29 junho 2007

Air Canada contra pets II


Hoje pela manhã tive uma desagradável surpresa com a Air Canada. Será a primeira vez que utilizarei os serviços da empresa e no que depender de mim também será a última!

Na segunda-feira passei os dados dos meus dogs para o setor de reservas que me garantiu que os 2 poderiam embarcar no dia 21 no mesmo vôo que eu, mesmo com a nova lei de que a Air Canada não transportará nenhum animal em vôos domésticos e posteriormente em vôos internacionais.

Pra ter certeza absoluta liguei novamente na terça e uma outra moça me confirmou novamente que não haveria problema algum e que COM CERTEZA a Ísis e o Willy embarcariam comigo. Mesmo assim minha intuição me dizia que isso não ia funcionar.

Eis que hoje pela manhã a matriz canadense me envia um e-mail dizendo que apenas um dos dogs poderia viajar no meu vôo. Começa a sessão de telefonemas.

A primeira atendente me diz que essa medida é por causa da restrição de espaço na área de bagagens e por isso estavam restringindo o número de animais nos vôos.

A segunda atendente me disse que a regra era que nenhum avião poderia transportar mais que um animal (o que é mentira).

A terceira atendente me disse que a regra era de 1 animal por família (o que também é mentira).

Finalmente a quarta atendente me disse que somente um dog poderia embarcar porque já havia outros animais no mesmo vôo e a cota de animais por vôo já havia sido atingida.

Minha argumentação de que a reserva deles já havia sido confirmada 2 vezes e que eu iria processar a empresa não surtiu efeito. Briguei, esperneei, ameacei e NADA!
Uma das "mocinhas" sugeriu que o Pedro e eu fôssemos em vôos diferentes. Ok, posso remarcar a passagem? Resposta: sim, mas não podemos garantir que o animal vai embarcar.

HEIN???? Isso mesmo! Independente de qualquer decisão que eu tomasse eu ainda correria o risco de ter o embarque deles negado na hora do check-in. "Mas, moça, a reserva deles já foi confirmada por 2 pessoas diferentes, os dados estão aí no sistema." Senhora, não podemos fazer reserva antecipada. A senhora só saberá se eles poderão embarcar no momento do check-in."

ÓTIMO! Eu faço reserva dos lugares, do hotel, marco com a dona de um hotelzinho de cães para pegá-los no aeroporto assim que eu chegar mas não posso ter certeza de que os cães irão embarcar? Que palhaçada é essa????

Sinceramente, depois de toda essa falta de responsabilidade e compromisso da Air Canada estou decidida a evitar o máximo possível de continuar a usar os serviços da empresa.
Várias pessoas me aconselharam a ir pelos Estado Unidos via Delta, American Airlines ou outra companhia aérea...eu deveria ter ouvido essas pessoas!

Vocês devem estar se perguntando o que vou fazer. Eu também!
A Air Canada me passou o telefone da Air Canada Cargo pra enviar os dogs. Liguei para lá e um simpático rapaz me solicitou que enviasse um e-mail. E-mail enviado eis que vem a resposta do mesmo mocinho que me atendeu ao telefone:

A pessoa particular não trata diretamente com a cia. aérea. É necessário um agente de cargas que vai auxiliá-la com toda a liberação junto à alfândega, Infraero e cias. aéreas.

Quanto isso vai me custar? Pelo menos 3 vezes mais do que se eles embarcassem no meu vôo.
Depois de tudo isso acho que não preciso de mais nenhum motivo para repudiar a Air Canada.

Blame (Air) Canada, como diriam nossos amiguinhos do South Park!

27 junho 2007

Toronto Pearson International Airport

O aeroporto internacional de Toronto tem um site com informações muito úteis que incluem até um vídeo "educativo" mostrando o caminho que o passageiro faz do avião até a saída do aeroporto ou para pegar uma conexão para outro lugar.

Na página inicial também é possível encontrar informações sobre chegadas e partidas de vôos, lojas, companhias aéreas e outros links também úteis e interessantes:

Meeeting passengers at the airport

Parking: taxas e localização dos estacionamentos

Mapas e informações sobre os Terminais


22 junho 2007

Check List

Muita gente tem me pedido para falar sobre o que levar na mala e o que deixar por aqui.
Ontem eu comecei a fazer essa terrível escolha e acabei enchendo uma mala de roupas e sapatos que não vão. Para isso utilizei alguns critérios como:

roupas que não uso há pelo menos 6 meses,
roupas que vão encolher,
roupas que não me servem porque ficaram grandes (ôba!),
e o mais triste: roupas que não entram mais de jeito nenhum (a maioria).
sapatos: só ficaram os confortáveis que eu sei que poderei usar tranqüilamente quando andar MUITO pelas ruas de Toronto, seja passeando ou correndo para pegar condução. Sim, meus tempos de "dondoca" acabaram. Nada de usar sapato que machuca um pouco mas que dá para usar porque vou trabalhar de carro e ficar sentada o dia todo acorrentada a um computador.

