26 outubro 2006

O início

Sempre tive vontade de morar/trabalhar em outro país. Mesmo trabalhando em grandes multinacionais isso nunca foi possível, até que conheci a Dani na empresa em que trabalho.
Ela me falou que o governo canadense tem um programa de imigração para trabalhadores qualificados com curso superior.
No começo eu não me empolguei muito porque o Pedro e eu queríamos mesmo é morar na Europa, mas conforme a Dani ia me falando do processo dela e de toda a ajuda que o Canadá oferece aos imigrantes nós fomos amadurecendo a idéia e acabamos aplicando no dia 13/07/2006.

Para nossa surpresa, o Consulado Canadense nos enviou a carta de abertura do processo apenas 2 meses depois, dia 20/09/2006!!!! Este prazo costuma ser de 3 a 4 meses, por isso ficamos tão felizes com a rapidez!

Agora estamos em contagem regressiva aguardando o pedido de exames médicos, que é praticamente a reta final para nossa jornada.

Tentarei colocar aqui tudo o que você precisa saber para dar início ao último dia do resto de sua vida.
Eis as etapas:
1 - Escolha do tipo de classe de imigração
2 - Envio da documentação
3 - Exames médicos
4 - Pagamento das taxas finais do processo
5 - Envio do passaporte para recebimento do visto
6 - Recebimento do visto
O Gean do blog Meu Cantinho detalhou bem estas etapas.

Todas as informações burocráticas sobre o processo estão no site do consulado canadense.
No site você pode fazer o download do guia que te informa tudo passo-a-passo.
Você também vai precisar provar sua proficiência na língua inglesa através de uma prova escrita (IELTS) e de uma entrevista oral. A Saint Giles aplica o IELTS e emite o certificado, que fica em torno de R$400 Reais.

Sugiro que você crie uma planilha com um check-list de todos os documentos e informações necessárias para dar início ao processo.

Ah, e vá preparando o bolso porque ainda tem a taxa que deve ser paga no Bank Boston para aplicar o processo. Hoje ela é de 550 dólares canadenses por pessoa. No final existe mais uma taxa de $490.
Boa sorte!

Nenhum comentário: