20 fevereiro 2008

Os foras que a gente dá

Quando não se tem domínio de um idioma é muito comum que você troque gato por lebre e diga coisas sem sentido. Vejam que confusão!

Em espanhol: oficina, taller, cubiertos;
que em português significam: escritório, oficina e talheres.

Uma vez chamaram meu amigo de pintudo e ele ficou todo sem graça, mas como eu já sabia o que era expliquei que não tinha nada demais, só estavam dizendo que ele era bonito, tinha muita pinta. Outro falso cognato para bonito (que na verdade é uma gíria em espanhol) é churro, aquele canudinho frito que a gente recheia com doce de leite. E se alguém te disser que está embarazada na verdade está grávida.

Pois é, o inglês também tem dessas pegadinhas e mesmo conhecendo a palavra ou expressão a gente acaba falando umas coisas que dá até vergonha de lembrar depois.

Nesta semana eu estava comentando como estava feliz por não precisar mais de legenda para assistir LOST e acabei saindo com um legend no meio da frase. Automaticamente a pessoa me perguntou "closed caption?", que acabei associando com tecla SAP. Fiz a maior confusão e fiquei com aquela sensação de "ih, falei besteira".
Horas depois, já em casa, finalmente me toquei do absurdo que falei e lembrei que eu deveria ter falado "subtitles". Já pensou assistir LOST sem "lendas?
Que mico!

4 comentários:

:= disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula Regina disse...

Esta história me fez lembrar outra de uns anos quando eu assistia o X Games (adoro ver competições radicais!) e uma patinadora brasileira muito famosa e que já mora nos EUA há muitos anos comentava a performance do colega skatista. Dizia ela que o fulano de tal era uma LEGENDA viva do esporte querendo dizer é claro que o fulano era uma LENDA viva do esporte :) é, ser bilingue tem destes micos mesmo!
bjs

Leticia W disse...

vixe, meu ingles anda tão sem uso que é bem provavel que eu dê foras muuuuuito piores em abril... mêda!

Brasil na Italia disse...

Ola, vi que voces adicionaram o Brasil na Italia (http://brasilnaitalia.blogspot.com) por aqui. Obrigada. Adorei o site de vocês, excelente conteúdo, e adicionei vocês na minha lista de blogs favoritos. :) abs, B.