Junto com essa mala de 30 quilos existem algumas caixas com livros, CD's e alguns objetos pessoais de MUITO valor sentimental. Esses têm destino certo (a casa da mãe, é claro!) e irão para o Canadá aos poucos, de acordo com as nossas vindas ao Brasil.
O Pedro está negociando a possibilidade de deixar com um amigo todos os seus livros, CD's, DVD'd e VHS's. Tudo isso deve somar uns 900 itens... isso é que é amigo!

Encontrei um site muito legal que te ensina como levar pouca coisa em viagens, o único problema é que ele sugere que você leve uma única mala, mas dá para ter uma idéia do que você vai levar em 2, 3, 4...

Um pouco antes de dar início ao processo de imigração eu montei uma planilha com tudo o que eu achava que iria precisar e hoje ela está gigante (tem 2 Mb). Ela contém várias "sheets" com os seguintes assuntos em ordem alfabética:

Animais: documentos necessários para o embarque, sites de hoteizinhos e pet shops

Bagagem: pesos, medidas e excessos

Bancos: bancos canadenses em que poderei abrir conta corrente

Check list: documentos necessários para o processo, contatos do consulado e timeline

CNH: como tirar carteira de motorista no Canadá

Dentistas: brasileiros recomendados em Toronto

Documentos: metropass, health card, SIN, PR Card e sites de consulados

Educação: aulas gratuitas de Inglês, universidades

Empregos: sites para busca de empregos

Family doctor: site para busca de family doctor perto de sua residência

Gastos: montante gasto com o processo (taxas, passagens, exames, etc)

Imóveis: site para busca de um cantinho pra alugar

Impostos: IRPF no exterior

Lojas: sites recomendados para compra de móveis, roupas, etc

Pesos e medidas: tabela

Pet friendly hotels: hotéis que aceitam pets no quarto

Resumé: modelo canadense de cv

Restaurantes: recomendados por blogueiros de Toronto

Saúde: médicos brasileiros credenciados para o exame de imigração, guia de médicos e health insurance

Sites úteis: etiqueta nos países, voto no exterior, envio de dinheiro para o exterior, etc

To do: tudo o que é necessário fazer antes de ir e assim que chegar ao Canadá

Traveller Check: endereços para aquisição

Transportadoras: para levar pertences ao Canadá

Claro que essa lista foi crescendo aos poucos e sempre que encontro a necessidade de uma nova categoria lá vou eu acrescentá-la.
Uma boa dica é guardar essa planilha no Google Docs & Spreadsheets, uma área na internet onde você pode armazenar arquivos com diversos formatos, acessá-los de qualquer computador e autorizar que outras pessoas também o acessem.
O tamanho de arquivo para upload é limitado e como essa minha planilha é gigante não consegui colocar lá. Vou ver o que realmente é útil nela e tentar dar uma "enxugadinha".
Boa sorte!

Air Canada contra pets

A Air Canada divulgou hoje uma notícia que me deixou estarrecida: a partir de 15 de julho não será permitido o embarque de NENHUM animal nas aeronaves da companhia em vôos domésticos, salvos cães guias para deficientes visuais. Posteriormente essa política será estendida para vôos internacionais também.

Incialmente eu havia recebido a notícia de que a proibição era total, então imaginem meu desespero a 29 dias do embarque sabendo que a Ísis e o Willy não poderiam ir comigo.

A "passagem" de um pet sai em torno de 200 dólares para que ele viagem no compartimento de bagagens no mesmo vôo que seu dono. Se for enviado sozinho como carga viva em um avião cargueiro esse valor sobe para 1500 dólares NO MÍNIMO!
Esse valor torna as coisas impossíveis, pelo menos para mim. Imigrante faz um baita sacrifício para economizar o máximo possível para não chegar no Canadá e passar fome. Desembolsar 3 mil dólares (e não 3 mil Reais) numa tacada só é loucura, principalmente porque já pedi as contas na empresa em que trabalhava. Daqui pra frente só sai dinheiro.

Ah, vocês querem saber a justificativa para esta medida? É o número crescente de passageiros nas aeronaves, o que fez a companhia rever a prioridade do espaço disponibilizados para bagagens e animais.
Se essa moda pega...

