10 setembro 2009

Vendo estrelas

O dome no verão

O David Dunlap Observatory (DDO) foi doado à Universidade de Toronto em 1935 pela esposa do pesquisador David Dunlap. É um programa bem interessante para os apaixonados por astronomia e curiosos em geral. Eu, por exemplo, sempre tive vontade de conhecer um telescópio gigante e saber o que era possível ver através dele.Apesar da previsão de chuva, o ceu colaborou e foi possível ver uma nebulosa e uma estrela no mega telescópio. A impressão é a de estar assitindo TV em preto e branco.

O próprio dome é uma atração à parte, com seu teto retrátil e absolutamente nenhum sistema de calefação. Na verdade, exite uma “warm room” na qual não pudemos entrar, mas vou postar uma foto que encontrei no site do DDO.

Warm room

Os pesquisadores costumavam passar horas observando o ceu no inverno sob temperatura de -20C por exemplo. Definitivamente, o DDO é um lugar que você não gostará de visitar durante o inverno.

O dome no inverno

Saindo do dome, existem alguns telescópios espalhados pelo jardim, e através de um deles eu consegui ver Júpiter, que a olho nu parecia apenas uma estrela como outra qualuqer, só que mais brilhante. Olhando pelo telescópio eu consegui ver algo que se parecia com uma lua cheia amarelada. O que eu queria ver mesmo é Saturno e seus anéis, mas `aquela hora da noite ele ainda não havia “nascido”.

O telescópio

Fica aí a dica para um programa simples e interessante. Ah, antes da visita ao dome, você tem direito a participar de um bate-papo de 50 minutos com um astrônomo no auditório e fazer as perguntas mais estapafúrdias possíveis.Se existe vida extra-terrestre? Segundo ele é difícil dizer, mas como existem centenas de planetas e nossa galáxia não é a única no Univerno, é possível que exista algum tipo de vida além da nossa sim, mas isso ninguém sabe ainda.

.

6 comentários:

Leticia W disse...

legal a dica, Jeanne

Unknown disse...

Acho legal levar crianças tb... eu lembro que fui uma vez quando era criança (aqui no brasil mesmo) e isso mudou realmente o o modo como eu via as coisas (literalmente)... show.. muito show mesmooooooo..... beijocas e adorei o post...

Bea disse...

Gente que delícia!!! Já quero!! =D

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Lembrei dos meus passeios há muito tempo atrás no planetário de sampa. Bons tempos.

E a vida segue...

Clau e Zé disse...

Claro que existe vida alienígena :P
Vou fazer um filme sobre o assunto hehehe

Taís Jacques disse...

Nossa deve ser muito legal visitar um lugar desses, tenho certeza que meu pai iria adorar...Ótima dica, pelo jeito acho que eu estava morando relativamene perto deste lugar...Agora estou bem longe!!!

bjs

Taís