22 junho 2007

Check List

Muita gente tem me pedido para falar sobre o que levar na mala e o que deixar por aqui.
Ontem eu comecei a fazer essa terrível escolha e acabei enchendo uma mala de roupas e sapatos que não vão. Para isso utilizei alguns critérios como:

roupas que não uso há pelo menos 6 meses,
roupas que vão encolher,
roupas que não me servem porque ficaram grandes (ôba!),
e o mais triste: roupas que não entram mais de jeito nenhum (a maioria).
sapatos: só ficaram os confortáveis que eu sei que poderei usar tranqüilamente quando andar MUITO pelas ruas de Toronto, seja passeando ou correndo para pegar condução. Sim, meus tempos de "dondoca" acabaram. Nada de usar sapato que machuca um pouco mas que dá para usar porque vou trabalhar de carro e ficar sentada o dia todo acorrentada a um computador.

Junto com essa mala de 30 quilos existem algumas caixas com livros, CD's e alguns objetos pessoais de MUITO valor sentimental. Esses têm destino certo (a casa da mãe, é claro!) e irão para o Canadá aos poucos, de acordo com as nossas vindas ao Brasil.
O Pedro está negociando a possibilidade de deixar com um amigo todos os seus livros, CD's, DVD'd e VHS's. Tudo isso deve somar uns 900 itens... isso é que é amigo!

Encontrei um site muito legal que te ensina como levar pouca coisa em viagens, o único problema é que ele sugere que você leve uma única mala, mas dá para ter uma idéia do que você vai levar em 2, 3, 4...

Um pouco antes de dar início ao processo de imigração eu montei uma planilha com tudo o que eu achava que iria precisar e hoje ela está gigante (tem 2 Mb). Ela contém várias "sheets" com os seguintes assuntos em ordem alfabética:

Animais: documentos necessários para o embarque, sites de hoteizinhos e pet shops

Bagagem: pesos, medidas e excessos

Bancos: bancos canadenses em que poderei abrir conta corrente

Check list: documentos necessários para o processo, contatos do consulado e timeline

CNH: como tirar carteira de motorista no Canadá

Dentistas: brasileiros recomendados em Toronto

Documentos: metropass, health card, SIN, PR Card e sites de consulados

Educação: aulas gratuitas de Inglês, universidades

Empregos: sites para busca de empregos

Family doctor: site para busca de family doctor perto de sua residência

Gastos: montante gasto com o processo (taxas, passagens, exames, etc)

Imóveis: site para busca de um cantinho pra alugar

Impostos: IRPF no exterior

Lojas: sites recomendados para compra de móveis, roupas, etc

Pesos e medidas: tabela

Pet friendly hotels: hotéis que aceitam pets no quarto

Resumé: modelo canadense de cv

Restaurantes: recomendados por blogueiros de Toronto

Saúde: médicos brasileiros credenciados para o exame de imigração, guia de médicos e health insurance

Sites úteis: etiqueta nos países, voto no exterior, envio de dinheiro para o exterior, etc

To do: tudo o que é necessário fazer antes de ir e assim que chegar ao Canadá

Traveller Check: endereços para aquisição

Transportadoras: para levar pertences ao Canadá

Claro que essa lista foi crescendo aos poucos e sempre que encontro a necessidade de uma nova categoria lá vou eu acrescentá-la.
Uma boa dica é guardar essa planilha no Google Docs & Spreadsheets, uma área na internet onde você pode armazenar arquivos com diversos formatos, acessá-los de qualquer computador e autorizar que outras pessoas também o acessem.
O tamanho de arquivo para upload é limitado e como essa minha planilha é gigante não consegui colocar lá. Vou ver o que realmente é útil nela e tentar dar uma "enxugadinha".
Boa sorte!

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi.
eu comecei a fazer a mesma coisa... mas pelo jeito vc tem uma lista enooooooorme... gostaria q vc compartilhasse com o mundo... se nao pedir demais.. claro

Jung

Fabi disse...

Essa é sem dúvida, uma das partes mais difíceis: decidir o que vai e o que fica. Eu viim com o 'essencial'e minha mãe já me trouxe duas malas. E ainda tem coisa.... O jeito é pegar o que é mais importante... e traga sim alguns sapatos de dondoca - vc vai sentir falta!!!!

Carol, Ênio e Leila disse...

Deve ser um bom exercício de despreendimento. rs No nosso caso, já nascemos despreendidos. No início do ano vendemos quase todos os nossos livros, temos poucos cds e não pretendemos levar nenhum, nossas roupas e sapatos (todas) cabem muito bem em uma mala e meia, na outra metade cabem as roupinhas da leila. Só vou ficar triste de ter de deixar aqui os brinquedinhos dela e o quartinho. Talvez precise de quase uma mala para as fotos da família. Taí, delas eu não abro mão.

Um abraço e boa sorte na nova vida,
CArol

Leticia W disse...

eita, que delicia ler sobre essa preparação toda! dá pra dar um gostinho em quem, como eu, vai ficar por aqui mais um tempo...

Ângela Sun disse...

Jeanne,

Tenho uma planilha com algumas informações, mas acho que a sua está mais completa que a minha. Se você quiser, podemos trocar informações sobre elas. Estou colocando meu e-mail para podermos trocar informações.

Abraços e boa sorte!
Ângela Sun
(rio-canada.blosport.com)
(angela.sun@bighost.com.br)