Leia a reportagem aqui.
Esta é a nota ofical no site da Air Canada:

Change of policy on carriage of pets.

To effectively handle the high volume of baggage loads and meet the needs of the vast majority of our passengers, effective July 15, 2007 pets will no longer be accepted as checked baggage on domestic flights, and, pending Canadian Transportation Agency approval, on international and transborder flights. Bookings already made will be honoured.

Customers wishing to transport pets have the option to do so through Air Canada Cargo, where the Cargo team have a specialized "live animal travel" program and are able to plan the best flights for pets to travel on.


18 junho 2007

A decision has been made

Uma semana depois de termos recebido o visto o e-cas atualizou o status para "A decision has been made on your application. The office will contact you concerning this decision".
Confesso que essa frase teria me dado um frio na barriga se o visto já não estivesse comigo.


Fora este pequeno atraso de 1 semana na atualização, o restante do processo estava de acordo com o que o e-cas mostrava. Portanto crianças, não desanimem! Consultem sempre o site para diminuir um pouquinho a ansiedade.

Já nossa casa está de pernas para o ar, com caixas e malas por todo lado. O mais difícil é decidir o que vai e o que fica e conseguir colocar toda uma vida em 2 malas de 32 kg!

12 junho 2007

Já temos nosso visto!

Timeline do nosso processo:

Envio ao consulado: 11/07/06
Abertura: 13/07/06
Recebimento do número do processo: 20/09/06
Endereço apareceu no e-cas: 16/04/07
Recebimento de pedido de exames médicos: 02/05/07
Realização dos exames: 07/05/07
Envio de documentos atualizados: 07/05/07
Envio dos exames a T&T: 15/05/07
Chegada dos exames a T&T: 21/05/07
Pedido de passaportes e taxa final: 06/06/07
Envio dos passaportes: 11/06/07
Recebimento dos passaportes com visto: 12/06/07

Nem precisa falar nada, né?
Infelizmentehoje não deu para buscar os passaportes, mas amanhã irei com certeza!
Acabou-se a angústia,agora é só correria!


08 junho 2007

Pagamento da taxa final

Esta é uma novela à parte.
Aproveitamos o feriado para visitar a mãe do Pedro em São José dos Campos, e como hoje os bancos funcionaram, resolvemos efetuar o pagamento dos $490 da taxa final do processo.

Sacamos o dinheiro em nosso banco e fomos a uma agência do Itaú Personallité, ex Bank Boston. Chegando lá fomos atendidos por uma "mocinha" totalmente sem noção. Perguntou para quase todo o corpo de funcionários como proceder para efetuar o depósito na conta do consulado, já que DOC não era aceito e ela não sabia se poderia fazer via TED.
Isso ocorreu porque a única agência do Bank Boston que ainda não migrou para o sistema do Itaú Personalitté é justamente a da Av. Paulista onde está a conta do consulado

10 minutos depois...

...ela pediu que ligássemos para o consulado para saber se eles aceitavam TED. Eu já estava com "meu nível de nervos lá em cima no alto", como diria o "cliente calminho" da Bandnet.

Voltei para a casa da irmã do Pedro e fiquei ouvindo repetidamente a gravação do consulado através do número 5509 4343. Depois da terceira vez ouvindo a mesma ladainha e sem conseguir tirar minha dúvida resolvi enviar um e-mail para a Maria João. Dez minutos depois ela me respondeu dizendo que eu poderia fazer o pagamento via TED e me passou o CNPJ do consulado.

Bom, foi o que fizemos porque eu não queria voltar para São Paulo e ficar desfilando com quase 2 mil Reais na bolsa.

Devo confessar que não estou 100% tranqüila porque o site do consulado diz que não aceita transferências bancárias, mas já que a Maria João disse o contrário...
De qualquer forma, junto com os passaportes e os comprovantes, estou enviando impresso o e-mail que ela me mandou, hehehehe

06 junho 2007

Fomos aprovados!


Finalmente recebemos a cartinha do consulado com o pedido de pagamento da taxa final de CAD490 e os passaportes.
Não preciso falar mais nada, né?


05 junho 2007

Quase lá

Duas vezes por dia eu entro no e-cas para acompanhar meu processo, mas sempre me deparava com a mensagem de que começaram a analisá-lo em setembro.Pois eis que hoje apareceu mais uma mensagem.

Acho que agora só falta mais uma: aquela de que uma decisão foi tomada sobre o nosso processo.
Tá chegando...