04 maio 2009

Aluguel de Bicicletas

.
Toronto está querendo implementar um novo sistema de aluguel de bicicletas ao longo da Parkside Drive até a Broadview Avenue e da Dupont Street até Queen's Quay. A idéia é que as pessoas aluguem uma bicicleta ao invés de tomarem um táxi para percorrer trajetos curtos.

Com este novo sistema todos saem ganhando (exceto os motoristas de táxi): o trânsito na cidade tenderia a melhorar, chegando a mudar até a paisagem urbana com menos carros nas ruas,;o meio-ambiente agradece pela diminuição de gases poluentes, as pessoas se exercitam mais e gastam menos dinheiro com estacionamento e manutenção de seus carros.

O funcionamento é parecido com o de aluguel de carros, com a diferença que você não precisa devolver a bicicleta no mesmo local em que a alugou. Seriam espalhados quiosques self-serve e você poderia alugar uma bicicleta utilizando seu cartão de crédito. O valor cobrado seria de acordo com o tempo utilizado pelo aluguel (pay as you go).

Sistemas similares a este já existem em Montreal, Paris e Berlim. No entanto, em 18 meses de funcionamento, 15 mil bicicletas alugadas foram roubadas em Paris. Espero que em Toronto a coisa seja diferente.
.

5 comentários:

Alexandra disse...

O serviço existe também em Barcelona (chama-se Bicing) e é um sucesso.

Quanto aos roubos de bicicleta - isso está previsto. Até que 15 mil bicicletas roubadas não é tanto considerando que mais de 200 mil pessoas se associaram ao serviço, ou seja, menos de 10% abusaram do sistema. O prejuízo não é tanto já que a empresa desconta o valor da bicicleta não devolvida no cartao de credito do usuario.

Falando nisso, nós vimos uma das bicicletas de Paris em barcelona...

Lidia Barreiros disse...

e tmb já foi implementado em Montreal né?
bem legal!

Sergio disse...

Muito legal a ideia; e se o pagamento for com cartão vai ser um ótimo controle para o roubo das bicicletas.

Mari

Unknown disse...

hahahah com certeza deve ter meia dúzia de sem noção que , como a alexandra disse, que acha legal ter a bike de outro lugar hahaha.. mas a idéia é ótima... sem dúvida

Leticia W disse...

aqui em sp o metro tá oferecendo esse serviço, mas tá que eu tenho coragem de andar de bike nas ruas dessa cidade onde farol vermelho é opcional e faixa de pedestre é piada.
ps: a cada dia que passa minha saudade pelo Canada aumenta, Jeanne. Como faz? hahaha