07 abril 2008

Air Canada terá que voltar atrás

Justiça seja feita! A Canadian Transportation Agency ordenou que a Air Canada volte atrás quanto à decisão de proibir que pets com menos de 31 quilos viagem como bagagem acompanhada. Segundo a CTA, a decisão de transportar todos os animais como carga é injusta com os passageiros.

“The agency finds that the lower priority that is assigned to the carriage of pets as cargo, and the uncertainty of scheduling of cargo, creates difficulties for the pet owner,” the CTA said. “The agency finds that the existence of a situation where a pet owner is unsure as to when a pet is to arrive at destination is unreasonable.”

Vocês bem se lembram que essa decisão foi tomada em junho do ano passado, e a partir de 15 de julho nenhum pet poderia viajar a não ser como carga viva. A Air Canada prometeu que honraria sua palavra com quem tivesse comprado a passagem antes de 15 de junho (nosso caso), mas 1 semana antes do embarque recebi um telefonema dizendo que apenas uma das minhas praguinhas poderia embarcar.

Toda essa mudança é graças ao Mr. Peter Griffiths, que encaminhou uma reclamação formal à CTA. Segundo ele, o custo para transportar seu cão de 6Kg entre Canadá e México aumentou de $105 para $220. Acrescentou ainda que o cão viajaria em um vôo diferente do seu e poderia até ter que fazer uma conexão sem tempo determinado. Terminou a reclamação dizendo que outras companhias aéreas permitem que pets viagem como checked baggage.

A CTA deu um prazo de 30 dias para que a Air Canada reverta sua política anti-pet.

Parabéns ao Mr. Griffiths que teve a iniciativa de fazer o que eu mesma não fiz por estar acostumada com um país sem leis e sem justiça.

No caso dele o prejuízo foi pequeno. Quando meus pets vieram o valor praticamente dobrou por estarem vindo como carga viva em um vôo 45 dias depois do meu.

Leia toda a reportagem do Globe and Mail aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ai, não tô crendo! Seus filhos viajaram desacompanhados, foi? E como você ficou? Porque, no meu caso, hoje que eu teria, no mínimo, um TRECO !!!
Beijos!

Anônimo disse...

OBA!
ótimas noticias!

K disse...

Eu imaginei que você fosse ficar feliz com a notícia e, quando li, lembrei perfeitamente da novela pela qual vocês tiveram que passar.

Pena que meus "filhinhos", que pesam 40kg, não podem mesmo viajar comigo... Vai ter que ser com a Sysbrac mesmo.

Beijos,

K.

R disse...

Ah, que notícia boa!
Claro que o melhor mesmo é viajar com os pets dentro da cabine, mas assim já ajuda, né? Muuuuuuito melhor de cargo...aff, que judiação...
Beijos

Anônimo disse...

Pois é, nós brasileiros ainda não temos o costume de exigir que nossa opinião seja levada em conta em assuntos que nos afetam...Temos que aprender com este povo aqui que vale a pena lutar para garantir nossos direitos. Muito bom post!
Rosa
http://casanocanada.wordpress.com/

Clau e Zé disse...

como foi a chegada deles, viajando longe de vcs?