novo começo, como nós pretendemos fazer agora. Passar por esse mesmo processo, além das perspectivas que se abrem ao futuro, pode também ser uma forma de reencontrarmos e compreendermos melhor o nosso passado.

4 - População: Evidentemente o mundo está mais povoado, mas as grandes metrópoles já sentem esse problema de forma muito mais aguda, e poucas são mais populosas que São Paulo. É até possível conviver com isso em vista dos benefícios de uma cidade plena de recursos (ainda que arduamente disputados), mas espero encontrar esses mesmos recursos, ou mais, em um ambiente mais bem planejado e com melhor distribuição.

5 - Coração: Eu preciso ir atrás da Jeanne, senão ela me deixa sozinho aqui! Ou, o que é pior, me deixa aqui tomando conta dos cachorros!

(Além disso, não podemos nos esquecer dos principais possíveis motivos: reação às incursões dos Hunos, pressões populacionais ou alterações climáticas.)

É claro que para cada um desses motivos para mudar existe outro para ficar. Pesando cuidadosamente uns e outros, optamos por partir.

"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer." - Geraldo Vandré

3 comentários:

Dani e Rafa disse...

Hahaha, o item 5 do Pedro é o melhor. :)
E o que é isso? Lay out novo de novo?

Anônimo disse...

Oi Jeanne, tudo bem? Obrigada pela visitinha la no blog. :)

Boa sorte no processo, eh um periodo de bastante ansiedade, mas vale a pena, he he he. Tenho certeza que voce vai gostar do Canada, principalmente Toronto. :)

Beijos,
Lucia

Anônimo disse...

Pode chegar que todos as razões listadas são bem plausíveis e serão encontradas por aqui.
bjs e boa sorte