Você chegou agora em Toronto e ainda não sabe por onde começar a explorar a cidade? Comece visitando dois dos mais famosos lugares: o SkyDome e a CNTower. As atracões são dignas de figurar no Guinness Book - o SkyDome, inaugurado em 1986, foi o primeiro estádio a ser construído com teto móvel. Já a CN Tower, com mais de 500 metros de altura, é a mais alta construção do mundo.
Imagine um estádio com capacidade semelhante ao Pacaembu em São Paulo. Coloque nele um teto que abre e fecha de acordo com as condições climáticas. Parece filme de ficção científica, mas não é. Talvez seja esta a sensação quando se visita o SkyDome. Um passeio completo pelo estádio sai cerca de CA$ 13. Pode até ser meio salgado mas vale a pena conhecer a moderna casa onde o Toronto Blue Jays manda suas partidas de beisebol.
Subir na CN Tower também faz parte do "pacote básico". Do alto da torre tem-se a visão mais privilegiada da cidade. Quando São Pedro ajuda com um dia de céu claro, a visibilidade do alto da torre pode chegar a 150 quilômetros de distância. Com um pouquinho de sorte pode-se ver até as Cataratas do Niágara, localizadas bem na divisa entre o Canadá e os Estados Unidos.
Viajando da Era Moderna de volta para a Medieval - a Casa Loma é outra atracão imperdível. A Loma, construída há quase 100 anos, tem arquitetura inspirada nos castelos medievais ingleses. Seus 98 quartos espalhados por uma área de 17 mil metros quadrados já deram ao Loma o título de maior residência do Canadá. Embora isso tenha ocorrido há muitas décadas atrás, o tamanho e as curvas da mansão ainda continuam a impressionar nos dias de hoje.
E os recordes e grandezas de Toronto não param por ai. A cidade tem ainda a maior rua do mundo: a
Yonge Street. Ela corta a cidade do extremo Norte ao Sul. Além do tamanho, que nesse caso é o documento principal, Yonge Street também conta com os principais endereços comerciais da cidade. Um ótimo exemplo é o Shopping Eaton Centre que fica na área subterrânea da rua. Para quem mora mais longe basta pegar o metrô e descer na Queen Station.
Veja este artigo no
Canadá para Brasileiros