03 abril 2008

Polêmica da imigração

Tenho acompanhado a polêmica sobre a mudança nas regras para a imigração. Como eu disse no post Contrate um imigrante, existem mais de 800 mil processos esperando sua vez.

Pelo que percebi esta é uma guerra política entre Conservadores, que querem dar preferência a trabalhadores mais qualificados, e os Liberais, que são politicamente corretos e acham que todos devem ter oportunidades iguais neste país.

Segundo o CIC, 50% de todas as aplicações para skilled workers são processadas em até 36 meses. Nas Américas, 80% das aplicações são processadas em aproximadamente 2 anos -tem alguém aí no Brasil com mais de 1 ano de processo aberto? Muita gente, né? - mas este não é o pior dos casos.

Um imigrante de Nova Delhi vai esperar quase 13 anos para obter seu visto e um colombiano de Bogotá vai esperar nada menos que 16 anos e meio, em média. Veja mais detalhes aqui.

Daniel Stoffman, autor do livro Who Gets In, diz que enquanto a maioria dos imigrantes eventualmente adotam valores canadenses, outros simplesmente poderiam criar um enclave se postos de trabalho bem-remunerados não forem abertos, já que o Canadá admite 250 mil novos imigrantes por ano.

Para resolver isso o governo deveria se empenhar mais em integrar o imigrante na sociedade e derrubar barreiras para que eles possam exercer sua atividade principal, como dentistas e engenheiros que lutam para ter seus diplomas reconhecidos por aqui. A sugestão é de que o governo ofereça cursos gratuitos para que profissionais como estes - que estão em falta no país - possam se adequar aos padrões e exigências locais para suprirem essa lacuna existente.

E a briga política continua. Em 2005, antes dos Conservadores entrarem no poder, aproximadamente 263 mil residentes permanentes chegaram ao Canadá. No ano seguinte esse número caiu para 251 mil e em 2007 caiu ainda mais para 237 mil.

Segundo o Liberal MP Maurizio Bevilacqua, mais de 36 mil imigrantes deixaram de ser admitidos no país nos últimos 2 anos. Agora a pergunta que não quer calar: "the Liberals asked why, if Conservatives like immigration so much, have fewer immigrants been coming to Canada since they took office? We cannot afford to shut the door on immigrants."

Mas apesar das diversidades, algumas etnias até têm conseguido se integrar bem ao "canadian way of life" e os casamentos mistos são cada vez mais comuns.

Segundo a reportagem do Metronews, os japoneses são os que aderem com mais facilidade a uma união inter-racial (74,7%). Em segundo e terceiro lugares estão os latino americanos (47%) e os negros (40,6%); ao contrário dos sul-asiáticos e chineses que resistem em formar uniões fora de seu grupo.

6 comentários:

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Nossa... estava falando sobre isso em um dos posts do meu blog,mas na parte de ocment'arios... O Carlos, aqui da Australia, ateh sugeriu que eu fizesse um post sobre esse assunto...
Mas gostei do seu...
Segundo o Carlos, aqui na Australia, nao existe o problema da " experiencia canadense"...
E vamos ver no que vai dar... sem duvuda, o Canada precisa de imigrantes e mais que isso, precisa de imigrantes qualificados e o pais nao pode simplesmente ignorar esse fato e deixar tudo como esta.
A campanho do Hire a Immigrant eh somente um caso... eh preciso ter mais coisas... o ideal deria deixar as empresas sem imigrantes por um tempo, quem sabe elas comecam a dar valor ao imigrante recem-chegado.
O que vc comentou sobre o problema da qualificacao de medicos, engenheiros e dentistas, eu acho que aqui na Australia eles tambem estao mais a frente que o Canada...
Mas enfim... vamos ver o que vai aocntecer.
bjs

K disse...

Será que essa discussão vai levar a alguma lugar? O pior é que é sempre a mesma coisa, quem lida com isso diz que o problema é a atitude do governo depois que o imigrante chega aí, que fica meio, digamos, largado. Toda essa discussão está rolando e não tem nenhuma medida nesse sentido no meio.

Beijo!

K.

Ju disse...

Jesus! 16 anos e meio?? de repente meus 16 meses de processo não parecem tão ruins.... =)

Beijos!
Ju

Anônimo disse...

Jeanne,
super obrigada!
passei o telefone de voces pro Dé, pelo que parece está meio corrido por lá, mas espero que ele ligue pra voces.
obrigada de todo coração!
bjo
leticia

Sandro e Família disse...

O grande problema da proposta de mudança do governo é que está se tornando apenas uma chantagem para a próxima eleição canadense.
Concordo com a preocupação com a longa fila de quase 1 milhão de processos esperando serem finalizados, mas acredito que deveriam primeiro se preocupar com a integração profissional dos que já chegaram para não virar uma panela de pressão em pouco tempo.

Bjs

R disse...

Acho que isso ainda vai dar muito pano pra manga...concordo que o mais importante é ajudar os que já estão aí e precisam validar os diplomas...o governo tem que pressionar um pouco mais os conselhos e orgãos reguladores pra ajudar esse imigrantes, e não criar tantas barreiras como tenho escutado...
Vamos ver só aonde isso vai dar..espero estar aí quando essa mudança, pra melhor, acontecer :)
Bjs