03 maio 2007

Atestado de Antecedentes Criminais

Gastamos o dia todo (por causa do trânsito horrível) para conseguir os atestados de antecedentes criminais que o Consulado nos solicitou.
Primeiro fomos à Polícia Federal lá na Lapa para pegar o Atestado de Antecedentes Criminais Federal. Apesar do prédio estar completamente lotado de pessoas por causa das inúmeras greves, em 45 minutos conseguimos entregar o formulário que preenchemos pela Internet e pegar o canhoto para retornar dentro de 15 dias.
Em julho do ano passado, quando fui pegar este documento pela primeira vez para aplicarmos para o processo, o prazo para entrega era de apenas 5 dias, agora ele triplicou!
O Atestado é gratuito mas o preço do estacionamento é bem salgadinho: pagamos R$12 por 1 hora de serviço!

Em seguida fomos até o Poupa-Tempo da Luz para pegar o Atestado de Antecedentes Estadual.
Assim como o Federal, este também é gratuito e basta apenas a apresentação do RG para obtê-lo.
Em meia hora fomos atendidos e já saímos com o Atestado em mãos.
No ano passado fomos de metrô até lá mas o caminho até o Poupa-Tempo é tão sinistro que resolvemos ir de carro desta vez.
O preço do estacionamento foi bem mais honesto que o da PF: R$4 por hora.

Finda a segunda etapa fomos até o prédio da Justiça Federal na Av. Paulista para pegar uma Certidão de que não possuímos nenhum processo judicial pendente em nosso nome.
Até o ano passado era preciso pegar um formulário (acho que DARF) vendido na entrada do prédio por um camelô e pagar uma taxa lá mesmo dentro do banco. Em seguida você se dirigia a uma outra sala para solicitar sua Certidão que saía na hora.
Hoje tivemos uma surpresa (agradável) com a alteração deste procedimento.
As Certidões Negativas são emitidas pela internet no site da Justiça Federal de São Paulo. Através do link Emissão de Certidões on Line é possível consultar seu status. Se nada constar é só imprimir e enviar ao Consulado, do contrário, você deverá ir até o prédio citado para receber instruções.

Amanhã pretendo levar ao Consulado o Atestado de Antecedentes Estadual, esta Certidão e as "provas de relacionamento e co-habitação" solicitadas. O Atestado Federal ficará para daqui a 15 dias.

8 comentários:

Sandro e Família disse...

Estou passando pela mesma via-crucis. Aqui no Rio o atestado da Polícia Federal sai em 5 dias úteis, mas em compensação aqui não tem Poupa Tempo....o serviço aqui chama-se Haja Paciência !!!
A Polícia Civil exige uma carta do consulado canadense que demora para chegar...depois que dermos entrada o atestado leva apenas 20 dias úteis para ficar pronto...sem comentários. Viva o Poupa Tempo !!!

Anônimo disse...

No nosso caso, soh precisamos entregar esses atestados uma unica vez, mas como eu morei em pelo menos 4 estados diferentes e no exterior vc pode imaginar o meu trabalho..

;)
Conexao Toronto

Nanny Kyrillos disse...

Nossa...logo vcs estarão por aqui!
Parabéns!

Diniz disse...

Jeanne,

No caso da Justiça federal tivemos que entrar em duas partes do site uma para emitir o certificado e outra para validar o mesmo, certifique que voce fez as duas partes.

Outro ponto de posse das duas paginas impressas tivemos que levar o mesmo na Justiça Federal para autenticar, verifique se não tem que fazer o mesmo por ai.

Um outro ponto, acho que voces fazerem o exame médico independe desta pendencia, pois até onde li os resultados do exame são enviados pelo próprio médico para Trinindad Tobago, portanto voce de qualquer forma terá que enviar os comprovantes separado do exame.

Abraços e boa sorte.

Diniz

Ana Celia disse...

Oi Jeanne,
que legal que vcs ja estao na fase final! Parabens e fico feliz por saber que seu sonho, logo, logo vai ser realidade...:)

Bjs,

Vanessa Kirnicki disse...

Parabéns já falta pouco. Eles pedem muitos documentos e a espera pelo visto é demorada mas no fim vai valer a pena! O meu marido já tá mesmo na ultima etapa esta semana mandou as fotos dele para colocar no visto e daqui a 15 dias já temos o visto nas mãos.

Um abraço e boa sorte

Vanessa Kirnicki disse...

Olá, queria agradecer a dica sobre os hoteis. :) Quando estiverem a caminho do Canada avisem e se precisarem de alguma coisa podem contar comigo

Abraço

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas!!! Acabo de solucionar uma bela dor de cabeça em busca desses atestados....Forte abraço!!!