13 agosto 2009

Enquanto o primeiro emprego não vem

.
Dizem que no Brasil as coisas só começam a acontecer depois do Carnaval (embora eu não concorde). Aqui dizem que as coisas só começam a acontecer depois de setembro, pois em agosto ainda é verão e as pessoas costumam tirar uns dias de férias para aproveitar os últimos resquícios da temporada. Muitos têm uma cottage à beira do lago, ou simplesmente fogem da cidade para dar um tempo em toda a agitação.

Para os imigrantes que chegam nesta época ansiosos para conseguir o primeiro emprego pode parecer meio frustrante, pois muitas vezes você faz uma entrevista em uma empresa e só vai fazer a segunda 3 semanas ou mais depois. Para quem está angustiado vendo o rico dinheirinho ir embora pode parecer muito tempo. Mas é assim mesmo, é preciso esperar que os responsáveis pela entrevista e contratação retornem de suas férias. Depois disso, ainda é preciso ter mais paciência, pois as vagas “urgentes” que deveriam ter sido preenchidas “ontem”, ainda levarão mais uns 2 meses para serem preenchidas. Sim, os processos seletivos costumam ser lentos por aqui. Há exceções, claro, mas no geral há que se ter paciência.

Se você está nesta situação, sugiro que relaxe e aproveite para melhorar seu Inglês e suas interview skills, fazer um curso, conhecer a cidade (há muita coisa gratuita ou a baixo custo), fazer amigos, enfim, aproveite o verão como todos fazemos nessa terra. Está achando esquisito todos darem tanta importância ao verão? Então depois do seu primeiro longo inverno de dias nublados você vai entender o que estou falando. Mas não vamos pensar em frio agora porque ainda tem algum calorzinho pela frente (espero).
.

6 comentários:

Bea disse...

Muito bom saber disso Je.

Estamos planejando viajar em Maio/10 e pelo visto vou ter que me conformar em 'go with the flow' com essa coisa de verão...

Valeu pela dica! ;)

Bjos

D. e CM. disse...

Jeanne
É verdade, temos que estar preparados mesmo...alem de financeiramente, psicologicamente para ficar um tempo sem trabalhar ou trabalhando fora da area.

Nós, por exemplo, ate semana passada tinhamos uma esperança de ir empregado, entao planejamos ja contando com salario, agora que a coisa nao deu certo, voltamos para os calculos na ponta do lapis de quanto vai ser a sangria mensal...ate arrumar alguma coisa.

É isto, tudo de bom

Danielle

Chocólatra disse...

Gostei da dica e da força que deu aos novos no Canadá! Chegaremos em 6 dias e é sempre bom saber que as coisas vão se resolver com o tempo...basta ter paciencia!
bjo

Carlos ( KK ) disse...

Bom saber disso. Estaremos chegando no Canadá em Setembro.

Boa dica... que venham os cursos!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Essa lentidão no processo de seleção é outro aspecto que já havia lido totalmente diferente do Brasil, onde muitas vezes a vaga não é bem preenchida por causa da pressa.

E a vida segue...

Taís Jacques disse...

E verdade jeanne, mas estamos na quase na metade de Setembro e nada de concretod e trabalho ainda, so as aulas de Ingles que come'caram (gracas a Deus) mas vou ter que trocar de escola, pois estou me mudando para Islington com a Queensway, vou ver acho um LINC perto e com menos estudantes e menos cheneses, ou vou pagar por um perto que custa bem baratinho(20.00$$ por 2 meses) vou ver essa escola na sexta-feira e laragr uns curriculuns l'a por onde vou morar...Tomara que eu consiga alguma coisa..

bjs